Menu

Conhecendo os arquétipos das Deusas Virgens

Atualizado dia 4/12/2015 8:37:13 AM em Autoconhecimento
por Marisa Petcov


Facebook   E-mail   Whatsapp

As três deusas virgens da mitologia grega são Ártemis, deusa da caça e da lua; Atena, deusa da sabedoria e das artes, e Héstia, deusa da lareira e do templo. Essas três deusas personificam os aspectos independentes e ativos da psicologia das mulheres. Ártemis e Atena são arquétipos orientados para o exterior e a realização, enquanto Héstia é enfocada interiormente. Todas as três representam, nas mulheres, impulsos interiores para desenvolverem talentos, perseguirem interesses, resolverem problemas, competirem com outras, expressarem-se articuladamente com palavras ou formas artísticas, colocarem seus ambientes em ordem, ou levarem vidas contemplativas. Cada mulher que já desejou “um espaço todo seu”, ou se sente em casa quando em contato com a natureza, ou se encanta em imaginar como alguma coisa funciona, ou que aprecia a solidão tem um parentesco com uma dessas deusas.

O aspecto da Deusa Virgem é o da mulher que não pertence ao homem – que não é afetada pela necessidade der um homem ou pela necessidade de ser aprovada por ele, que existe completamente separada dele, em seu próprio direito. Quando a mulher está vivendo um arquétipo de virgem, isso significa que um aspecto significativo seu é psicologicamente virginal, e não que ela seja física ou literalmente virgem.

O termo virgem significa não maculado, puro, não pervertido, não usado, não cultivado, intocável e não manejado pelo homem, como no solo virgem, na floresta virgem; ou não previamente submetido a um processo químico, como acontece com a lã virgem. O óleo virgem é óleo feito da primeira prensagem das azeitonas ou nozes, extraído sem aquecimento (metaforicamente não tocado pelo aquecimento da emoção ou da paixão). Metal virgem é o que se acha na forma natural, genuíno e puro, como acontece com o ouro virgem.

Dentro de um sistema religioso e um período histórico dominados por deuses masculinos, Ártemis, Atena e Héstia salientam-se como exceções. Elas nunca se casaram, nunca foram dominadas, seduzidas, violadas ou humilhadas pelas divindades masculinas ou pelos mortais. Permaneceram intactas, invioladas. Somente essas três, de todos os deuses, deusas e mortais ficaram indiferentes ao irresistível poder de Afrodite, a deusa do amor, que inflama paixão, incita desejos eróticos e sentimentos românticos. Elas não foram induzidas ao amor, à sexualidade ou à louca paixão.

Baseado na obra de Jean Shinoda Bolen, As deusas e a mulher

Marisa Petcov
Moon Mother
Presidente da AME - Associação dos Místicos e Esotéricos
Alta Sacerdotisa do Clã Nascidas Para a Lua
Comunicadora da MKK Web Rádio - apresentando Caldeirão de Mistérios, às segundas-feiras, às 20 horas


Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marisa Petcov   
Presidente da AME - Agência de Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa