Menu

Consciência

Atualizado dia 10/13/2015 9:41:50 PM em Autoconhecimento
por Mônica Turolla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Na vida, em muitos aspectos, agimos automaticamente, vamos vivendo e não paramos para prestar atenção no que estamos escolhendo para nossa vida.
Em determinados momentos nos sentimos bem, e quando não nos sentimos bem? Será que é possível fazer algo a respeito? Por que o bem-estar não está presente neste momento?
Tomar consciência é estar atento ao que sentimos, perceber o que nos causa mal-estar e o que nos proporciona bem-estar e escolher. Sim! Podemos escolher!

Quando percebemos que em certa situação reagimos com irritação ou tristeza, por exemplo, podemos fazer algo a respeito ao invés de simplesmente reagir. Podemos detectar que mensagem realmente aquela situação nos traz, como nos sentimos quando isso ocorre, porque reagimos desta ou daquela forma? Este sentimento corresponde à realidade?

Tomemos como exemplo um acontecimento onde eu reajo com raiva. Vamos supor que eu marque um encontro com alguém e este alguém não apareça, não avise e eu fique lá esperando. Quem no meu lugar não ficaria irritado, com raiva, por estar ali esperando feito bobo? Então...

Porém, se ao invés de alimentar a raiva (que me traz mal-estar) eu considerasse a possibilidade de ter havido um imprevisto que impossibilitasse a pessoa de comparecer e avisar (isso me causa menos mal-estar), eu posso mais tarde apurar os fatos e esclarecer o ocorrido.

Temos o hábito de fazer mal a nós mesmos através de suposições que sugerem que somos desimportantes, desconsiderados, desvalorizados e afins, e por que não utilizar esta habilidade fazendo  bem a nós mesmos? E passar a supor que as pessoas fazem o que fazem porque são elas fazendo (e isso é real.. rsrs) e não fazem nada a nós?

Consideremos que agimos de um modo semelhante com as pessoas de nossas relações porque possuímos uma forma característica de comportamento que advém dos nossos princípios e valores. Os outros também são assim. Agem com a maioria das pessoas que se relacionam de forma semelhante. Não há realmente motivo para tomarmos como pessoal a maneira como os outros nos tratam. Existem variações, porém as pessoas habitualmente possuem um padrão de comportamento, assim como nós.

Tomando consciência do mal-estar que causamos à nós mesmos, podemos reverter e causar-nos bem estar! Não é maravilhoso?
 
Visite meu site: link

Artigo escrito em 14/07/2015 para o Hora Certa - programa de notícias da Rádio Cacique 1510 AM /Santos, onde Mônica Turolla faz o quadro "Terapia da Felicidade", toda segunda-feira, às 11:30h.
Ouça ao vivo no link 1510AM - Rádio local


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mônica Turolla   
desbloqueio emocional - EFT e Three in One Concepts, coaching, terapia de regressão, hipnoterapia, florais, reiki, acupuntura Cursos e Atendimento presenciais e online
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa