Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Psicologia
Constelações Familiares, o Campo Sistêmico e interfaces com o Inconsciente Coletivo na obra de Carl Gustav Jung

Constelações Familiares, o Campo Sistêmico e interfaces com o Inconsciente Coletivo na obra de Carl Gustav Jung

por Roberto Debski

Sempre que abrimos um campo de constelação sistêmica, os representantes que não se conhecem, nem conhecem a história do constelado, sentem as sensações e emoções que fazem parte das dinâmicas trazidas pelo constelado que busca entender mais profundamente seus problemas.
Esse éum fenômeno surpreendente, observado diariamente em centenas e milhares de constelações feitas em todo o mundo, nas áreas da saúde, no judiciário, na pedagogia e demais campos das humanidades.

Hipóteses a respeito desse fenômeno têm sido levantadas baseadas em diversos pensadores e tradições, como Rupert Sheldrake que aprofundou a teoria dos "Campos Morfogenéticos", o Akasha da tradição Vedanta, e o Inconsciente Coletivo de Jung, e a teoria holográfica, dentre outros.

Carl Gustav Jung, psicoterapeuta, primeiramente discípulo e contemporâneo de Freud e após "dissidente" da psicanálise e criador da Psicologia Analítica, distingue diferentes camadas do inconsciente coletivo: inicialmente, o inconsciente coletivo familiar, depois o inconsciente coletivo do grupo étnico e cultural e, por fim, o inconsciente coletivo primordial onde se encontra tudo que é comum à humanidade como o medo do escuro e o instinto de sobrevivência. Segundo Jung, o inconsciente coletivo supõe, entre outros, uma certa transmissão inconsciente. No seu livro autobiográfico, "Ma vie, souvenirs, rêves et pensées" (título em português: Memórias, Sonhos e Reflexões), Carl Gustav Jung traz reflexões e afirmações que o tornam provavelmente o precursor da psicogenealogia que embasa os fenômenos transgeracionais.

"Enquanto eu trabalhava a minha árvore genealógica, entendi a estranha comunidade de destino que me liga aos meus antepassados. Tive fortemente o sentimento de estar sob a influência de coisas ou de problemas que foram deixados incompletos ou sem resposta pelos meus pais, pelos meus avós e pelos meus antepassados.
Me parece que frequentemente existem na família um karma impessoal transmitido pelos pais aos filhos.
Eu sempre pensei que também deveria responder às perguntas que o destino tinha colocado aos meus antepassados e as quais, eles não tinham conseguido encontrar nenhuma resposta, ou que eu também deveria resolver ou simplesmente continuar a ocupar-me dos problemas que em épocas anteriores deixaram em suspenso.
A psicoterapia ainda não se deu conta desta circunstância".
Psicoterapeuta italiana Maura Saita Ravizza - texto adaptado do seu livro virtual Jung, Psicogenealogia e Constelações Familiares que pode ser adquirido no site Interação Sistêmica.

Ao refletirmos e nos debruçarmos em ambos os textos, podemos perceber com interesse as interfaces entre o entendimento de Jung e o conhecimento das constelações sistêmicas que nos foi legado por Bert Hellinger, e veio através de sua própria leitura e elaboração dos trabalhos de Moreno, criador do Psicodrama; de Virginia Satir, da Terapia Familiar, de Milton Erickson, criador da hipnose moderna e vários outros.

O campo sistêmico nos revela fenomenologicamente a cada constelação os emaranhamentos e dinâmicas transgeracionais, comprovados através de diversos estudos e pesquisas científicas sobre a transmissão epigenética transgeracional dos traumas, ampliando os tradicionais conhecimentos das diversas abordagens psicoterapêuticas, de diversos pensadores como Freud, Jung, Heiddeger da Daseinanalyse, Pearls da Gestalt, Groddeck da Psicossomática e outros brilhantes cientistas da mente humana.

Como já disse uma vez Bert Hellinger, as constelações familiares, assim como o conhecimento, não têm dono.

Todos nós estamos a serviço e através de nossas práticas agregamos com dedicação e amor ao campo das constelações, assumindoimensa responsabilidade, que certamente nos será cobrada pela Vida!

Roberto Debski
Médico, psicólogo e facilitador em constelações sistêmicas

https://www.facebook.com/debskiroberto/
Texto Revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 31/10/2018

Veja também
O que são signos?
Eclipses solares e lunares
Multiversos, vidas passadas, simultâneas e além
Quais foram seus chamados para o despertar?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
31 - HSIEN - A INFLUÊNCIA
Momento de harmonia em que todas as forças do Universo participam do mesmo impulso de atração.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa