Menu

CONSTRUIR A PAZ EM VEZ DA VIOLÊNCIA

Atualizado dia 6/20/2006 4:41:46 PM em Autoconhecimento
por Maria Hortencia Mendes de Sousa


Facebook   E-mail   Whatsapp

A paz é uma necessidade histórica da humanidade. Não só a paz individual e de pequenos grupos mas, no último século de nossa história, o que assistimos é um clamor universal pela construção da paz social.

Para a sociedade brasileira o que se impõe na atualidade é a paz social como sinônimo do fim da violência, pois essas são duas situações antagônicas. A paz é uma atitude que pode ser construída a partir da vida de cada pessoa; já a violência não é uma ação: é uma reação.

Quando uma sociedade é extremamente violenta está a nos indicar que existem problemas graves a serem resolvidos. As pessoas não são violentas desde que nascem; toda ação violenta tem uma motivação externa às pessoas, salvo casos raros de deficiência mental.

O mundo inteiro, hoje, vive sob a égide do capitalismo neoliberal como única forma de se manter relações. E as relações preconizadas por tal sistema são aquelas vulgares, mentirosas, de exploração econômica, insensatas, repletas de irresponsabilidades, gravadas por ausência quase que total de ética e de respeito às pessoas. Só assim o capitalismo consegue se manter como a base da exclusão da maioria das pessoas no mundo. Isso éviolento ao extremo!

Nos últimos anos o Brasil, por aprofundar e avançar nas suas relações internacionais
capitalistas (não realizar a Reforma Agrária, contratos arrojados com o FMI, etc),
entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Sobrevivemos com índices altissímos de violência:

Violência urbana - provocada pela ausência de políticas públicas, do controle social, desemprego em massa e empobrecimento gigantesco da população;
Violência estatal - de agentes do estado contra as pessoas mais pobres, a incompetência administrativa, imperícia profissional e desrespeito ao consumidor(a);
Violência policial - uso de tortura como método de investigação, corrupção e impunidade, uso inadequado do poder e abuso do mesmo; e
Violência pessoal - quando as pessoas comuns se negam a viverem de acordo com uma norma de respeito - no trânsito, nos espaços urbanos, dentro da família.

Todos esses aspectos em uma sociedade fervem como em uma panela de pressão que no caso de nosso país começa a explodir se olharmos para São Paulo e Rio de Janeiro. "O que fazer?", perguntamos. Muito há que ser feito, principalmente pelos poderes constituídos - legislativo, judiciário e executivo - para que atendendo as necessidades básicas da população não precisemos de tantos presídios e em os tendo, que o poder público ocupe de forma competente seu papel e, assim sendo, não permita o nascimento nem o fortalecimento de organizações criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital).

A solução está em criarmos novos paradigmas não capitalistas, não violentos, muito menos machistas, preconceituosos e exploradores das pessoas e do meio ambiente. Não em colocar armas de guerra nas mãos da polícia para que se sinta à vontade para matar nossa juventude, as pessoas negras e pobres que vivem na periferia das cidades e tampouco construir ilhas de bem-estar e de democracia em meio a um mar de guerra, de fome, de miséria e de tráfico de todo o tipo.

Lutar contra a violência é construir relações de igualdade, justas, solidárias, onde não haja pessoas ricas e poderosas versus pessoas pobres e sem poder algum.

Lutar contra a violência é construir relações de paz!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria Hortencia Mendes de Sousa   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa