Menu

Copaíba

Atualizado dia 2/15/2010 12:48:37 PM em Corpo e Mente
por Agnes Natuterapias


Facebook   E-mail   Whatsapp



- Nomes Científicos – Copaifera R.Ducke (Mari-Mari) pertence a família da leguminoase-caesalpinoide.
- Nome Popular – Bálsamo da Amazônia, óleo da vida, óleo da Amazônia, óleo do jesuíta, óleo de copaíba, pau-de-óleo (MG), podoí (PI, CE), copaíba-da-várzea (AM).
- Florescem durante os meses de dezembro a março, os frutos amadurecem em agosto-setembro com a planta quase totalmente despida de folhagem.
- Constituinte - Porção resinosa (55 a 60%), ácido copaíbico ésteres e resinódes, porção volátil da resina (40 a 55%) óleo essenciado que contém Beta-cariofileno (50-52%), Alfa-humuleno, Beta-bisaboleno e menores quantidades de outros oito sesquiterpenos.
- Características morfológica-Altura de dez a quinze metros, com tronco de cinqüenta a oitenta centímetros de diâmetro. Copa globosa densa, folhas compostas pinatífidas, com três a cinco jugos, folíolos alternos ou opostos, glabros, de quatro a cinco centímetros de comprimento por dois a três centímetros de largura.

O nome copaíba é originário do Tupi-Guarani “cupa-yba”, que significa árvore de depósito, também conhecida como copaibeira, do Guarani, chamada de copaíva ou copahu pelos indígenas, que o utilizavam como cicatrizante e no umbigo, que utilizavam principalmente como cicatrizantes e no umbigo de crianças recém-nascidas para evitar o mal de 7 dias, os guerreiros quando voltavam de suas lutas untavam o corpo com óleo de copaíba e se deitavam em esteiras suspensas e aquecidas para curar eventuais ferimentos.
Foi o que os portugueses encontraram quando aqui chegaram, tudo indica que o uso deste óleo veio da observação do comportamento de certos animais que, quando feridos esfregavam-se nos troncos das copaibeiras.A copaíba é uma árvore de grande porte da família leguminosa é encontrada em todo Brasil,na Amazônia,Minas Gerais,Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,São Paulo,Paraná nas partes mais úmidas do Nordeste,Guianas,Colômbia,Antilhas,México,Venezuela, ,ela também é nativa da América Latina e África Ocidental,sua copa é globosa e densa,podendo atingir de 10 à 15 metros de altura,o óleo é extraído dos frutos da árvore,depois de filtrado apresenta uma consistência oleosa e tonalidade que variam da cor amarelo-pálido a pardo-esverdeada,as vezes com ligeira fluorescência.Os diversos tipos de óleos da copaíba podem apresentar diferentes características branco aquoso,amarelo e de cor escura e mais consistente do que os outros,a quantidade de óleo produzida e a sua consistência dependem de fatores como clima,solo,idade da árvore,estado de saúde do tronco e modo de explorar a árvore é de grande importância para os indígenas e povos da floresta,após utilizam o óleo de copaíba no seu dia-a-dia,no século XVII,os primeiros médicos do Brasil recém descoberto contornavam parcialmente a escassez de remédios,cujo suprimento à colônia era irregular,recorrendo às drogas indígenas,os viajantes se abasteciam dessas drogas,comprovadamente eficaz,antes de se aventurarem por lugares desconhecidos,dentre essas o óleo de copaíba era uma das que desfrutava de maior prestígio entre os viajantes,já os colonos descobriram outras aplicações terapêuticas,empregando-o como anti-séptico das vias urinárias e respiratórias,no combate a asma brônquica,do tétano e nas doenças da pele.

UTILIDADES DA COPAIBA

Seu uso é normalmente para é para fins medicinais como antibiótico, antiinflamatório e até anticancerígeno (ainda em estudo), infecções e inflamações em geral, anti-séptico, cicatrizante, podendo ser empregado em feridas, eczemas, psioríase, urticária, furúnculos, nas seborréias e irritações do couro cabeludo, doenças das vias respiratórias, como tose, gripe, resfriados, bronquite e inflamação da garganta, disenteria, depurativo do sangue incontinência urinária, corrimento vaginal, úlceras estomacais, herpes labial e impede também o crescimento do typanosoma cruzi e protozoários é eficiente em queimaduras, feridas, micoses, tuberculose, edema linfático, urticárias e intestino preso. No Peru, o óleo de copaíba é utilizado no tratamento de sífilis, catarros e dificuldades de urinar, embora existam várias espécies do gênero copaíba, usada para a extração do óleo, todas apresentam a mesma indicação medicinal.
As espécies mais conhecidas são a copaifera langsdorffii (região Amazônica), copaifera reticulata (região Amazônica), copaifera officinalis (a mais estudada, encontrada no México, Antilhas, áfrica tropical e no Brasil, copaifera guianensis (Paraná), copaifera oblongifolia, copaifera nítida (em Cuibá e Minas Gerais)), copaifera coriacea (São Paulo) e copaifera ieutzelburgia. A madeira é indicada para a construção civil, como vigas, caibros, ripas, batentes de portas e janelas, para a confecção de moveis e peças torneadas, como coronha de armas, cabo de ferramentas e de vassoura, para carrocerias, miolos de portas e painéis, lambris, tábuas para assoalho, etc.

Pesquisa realizada pelo Aluno de Fitoterapia do ano de 2008 – Henrique Aurelio Ferreira Coelho
Contato com ele: [email protected]

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Agnes Natuterapias   
Este site destina-se aqueles que buscam autoconhecimento, autoajuda, melhor interação com seu próximo, melhoria e qualidade de vida, auxílio emocional, cursos em Terapias Complementares, tratamento de saúde de uma forma natural, enfim, um melhor desenvolvimento responsável e satisfatório.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa