CRESCIMENTO ESPIRITUAL



Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/2/2005 4:31:57 PM
Nós, espiritualistas, passamos a vida estudando, debatendo, refletindo, meditando, orando. Somos capazes de falar sobre os chakras, sobre a aura, sobre os 7 corpos, as diversas dimensões, etc. Isto não é difícil para quem tem uma inteligência normal e estuda o assunto. Entretanto, uma coisa sabemos, esta é a mais dura tarefa a que nos propomos: sabemos que o mundo só vai mudar com a nossa própria mudança interior. Mas, só quem tem este propósito sabe o quanto ele é difícil!
Matar o ego, abater o orgulho, conseguir o desapego, atingir a paz é um árduo trabalho, ou melhor, uma batalha que temos que travar conosco mesmos, minuto a minuto. E, tantas vezes, quando pensamos que já atingimos um grau profundo de espiritualidade, lá vem o ego se manifestando numa susceptibilidade tola, lá estão as nossas arestas e o nosso lado sombrio presentes num relacionamento amoroso e, assim por diante.
O crescimento espiritual é algo que temos que alimentar dia a dia. A meditação, o silêncio, o estudo, o exercício do desapego, da tolerância, da humildade, do amor incondicional, são tarefas para cada momento de nossas vidas. É como subir uma montanha, cheia de escarpas e espinhos ou atravessar um rio turbulento, onde temos que vencer todos os obstáculos para alcançar a outra margem.
E o pior é que, na maioria das vezes, as circunstâncias se mostram adversas, colocando-nos, constantemente, em uma prova de fogo. Não contribuem os ambientes familiares tumultuados, a sociedade agressiva e competitiva, os problemas terrenos a nos esgotar a paciência e a desgastar-nos emocionalmente.
Ser divino num corpo físico, com toda a influência de sua química e um inconsciente que registra todos os traumas passados, não é nada simples e nem fácil. Mas, se o lírio pode nascer e florescer na lama, nós também somos capazes do mesmo. Só não podemos, em momento algum, pensar que já chegamos, que já alcançamos a meta, porque, quando isso acontece, a pessoa fica estagnada e água parada é propícia a todo tipo de bactéria...
Busquemos, constantemente, a Luz Interior que nos ajuda nesta tarefa hercúlea! Busquemos o abrigo, o incentivo, o alimento nos braços de Deus Todo Poderoso, que conhece as nossas fraquezas e nos ama incondicionalmente. Ele, somente Ele pode nos dar a força de que necessitamos para que o nosso deus interior domine e brilhe.
Maria Luiza Silveira Teles
Professora universitária, escritora, consultora pedagógica, terapeuta Reiki. link marialuizateles.zip.net
Texto revisado por Cris
Autor Maria Luiza Silveira Teles
Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.
Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Avaliação: 5 | Votos: 22
Deixe seus comentários: