Menu

Cromopuntura

Atualizado dia 6/27/2007 12:20:31 AM em Autoconhecimento
por Andrea Guimarães Umbuzeiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Partindo do pressuposto de que distúrbios emocionais interferem na comunicação luminosa entre as células e causam desequilíbrios energéticos e, conseqüentemente as doenças, o alemão Peter Mandel criou na década de 80 uma técnica terapêutica que associa cromoterapia e acupuntura.

Com um instrumento semelhante a uma lanterna, o terapeuta aplica fachos de luz colorida sobre a pele do paciente em pontos predeterminados. A cor, ao transportar informações curativas às células, equilibra os sistemas emocional, físico e mental do paciente, restabelecendo a saúde. Essa curiosa cena integra uma sessão de cromopuntura, um tratamento alternativo, desenvolvido na Alemanha e introduzido no Brasil desde 91.

A cromopuntura é a união da tradicional acupuntura chinesa com a cromoterapia; essa soma resultou num método novo, mais eficiente e rápido que os originais, cuja técnica consiste na aplicação de raios luminosos coloridos no organismo, seguindo meridianos de acupuntura. Baseia-se no princípio de que a luz colorida constitue uma mensagem energética qualitativa. Cada cor, portanto, traz em si uma informação. A ciência mostra que células produzem luz colorida como resultado de processos físicos e químicos em seu interior e fazem das cores seu sistema de comunicação. As informações para o funcionamento de cada orgão (e de todo o organismo) são levadas de uma célula para outra através das cores. Certos sistemas de células produzem vermelho, outros azul e alguns violeta, por exemplo.

Segundo a cromopuntura, todas as doenças têm causas psíquicas, visto que problemas emocionais (até mesmo relativos à infância ou ligados à gestação) interferem na comunicação luminosa das células, causando distúrbios energéticos. Isso porque em cada célula desordenada passa a haver informações inadequadas, resultantes de uma alteração de luz e qualidade de cor. Nesse caso, a principal tarefa é impedir que tais vibrações desarmônicas se espalhem pelas áreas circunvizinhas. Quando isso não ocorre, devido a um desequilíbrio energético, o paciente irá sentir um aviso sob a forma de um mal-estar, dor ou doença.

Aqui entra a cromopuntura que, ao permitir que se escolha uma determinada cor para introduzí-la no organismo, corrige as informações trocadas pelas células e reequilibra os sistemas orgânicos. Pensamentos negativos geralmente inconscientes, escurecem algumas regiões do corpo interferindo na comunicação luminosa. A cromopuntura vai além de outros métodos terapêuticos ao reiluminar esses locais liberando o fluxo energético e permitindo que as informações causadoras das doenças aflorem à consciência. A aplicação da cor desvenda as reais causas dos distúrbios, revelando as informações por trás dos males. O paciente percebe sua aflição a partir de uma tomada de consciência. Descoberta a causa, elimina-se a raiz da desordem e o problema deixa de existir.

O tratamento da cromopuntura se dá por meio da aplicação de focos concentrados de luz colorida em pontos do corpo aptos a absorver e a conduzir a mensagem curativa. Para isso o terapeuta usa uma espécie de lanterna (set de cromopuntura) com um forte jato de luz que flue através de pontas intercambiáveis de cristal colorido (fibra óptica). Ou seja: nada de agulhas doloridas ou grandes focos de luz que causam calor e desconforto. As aplicações duram cerca de 45 minutos. Antes de iniciá-las, testa-se os pontos com um bastão de metal, para saber qual tipo de cor se irá aplicar, escolhida dentre as cores espectrais e cores novas desenvolvidas por Mandel. O uso da cor fundamenta-se na Cromoterapia e também princípios próprios da cromopuntura, a qual considera que qualquer distúrbio se manifesta em três sistemas básicos: endócrino, tóxico e degenerativo.

Ao criar a cromopuntura, Peter Mandel explorou os pontos tradicionais da acupuntura chinesa, mas com o tempo foi desenvolvendo seu próprio sistema, composto de relés-transmissores, monitores e ainda, descobrindo pontos novos, inclusive no sentido diagonal do corpo. Esse sistema é basicamente um sistema de comunicação celular e, baseado nesse princípio, Mandel descobriu que a Cromopuntura pode inverter condicionamentos, reorganizar funções e eliminar conteúdos prejudiciais ao organismo humano.

A união da Cromopuntura com outros métodos de tratamento (inclusive alopatia), segundo Peter Mandel, pode ser de fato necessária uma vez manifestada a doença.

Em Santos podemos encontrar o serviço de Cromopuntura sob a responsabilidade da Terapeuta Corporal Andrea Umbuzeiro - CRT 21.473.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andrea Guimarães Umbuzeiro   
Psicoterapeuta – CRT/SP 21.473, Habilitada no Instrumento MBTI® I e II, Practitioner PNL, Emotologa pela Cidade do Cérebro e Trainer Coach. Diretora de RH com experiência em aplicação e desenvolvimento de treinamentos. Formação acadêmica em Comunicação Social com MBA Gestão de Pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa