Menu

CRÔNICA DE MIRITI

Atualizado dia 10/8/2006 1:25:54 PM em Autoconhecimento
por Hellen Katiuscia de Sá


Facebook   E-mail   Whatsapp

Com um mês de antecedência Mathias estava pronto para a viagem de sua vida. Suas roupas novas estavam costuradas, já envernizados os sapatinhos, tudo no lugar para o grande dia!

Ainda de madrugada, a família aprontava-se para atravessar o rio de canoa. As árvores e vegetação da quebrada recebiam os escassos raios de sol, ajudando a formar uma deliciosa temperatura.

Era a primeira viagem de barco de Mathias. Ele estava, carinhosamente, agasalhado nos braços da caçula de uma família de cinco pessoas. O pai e a mãe remavam na proa da canoa, enquanto as crianças permaneciam quietinhas na embarcação. A menina mais nova não desgrudava de Mathias, acariciava-lhe o cabelo e cantarolava para ele até o momento em que atracaram na Escadinha.

Por volta das 6:00h da manhã, firmaram-se em terra, aumentando o número de promesseiros ribeirinhos que todos os anos acompanham a procissão. Tudo era novidade para Mathias. Havia um mar de pessoas, onde navegavam barquinhos, casinhas, crianças vestidas de anjo e pedaços de corpo feitos de cera. Eram os objetos-símbolo de graças alcançadas.

A família buscava um dos “Carros dos Milagres” para depositar também seu objeto em agradecimento à Virgem de Nazaré. A caçula avistara um desses carros. Era um barco azul-claro, com alunos do Colégio Gentil, encarregados de recolherem os objetos dos promesseiros.

A pedido da família a menina depositou nesse carro, a peça que fora feita carinhosamente pelo pai dela e atentamente pintada por sua mãe. Quando o objeto alcançou o “Carro dos Milagres”, a menina chorou. Cumprida a promessa os ribeirinhos retornaram à Escadinha do Cais do Porto. Foram de volta para casa, com o coração leve e a sensação de dever cumprido. Estavam em Paz.

E Mathias ficou dentro do “Carro dos Milagres”. Era o bonequinho de miriti mais bonito que havia. Sua roupinha era de pano e usava sapatinhos de verdade. Seus olhinhos pintados despediam-se da família que o deixara lá.

Muitos anos depois a mesma menina, agora já moça feita, viu o bonequinho de Mathias exposto no Museu do Círio. Com lágrimas nos olhos agradeceu à Nossa Senhora de Nazaré pela vida de seu irmãozinho, agora então, com 12 anos de idade.

*Em homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, procissão católica que ocorre todos os anos no segundo domingo de outubro, na cidade de Belém do Pará.

Hellen Katiuscia de Sá
08 de outubro de 2006

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Hellen Katiuscia de Sá   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa