Menu

Cuidado com o medo!

Atualizado dia 10/10/2014 2:24:27 PM em Autoconhecimento
por Marco Moura


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não há medo igual a outro: cada um nutre o seu. O meu medo não é igual ao seu, mas a característica geral do medo é muito parecida, mesmo entre um ser humano e um animal. Eu usei a palavra “nutrir” porque o medo não existe independente da energia que investimos nele. Sem essa nutrição, ele não pode sobreviver. Mas quem em sã consciência optaria por alimentar um sentimento que o prende e que o impede de ir ao encontro de oportunidades para o seu bem-estar? Todos nós, involuntariamente.

Os medos específicos são grafados acompanhados do sufixo “fobia”: claustrofobia, fotofobia, homofobia, etc. Quanto maior o medo, maior a área da nossa consciência reservada a esse “monstrinho” e mais dispendiosos são os nutrientes que ele demanda. O medo se apoia na nossa estrutura de conceitos e se alimenta dos nossos pensamentos. O tamanho do medo é proporcional ao contexto que ele está inserido e à rede de contrastes mentais - de um lado, a zona de segurança, do outro, a zona de risco.

Por exemplo, na época das eleições, observa-se o contraste político entre a direita e a esquerda. Cada eleitor reconhece em um dos lados a sua zona de segurança. Um defensor da direita pode ter uma visão muito crítica a respeito dos regimes comunistas e se atém aos males que eles criaram no mundo. Pode ter sido assaltado várias vezes e vê na ênfase dos direitos humanos pregada pela esquerda uma ameaça à sua integridade. Do lado da esquerda, uma pessoa que tenha nascido em um contexto de opressão policial e de exploração da classe menos favorecida pode estar sedenta por um regime igualitário. O seu medo se desenvolveu na direção das ameças que a direita representa. No contexto de cada um, o ponto de vista direciona suas convicções em sentidos opostos.

Seja de que lado for, o conceito discriminatório está instalado. O contraste que corrobora com ambos é praticamente o mesmo, embora cada lado se defenda de acordo com a sua contextualização. Alguns se sentem mais seguros de um lado, outros de outro. Para se precaverem contra o objeto de seu medo, as pessoas se munem de cuidados e de argumentos contra ele. Nessa seleção de argumentos com base em uma opinião pré formada, fomentam ainda mais o contraste, que é o verdadeiro gerador do medo. O medo consome os pensamentos onde está implícita a ideia de segurança em oposição ao medo. Enquanto você se abastece de armas, o potencial de guerra se torna mais forte aí dentro.

Muitos acham que ao decidirem por um caminho estão indo em direção àquilo que querem, embora na prática estejam indo na direção contrária àquilo que não querem - uma fuga. Aquilo que evitamos, condenamos ou temos pavor expressa os nossos julgamentos mais profundos. As pessoas que têm grande aversão por algo mantém a ideia de que uma condição satisfatória se sustenta a partir da fuga ou extermínio de outra oposta. Como somos reflexo daquilo que alimentamos, aquilo que temos pavor também está dentro de nós consumindo as ideias que nutrimos. O objeto de medo faz parte de quem o teme e, quanto mais se luta contra, mais ele se faz presente.

A luta contra o objeto de medo é tão ineficiente quanto nutri-lo voluntariamente. O medo nasce em um cenário de contraste! Para que esse monstro perca força, é preciso deixar de nutri-lo, o que significa abrir mão da tentativa de controle, abrir mão do excesso de cuidado, abrir mão do abastecimento de conhecimentos partidários. Veja por si mesmo a realidade, sem lentes e sem manuais. Somente sem abastecimento, o medo perde força. Pratique o desapego e seja livre!

Marco Moura

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marco Moura   
Marco Moura desenvolve no Centro Dao de Cultura Oriental (metrô Ana Rosa, Vila Mariana, São Paulo) atividades para o desenvolvimento integral de corpo e mente através da meditação budista, artes marciais e terapias orientais. Fisioterapeuta, faz atendimentos de Acupuntura; ministra aulas de Meditação, Chi Kung, Tai Chi Chuan e Kung Fu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa