Menu

Culpa

Atualizado dia 2/16/2011 7:02:07 PM em Psicologia
por Tatiana Ito Coimbra


Facebook   E-mail   Whatsapp

As culpas pelo que fizemos e deixamos de fazer vão se acumulando no caminho mas, a verdade é que só podemos mudar o futuro e, se o fizermos, já está demais da conta!
A culpa deveria ser um trampolim para a melhora e, embora pareça ser inútil ou até mesmo malévola, ela demanda o aparecimento ou crescimento de alguma consciência, mas, muitas vezes só damos um delete e fazer o que!?
Rezar, cantar, dançar, tocar um instrumento, brincar com os filhos, ou seja, qualquer diversão nos retira da amargura num só estalo, mas como a vida não é feita só de diversão (longe disso), este sentimento retorna, cada vez mais em um mix de outras tantas paranóias.
Então nossa mente deveria entender? - Não devemos repetir o erro. Mais a maioria dos erros demoram a ser percebidos, e se apercebidos, que droga, nos sentimos fracos diante de pequenos impedimentos que nos parecem imensos. Então a culpa só aparece quando temos a percepção e por isso ela deve ser transformadora - não devemos continuar fazendo o que já percebemos ser errado, senão existem consequências.
E o que é o certo? E o errado? Pode uma igreja ou um governo ou uma pessoa me guiar pelo que é certo? Nunca, só a minha própria consciência de certo ou errado pode. Só ela consegue reprimir em tempo hábil, que um mau instinto se transforme em uma má ação. E muita desta consciência se deve ao ambiente em que fomos criados: família, amigos, sociedade.
Mas muitos são criados pela mídia, e quando não buscam se conhecer geram o prosseguimento destes padrões. A não ser que, verdadeiramente, alguém ache o legal o culto a padrões de consumo exagerado que criam ansiedades e comportamentos obsessivos, que estimulam a sexualidade e a violência, muitas vezes de forma gratuita e sem responsabilidade.
Não digo que cada um faz o que lhe é dito, mas, acabamos por nos comportar dependendo de uns gatilhos/tendências que já estão em nós mesmos, e, isso sim provoca umas senhoras diarréias.
A culpa, como um rito de passagem para um ser humano se tornar mais bacana só pode ser temporária senão, obviamente, causa doenças, porque o esplendor dos seres não reside nos bons ou maus sentimentos, mas, sim, no Absoluto, que entende os dois pólos da maneira como são: fases, aprendizados da alma, tristezas e mágoas, irresponsabilidades, uma singularidade, e vai saber mais o que...
As culpas são fraquezas do espírito que nos dão vergonha. Feridas purulentas que não consentimos, como algozes ou vítimas, mas que ainda permanecem por exigências do ego.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tatiana Ito Coimbra   
Sessões de Telepatia e Magia grátis em Facebook Célula Universal https://www.facebook.com/C%C3%A9lula-Universal-194200277680431/, https://www.facebook.com/tatiana.i.coimbra, Twitter: @tatiana_ito Trabalho com magia, feitiços, curas espirituais, oráculos, objetos santos: https://tatianaito.blogspot.com/2020/01/trabalho-com-feiticos-magia-cura.html
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa