Menu

Culpa e Perdão

Atualizado dia 6/22/2008 12:39:08 PM em Autoconhecimento
por Gilberto Cabeggi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Perdão implica culpa. Onde há culpa há necessidade de perdão. Caso contrário, não há o que perdoar...

Mas o que significa haver culpa?

Por acaso seria uma conseqüência inevitável do fato de termos cometido um erro? De termos tomado uma decisão errada e, por conseqüência, termos tomado um caminho errado? Não!

Todas as nossas decisões são tomadas, certas ou erradas, com base nas condições em que nos encontramos naquele determinado momento de decidir. Tudo depende do nosso preparo e das condições em que nos encontramos naquele momento. E se entendam como condições o nosso estado momentâneo material, mental e espiritual.

Cada situação que enfrentamos e que nos exige uma decisão nos encontra em determinado momento da vida sob determinadas condições de preparo. E decidimos sempre com base nessas condições. Portanto, se decidirmos corretamente, excelente... Porém, se errarmos, só podemos dizer que fizemos tudo dentro daquelas condições, talvez insuficientes para acertarmos. E então, onde caberá a culpa?

É óbvio que teremos de viver as conseqüências de nossas decisões, certas ou erradas, e assim nos prepararmos melhor para as próximas decisões. Mas, também saberemos, com o viver dessas conseqüências, que Deus nos deu ombros fortes o suficiente para suportar a carga dessas conseqüências... Mesmo que, e principalmente, se tivermos decidido errado!

Mas, então, onde cabe a culpa?

A culpa somente existe como responsabilidade por um ato errado e prejudicial - a si mesmo e a seu próximo - quando sua decisão é tomada sem amor no coração. Sim, porque onde não há amor, quem comanda é a soberba, o falso-orgulho e o egoísmo. E, agora sim, por atos baseados em decisões tomadas com esses sentimentos você terá responsabilidade total. E as conseqüências precisarão ser reparadas por você mesmo, e ninguém mais. Pois, então, é aí que se instala a culpa. E aí que aparece a necessidade do perdão.

Agora, se suas decisões são sempre tomadas com amor no coração, elas terão respeito ao próximo e a si mesmo. E mesmo que seus resultados se revelem como um desvio do seu caminho, jamais se caracterizará como um erro onde caiba o sentimento de culpa.

Lembre-se, portanto, de fazer o melhor que você possa, dentro das limitações que você vive em cada momento. Porém, decida sempre tendo o amor como seu conselheiro. E fique certo de que o Senhor estará ao seu lado para viver com você o seu crescimento pessoal e espiritual, e para dar-lhe forças para seguir adiante.

Não há culpa porque o que aparenta ser um erro, com o tempo se mostrará como a melhor opção. Desde que, é claro, o amor esteja sempre presente em seu coração a cada nova decisão que você tomar.

Gilberto Cabeggi
Escritor, autor do livro “Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.
Quer ganhar o livro "Todo dia é dia de ser feliz", de Gilberto Cabeggi, autografado pelo autor? Cadastre-se gratuitamente no site link e concorra nos sorteios semanais.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Gilberto Cabeggi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa