Menu

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - 1ª AULA

Atualizado dia 9/19/2007 9:50:36 PM em Autoconhecimento
por Victor Sergio de Paula


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deus e o universo

A. A NATUREZA DE DEUS (conceito)
Pergunta nº 1 do “Livro dos Espíritos”: O que é deus? Resposta: Deus é a inteligência suprema do universo, causa primária de todas as coisas. A pergunta nº 2 do mesmo livro indaga se Deus é infinito. Os espíritos respondem que a definição é incompleta, dada a pobreza da nossa linguagem humana.

Raciocinando sobre as perguntas acima podemos dizer que a natureza de Deus é insondável, ao menos na sua essência para o nosso nível evolutivo.

A.1. Provas da existência de Deus
1º) a lógica aponta que tudo aquilo que não é obra dos homens, por não haver efeito sem causa, é obra de Deus.
2º) o sentimento íntimo de um ser supremo, universal, independe de quaisquer conjunturas humanas tais como raça, religião, cultura, sexo...
3º) qual a origem da matéria com toda a complexidade de suas propriedades?
4º) a harmonia do universo, do micro ao macrocosmo, revela algum tipo de consciência presente em tudo.

A.2. Atributos da divindade
O ser humano ainda está longe de conhecer a natureza íntima de Deus. Entretanto, podemos conhecer alguns dos seus atributos ou qualidades listados pelos espíritos da seguinte maneira:
Deus é infinito – não tem começo, nem fim;
Deus é imaterial – difere da matéria em quaisquer de seus estados, do contrário seria mutável, pois a matéria se transforma;
Deus é único – se houvessem outros deuses, não haveria ordem no universo;
Deus é todo-poderoso – porque é único. Se não fosse todo-poderoso, haveria conflito de poderes com outro ser, igual ou superior;
Deus é soberanamente justo e bom – as leis que regem a própria vida, atestam a justiça e a bondade divinas.

B. ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

B.1. Espírito e Matéria
À medida que o homem progride aumenta o seu conhecimento sobre o universo. A ciência poderá revelar ao homem, cada vez mais, os segredos da natureza e do universo. Existem os meios metacientíficos de obtenção do conhecimento, além dos meios convencionais, tais como intuição, precognição, retrocognição...

Desse preâmbulo temos que:
1. Ainda não sabemos em que momento a matéria foi criada, ou melhor, quando Deus a criou. A ciência tenta explicar o surgimento do universo, através de teorias como a do “Big Bang”.
2. A matéria existe em vários estados além do sólido, líquido, gasoso. Tomamos como exemplo o perispírito que ainda é matéria num outro estado.
3. Para nossos estudos adotamos a definição dos espíritos sobre matéria, que diz: “a matéria é o laço que retém o espírito, é o instrumento de que ele se serve e ao mesmo tempo exerce sua ação”.
4. Pergunta nº 23 do “Livro dos Espíritos”: Que é o espírito? “O princípio inteligente do universo.”
5. O espírito anima a matéria.
6. Deduzimos que existem dois elementos gerais no universo, ou seja, espírito e matéria, sendo Deus o criador.
7. Os espíritos informam que existe o fluído universal, intermediário entre o espírito e a matéria.

B.2. Propriedades da Matéria
A matéria possui diversas propriedades tais como ponderabilidade, extensão.
A física moderna, em particular a física de partículas, comprovou que a matéria é composta de inúmeras partículas, inclusive a nível subatômico. Essas partículas seriam as “moléculas elementares” mencionadas pelos espíritos. Através da combinação de diversos fatores da matéria elementar, ela pode adquirir diversas propriedades.

B.3. O Espaço Universal
Os espíritos afirmaram a Kardec, e a ciência moderna confirmou, que o espaço é infinito. O telescópio orbital Hubble detectou a existência de 139 bilhões de galáxias. A ciência moderna também comprovou a informação dos espíritos, oferecidas a Kardec, de que não existem os chamados espaços vazios no universo, e sim, matéria imperceptível ao olho humano.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Victor Sergio de Paula   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa