Menu

Da Arte de Criar Problemas ( e de sair deles!)

Atualizado dia 7/16/2015 10:02:14 AM em Autoconhecimento
por Jay Reiss


Facebook   E-mail   Whatsapp

Duas pessoas desconhecidas se encontram numa situação qualquer e uma sorri gentilmente para a outra. A outra cria toda uma estória na sua mente a partir daquele sorriso. Na sua imaginação, aquela é a sua alma gêmea e na sua fantasia até forma uma família com a pessoa do sorriso gentil.
O que aconteceu? Um sorriso gentil. Só isso.
E isso já foi o suficiente para deflagrar toda uma sucessão de fantasias e expectativas.

Outra: a pessoa mal lê o título de alguma matéria nas redes sociais e já vem com todo um discurso carregado de emoções raivosas e violentas em resposta.

Tanto no exemplo da “love story” quanto no exemplo das redes sociais, o conteúdo mental e emocional já está ali, prontinho pra sair. E é esse conteúdo que interpreta e responde aos fatos.

A mente é um instrumento incrível mas que não vem com um manual de instruções.
Cada mente possui programações, ideias, conceitos e emoções associadas. E identificados com os nossos processos mentais, nós assumimos como verdade as interpretações da nossa mente.

Para reconhecer essa programação, uma certa distância é necessária. É como olhar para um objeto: olhar de perto demais atrapalha a visão. No caso da nossa mente, nós olhamos a partir de dentro, sem entender que as ideias, conceitos e emoções associadas criam um filtro na forma como interpretamos as opiniões das outras pessoas e os fatos que se apresentam.

Dificilmente, nós temos a consciência desse “programa” rodando no automático no nosso sistema. É mais fácil ver nos outros.

Porque tantas pessoas acreditam em pastores charlatões e falsos líderes de toda espécie? Por que é que em nome de religiões e ideologias as pessoas cometem loucuras e atrocidades?

Se a gente não está identificado com as ideias e as emoções ali na pauta, a gente pode ver com clareza um monte de gente que abriu mão da responsabilidade de responder pela própria vida e pelas próprias ações, sendo manipulada por alguém com uma convicção teatralizada e interesses escusos.
É simples e claro.

Mas olhar um bando de gente fanática não muda em nada a nossa própria consciência, que é o que interessa. Olhar com honestidade para as nossas próprias maluquices e poder se desidentificar delas, sim.
Aprender a enxergar os processos mentais em vez de ficar identificado com eles tem um nome: meditação.
Meditação é testemunhar sem julgamento. Essa é a essência da coisa.

Quando eu estou identificado com as minhas próprias estórias (de amor, de grana, questões existenciais e essas questões que todo mundo tem) elas são um drama. Mas quando eu saio da identificação, elas viram uma comédia.
É como eu falei: visto de fora a gente pode ver a programação como ela é.
Nesse momento eu deixo de ser vítima de mim mesmo e respiro aliviado.

Então você, querido leitor, se continua lendo esse artigo com interesse e sem me julgar um herege é porque tem um nível de entendimento possível: o que me interessa aqui é trabalhar na direção da consciência com pessoas que tenham a mesma direção.

Se você acha que eu posso colaborar de alguma forma com a sua vida, entra em contato.

www.reeduca.com.br

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jay Reiss   
Constelador Familiar, Facilitador de Barras de Access®, Facilitador de EFT, Instrutor de Breema Bodywork®, Master e Wizard Avatar ®, estudante contínuo de Astrologia como orientação pessoal e profissional. Trabalho com atendimentos e cursos http://terapia.net.br http://www.terapiacomjay.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa