Menu

Da depressão ao suicídio: quando tudo fica cinza

Atualizado dia 9/8/2015 1:44:32 PM em Autoconhecimento
por Irlei Wiesel


Facebook   E-mail   Whatsapp

No Brasil, o número de mortes relacionadas à depressão cresceu 705% em 16 anos. Os índices provêm de um levantamento inédito feito pelo jornal O Estado de São Paulo, em 2014. A pesquisa foi feita com base nos dados do sistema de mortalidade do Datasus. Estão incluídos na estatística, casos de suicídio e outras mortes motivadas por problemas de saúde decorrentes de episódios depressivos. A depressão, somada à dependência química, é outro fator agravante do suicídio, a exemplo do ator Robin Williams, de 63 anos, que sucumbiu a dor emocional e a cor cinza dos dias.

As pesquisas mostram que, em 1996, 58 pessoas morreram por uma causa associada à depressão. Em 2012, último dado disponível, foram 467. Estes dados são alarmantes.

O número total de suicídios no Brasil é de 10.321, uma média de 28 mortes por dia. As taxas de suicídio são muito superiores às mortes atreladas à depressão porque, na maioria dos casos, o atestado de óbito não traz a doença como causa associada.

Estas causas, segundo especialistas, estão ligadas a vários fatores, como:

1. O crescimento de casos do transtorno fruto da rotina estressante vivida nos grandes centros;
2. O componente genético que predispõe algumas pessoas à doença;
3. Fatores externos da vida atual, como o estresse e a grande competitividade profissional;
4. O luto pela perda de pessoas próximas;
5. A frustração por não poder mais realizar algumas atividades;
6. Um estilo de vida muito racional;
7. Uso de drogas e álcool;
8. Insatisfação em diversas áreas;
9. Falta de entendimento da vida;
10. Foco somente no profissional;

A prevenção pode estar no ato de fazer escolhas pessoais e profissionais que ajudem a controlar esses fatores. Isso exige tempo, dedicação e força de vontade. Não se muda nada apenas por uma decisão. Ela, na verdade, é só o começo, pois o trabalho duro vem durante o processo. Não dá mais para resistir, segurar e fechar a mente para a necessidade de mudar.

A depressão ronda silenciosamente todos os ambientes, dos mais abastados aos mais necessitados. Podemos estar sendo vítimas, embora nos julguemos acima de qualquer suspeita. Investigue-se e descubra suas mazelas a tempo de impedir o fim, que jamais é um fim!



Irlei Hammes Wiesel
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Irlei Wiesel   
www.irleiwiesel.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa