Menu

DAKINIS um aspecto do feminino no Budismo Tibetano

Atualizado dia 6/13/2007 8:40:41 PM em Autoconhecimento
por Júlia Signer


Facebook   E-mail   Whatsapp

As dakinis são seres femininos com formato humano, ou não, que se manifestam para trilhar o caminho do despertar; quando despertas (iluminadas), trabalham para o despertar de todos os seres.

Há uma dakini muito especial chamada EKAJATI. Ela tem o corpo marron escuro, é adornada por pele humana e possui um colar de cabeças; pisa (num movimento de dança) em cima de um cadáver de um tipo de demônio; há fogo ao redor de tudo e escorpiões voam por todos os lados. Ela própria, em uma das mãos, segura um escorpião e na outra um tridente, mas em vez do formato trino, tem o símbolo dos quatro elementos (a suástica ao contrário) que também giram. Sua forma seria semelhante à humana se não fosse seu único olho no rosto, único dente na boca e único seio.

Ela é portadora dos ensinamentos da unidade, por isso é simbolizada dessa forma. Também tem esse formato demoníaco por ter encarnado no pior reino de demônios existentes, assumindo uma forma semelhante para ser a rainha deles e dominá-los. Esta foi a sua ação gloriosa e por isso tem a habilidade de trazer a iluminação.

Há outras dakinis menos terríficas em formato também, mas a característica energética da destruição é integral em todas. A energia da dakini possui duas qualidades supremas: a destruição e a unificação. Dependendo das atitudes e humores delas, uma das faces é revelada. Como diz Francesca Fremantle em "o Vazio Luminoso": "O aspecto feroz, apaixonado, da energia que elas personificam é reconhecido como um elemento vital no caminho do despertar e uma expressão da realização iluminada... São ao mesmo tempo criativas e destrutivas... São as guardiãs dos ensinamentos secretos, cujo real significado é auto-secreto."

As dakinis, então, são criaturas magníficas e ao mesmo tempo perigosíssimas porque têm a capacidade de nos virar do avesso, de ponta-cabeça e nos pôr para girar de uma só vez. Porém, uma vez entregues, ela nos leva para o ensinamento último. São vistas como criaturas existentes; no meu parecer, são um aspecto da psique feminina.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Júlia Signer   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa