Menu

De onde vem a mudança?

Atualizado dia 2/19/2015 2:28:07 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

O planeta precisa de mudanças, isso é algo inquestionável. O nosso país, de um modo especial, é um campeão em notícias que desagradam. Onde quer que estejamos existem pessoas insatisfeitas e amarguradas, principalmente pelas questões econômicas. Concordo plenamente com essa insatisfação, confesso que eu também não gosto do rumo que as coisas estão tomando. O que eu não posso concordar é que esses fatores externos influenciem na nossa paz interna. Rodas de conversa trocaram o riso e a alegria pelas lamentações. Jantares entre amigos tomam uma atmosfera de preocupação e revolta. Por que tem que ser assim?

Nós temos uma perniciosa tendência de falar daquilo que nos desagrada, valorizando o que é negativo. O negativo jamais deve ser valorizado. Isso não significa que devemos aceitar tudo sem questionar e nos omitir. Mas cá entre nós, vamos ser humildes e admitir que algumas coisas estão além do nosso controle e que vão continuar da forma que estão independente da nossa revolta. Mas o nosso bem-estar, ah, esse será diretamente influenciado pela qualidade das nossas emoções. E se o seu mundo interno está caótico, por favor, não culpe ninguém por isso, nem mesmo a presidenta! O responsável pelas nossas emoções somos nós mesmos, portanto, se algum sentimento destrutivo se apoderar de nós foi por que nós mesmos permitimos isso!



Já falei outras vezes que não temos qualquer poder de mudar ninguém - tampouco a realidade de um povo ou de uma nação - se essa mudança não começar por nós mesmos. Certas coisas são desagradáveis, sei bem que são, mas estou convencido de que aquele que decide manter-se sintonizado com a luz, este não tem nada a temer. Pois a medida que você sintoniza-se com a luz interna, a escuridão externa se dissipa. Não se engane pensando que seríamos mais felizes se as coisas aí fora funcionassem melhor. Poderíamos, sim, ter melhores condições de sobrevivência, mas se o nosso ser não encontrar-se em harmonia, tudo se tornará um caos. Nesse sentido, Gandhi dizia que "a prisão não são as grades e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. Tudo é uma questão de consciência"!

O que posso perceber é que estamos transferindo responsabilidades. A responsabilidade de ser feliz é toda minha, independente das circunstâncias. Quando estou em paz comigo, estou em paz com tudo, com o próximo, com a nação, com a vida! Mas esse erro é antigo, alguns colocam tudo nas mãos de Deus, outros preferem entregar-se ao governo. Acho que eu daria um salto de felicidade se encontrasse alguém que compreendesse que somos os únicos responsáveis pela nossa felicidade.

Se a minha vida está uma droga, não é Deus que tem que fazer algo, muito menos a presidenta, mas a mudança tem que partir única e exclusivamente de mim mesmo. Deus não seria egoísta a ponto de querer que fossemos dependentes dele; e quanto aos políticos... bem, se eles soubessem que o verdadeiro poder vem de dentro, duvido que buscariam poder sobre os outros.




Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa