Dependência Emocional Causas e Tratamento




Autor Beatriz Villac
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/1/2025 5:51:05 PM
A dependência emocional (ou dependência afetiva) se dá quando uma pessoa tem um apego excessivo a relações interpessoais sejam elas amorosas, familiares e até mesmo amizades.
Os principais sintomas da dependência emocional giram em torno da necessidade constante da validação dos outros, medo da solidão, sentimento de desamparo, medo de abandono, baixa autoestima, um vazio interior e falta de um sentido interno mais verdadeiro que fazem com que a ela queira preencher "esse buraco" através do outro.
Isso gera várias questões colaterais tais como:
- Medo exagerado e irrealista de ser incapaz de se cuidar sozinho.
- Dificuldade em confiar na própria capacidade com relação à carreira, à autoexpressão e à própria aparência.
- Dificuldade em expressar discordâncias e descontentamentos por medo de perder o apoio, a aprovação e o afeto dos outros.
- Necessidade exagerada da validação e aprovação.
Isso geralmente traz muito sofrimento nos relacionamentos porque de modo geral a pessoa ultrapassa seus limites pessoais para conseguir a validação e reafirmação dos outros, atenção e o que ela imagina que seja o afeto e consideração que ela tanto deseja. Muitas vezes isso acarreta envolvimentos com pessoas e situações desagradáveis, prejudiciais, desrespeitosas e dolorosas para si mesma.
Os principais fatores que podem causar a dependência emocional são o abandono do pai ou da mãe durante a infância, falta ou excesso de cuidado na infância, famílias muito exigentes ou críticas, bullying na escola durante a infância e adolescência. Às vezes também pode haver tendências da própria personalidade, que por alguma razão, apresenta dificuldade para desenvolver autonomia emocional.
Desenvolver uma dependência emocional em uma ou outra relação pode ocorrer com qualquer um, mas para alguns a dependência emocional acaba sendo parte de suas personalidades.
Pessoas com dependência emocional não conseguem ficar sozinhas por muito tempo, precisam sempre estar envolvidas em uma relação íntima de amizade, familiar ou romântica e permitem que as pessoas às quais são apegadas ditem seus comportamentos, suas opiniões, maneiras de autoexpressão e até mesmo seus objetivos de vida. A pessoa se torna bastante passiva diante de sua própria vida, permitindo que os outros tomem iniciativas e digam como ela deve viver sua vida em vários contextos.
Vale ressaltar que é perfeitamente normal nós ligarmos para a opinião das pessoas que amamos e procurarmos conselhos e apoio nas pessoas em quem confiamos vez ou outra. Isso se chama convivência e não dependência emocional.
Como tratar a dependência emocional
A maioria dos dependentes emocionais não reconhece que têm esse problema porque para eles tudo se trata do modo como eles demonstram o amor. Superar a dependência emocional é desafiador e envolve terapia e autoconhecimento para que sejam detectadas as razões pelas quais essa questão se desenvolveu. Isso também iclui a tomada de consciência das consequências desrespeitosas e dolorosas que a submissão acarretada e a falta de liberdade e tensão gerada pelo excesso de preocupação com a opinião dos outros. Além de detectar as questões acima é igualmente importante a tomada de consciência das qualidades e atributos pessoais que geralmente não são adequadamente validados pela pessoa em tratamento.
Juntamente com a tomada de consciência, as terapias energéticas auxiliam muito na purificação, regeneração e cura das memórias e registros de toda essa dinâmica disfuncional e também ajudam a mobilizar as qualidades positivas e autênticas da pessoa, sua força, coragem e amor próprio.
Vem comigo!
Autor Beatriz Villac . Astrologia e Tarô fundamentados na psicologia junguiana . Master Reiki, Karuna e Seichim Reiki . Master facilitadora em Magnified e Light Healing . Master facilitadora do Método Melchizedek e Gaiadon Heart . Cromoterapia . Terapia Floral . Radiestesia e Radiônica . Geobiologia e Feng Shui . Formação em psicologia analítica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |





Deixe seus comentários: