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DEPRESSÃO INFANTIL : INFORMAÇÃO AOS PAIS

Atualizado dia 9/19/2006 2:18:48 PM em Autoconhecimento
por Allexandra Sanches


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Introdução

O estado de ânimo depressivo é uma parte comum e universal da experiência humana. Pode ocorrer em qualquer idade e tem muitas causas. As crianças podem comunicar ou mostrar o sentimento de infelicidade e tristeza, desalento e irritabilidade, mas a maioria das crianças se recupera rapidamente destes estados de ânimo. Porém, para outras, a depressão pode ser severa e de longa duração e pode interferir em todos os aspectos da vida diária, desde o rendimento escolar, até as relações familiares.
A incidência de depressão severa em crianças é provavelmente de 5% a 6%. Apesar de na infância não existirem diferenças entre os gêneros, em relação aos transtornos de estado de ânimo, as meninas são mais propensas que os meninos a sofrer de depressão durante a adolescência e na etapa adulta. A depressão (e o risco de suicídio que a acompanha) aumenta significativamente durante a adolescência.

Diagnosticando e tratando a depressão nas crianças

O começo da depressão pode ser súbito ou gradual, por curto ou longo prazo. Reconhecer e diagnosticar a depressão nas crianças pode ser difícil devido ao fato da depressão poder estar presente ao mesmo tempo em que outros transtornos, como ansiedade e transtorno por déficit de atenção com hiperatividade. Apesar de uma criança poder apresentar um ou mais sintomas de depressão, considera-se, geralmente, um transtorno depressivo maior, caso sejam observados quatro ou mais sintomas por um longo período de tempo. As características da depressão variam em relação à idade e ao nível de desenvolvimento da criança. Por exemplo, queixas de dores físicas, agitação, ansiedade e medos se vêem mais em crianças menores. Por outro lado, os adolescentes são mais propensos a exibir uma conduta anti-social e inclinada à discussão e à argumentação e a demonstrar inquietude e irritabilidade.

Sintomas de depressão em crianças

Conforme dito anteriormente, os sintomas variam de acordo com a personalidade da criança e com a etapa de desenvolvimento em que ela se encontra. Tenha em mente que muitos desses sintomas são também características de outros problemas. Se alguns destes sintomas estiverem presentes, você deve considerar buscar um diagnóstico profissional:

- estado de ânimo irritável ou depressivo;
- perda de interesse ou prazer;
- isolamento social;
- agitação;
- problemas de conduta/ disciplina;
- baixa auto-estima;
- sentimentos de que não vale nada;
- sentimentos de desespero;
- dificuldade de concentração;
- choro freqüente;
- queixas físicas;
- aumento ou diminuição de peso;
- altura e peso não apropriados para a idade/ desenvolvimento;
- mudanças de apetite;
- transtornos de sono (falta ou excesso);
- cansaço;
- conduta freqüente de lamento em relação a si mesmo;
- falar sobre ou tentar cometer suicídio.

Traduzido e adaptado de A. Canter e S. Carrol(Eds.), Helping Children at Home and School: Handouts From Your School Psychologist (Bethsda, Md.: National Association of School Psychologists, 1998) , pp. 237- 240.

A Biblioterapia pode ajudar a tratar a depressão infantil?

Alice Bryan (apud SHRODES, 1949), define biblioterapia como a prescrição de materiais de leitura que auxiliem a desenvolver maturidade e nutram e mantenham a saúde mental. Inclui na biblioterapia romances, poesias, peças, filosofia, ética, religião, arte, história e livros científicos. Apresenta como objetivos:

- permitir ao leitor ou ouvinte* (*uma vez que as histórias podem também serem contadas):
- verificar que há mais de uma solução para seu problema;
- auxiliar a verificar suas emoções em paralelo às emoções dos outros;
- ajudar a pensar na experiência diária em termos humanos e não materiais;
- proporcionar informações necessárias para a solução dos problemas;
- encorajar a encarar sua situação de forma realista para que isto conduza à ação.

Como se dá o tratamento?

Após fechado o diagnóstico, é feita uma anamnese (entrevista) com os pais da criança ou do adolescente.
A partir daí, são selecionados textos adequados ao trabalho e é estabelecido o tempo de tratamento e a freqüência do mesmo.
Todo o material utilizado é também oferecido aos pais, que devem acompanhar o processo e conhecer o conteúdo dos textos.
Durante o trabalho com o texto, são abordadas as questões inconscientes, através dos personagens, do enredo e da trama da história.
O próprio leitor/ouvinte estabelece as relações e o biblioterapeuta fornece todo o suporte necessário para que as idéias se organizem (ou se desconstruam!).
Em alguns casos, a criança pode participar de um grupo de ouvintes, em outros, a biblioterapia é realizada individualmente.
Geralmente, as sessões em grupo têm duração de 1 hora e 30 minutos e as sessões individuais duram de 50 minutos à 1 hora e dependem exclusivamente da concentração do ouvinte/leitor.

Se você quiser mais informações, por favor, mande um e-mail para: [email protected] . A Clínica da Palavra pode oferecer o tratamento necessário para depressão infantil.
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Texto revisado por: Cris

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