Menu

Descobrindo a verdadeira plenitude no vazio

Atualizado dia 5/18/2015 9:51:56 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um mestre zen japonês recebe a visita de um professor universitário. Vem perguntar-lhe sobre o zen, mas antes de responder-lhe, o mestre o convida para um chá. A cerimônia japonesa do chá é longa e complexa e o científico vai se impacientando cada vez mais à medida que o mestre tranquilamente percorre os passos da cerimônia. Quando o chá está pronto, começa a encher a xícara do visitante. Quando a xícara está cheia, continua a derramar. O chá começa a transbordar e o professor, sem poder se conter por mais tempo exclama: “Já está cheia. Não cabe mais!”

“Assim como esta xícara”, disse o mestre, “você está cheio de suas próprias opiniões e ideias. Como posso lhe ensinar se você ainda não esvaziou sua xícara?”

No mundo moderno nos ensinaram que acumulando coisas – ideias, bens, conhecimentos, experiência – encontraremos a plenitude, mas, na realidade, uma vida brilhante e verdadeira provém de estar vazio.

Ao preencher os nossos sentidos com uma avalanche interminável de estímulos e distrações, enterramos o tesouro mais grandioso de nossa existência: nosso próprio Ser. No fundo, debaixo de todas as ideias, preferências, opiniões, temores e recordações, está seu ser, verdadeiro e eterno: aquilo que eu chamo amor-consciência. Sempre esteve aí e sempre estará. É quem somos no nível mais profundo e, no entanto, o perdemos de vista, escondido atrás das “coisas” que mais valorizamos. Apenas esvaziando-nos poderemos descobrir nosso tesouro mais precioso. O vazio está cheio do que profundamente queremos e necessitamos.

Nós nos apegamos a estruturas que nos são familiares porque pensamos que definem quem somos. Mesmo que nos causem sofrimento, a alternativa parece muito menos desejável: nosso medo à mudança é, em última instância, o medo a perder nossa identidade. Sem nosso sistema de crenças, preferências políticas, opiniões e até mesmo nossas personalidades, que seria de nós? Estas ideias acerca do mundo e de nosso lugar nele nos dão certa sensação de controle: sabemos onde estamos e sabemos o nosso lugar em relação a tudo e a todos. Mas por acaso esta ilusão de controle nos tem dado felicidade? Para a grande maioria de nós, a resposta seria não!

E, portanto, se quiséssemos encontrar uma nova visão de vida, teríamos que estar dispostos a deixar ir nossas velhas ideias e opiniões. Ao invés de nos aferrarmos a elas rigidamente, estancados e resistentes à mudança, deveríamos estar abertos a receber e dispostos a evoluir. A evolução é a natureza do amor-consciência. E o que é que impulsiona a evolução? A mudança. Sem mudança, não há crescimento, não há vida. A rigidez – a resistência à mudança – é a morte. A vida deve adaptar-se para sobreviver: se queremos seguir adiante, devemos estar dispostos a nos transformar, deixando o velho para trás.

Ao longo da história, a grandeza sacudiu as velhas opiniões. Jesus rompeu com a tradição, igual a Buda. À medida que evoluímos, as opiniões e julgamentos que uma vez aceitamos sem sequer questioná-las, agora se veem antiquadas e irrelevantes. É hora de nos esvaziar daquilo a que nos aferramos, de renunciar às ideias e opiniões que enchiam nossa mente.

Que libertador é estar vazio! Não ter opiniões, nem ideias, nem limites, nem resistência. É dizer sim ao Universo, dizer sim a toda a criação a partir de um lugar alegre; surge para abraçar a vida sem interferir, da doce entrega ao que é, apaixonar-se pela própria realidade atual. Esta é uma verdadeira história de amor, o amor de um indivíduo pela vida, por si mesmo, pela alegria de ser.

*Tire umas férias diferentes, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 32


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa