Menu

DESINTOXICAÇÃO AYURVÉDICA

Atualizado dia 6/11/2008 7:43:52 PM em Autoconhecimento
por Erick Schulz


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é Pancha Karma? Pancha Karma significa terapia das cinco ações, sendo muito benéfica para manter a saúde e aliviar doenças.

Os tratados antigos de Ayurveda (livros antigos e sagrados que contêm os ensinamentos milenares do ayurveda) menciona "Panchakarma" como um processo de purificação para eliminar toxinas mentais, físicas e emocionais. São formas terapêuticas de purificação que visam corrigir a desarmonia dos Doshas - Vata, Pitta e Kapha - a fim de manter saúde e força. Essa terapia é usada extensamente para o alívio e boa saúde do organismo. É usada também para rejuvenescimento.

Charak, autor do texto mais importante da medicina interna Ayurveda, descreveu largo uso das formas terapêuticas de Panchakarma para quase todas as principais doenças.

As cinco terapias mencionadas são:
- Vamana (vomito terapêutico)
- Virechana (purgação terapêutica)
- Basti (enema terapêutico)
- Nasya (terapia nasal) e
- Rakta Mokshana (terapia de limpeza do sangue).

Essas terapias principais são precedidas por alguns pré-tratamentos - Shamana ou Purva Karma - como o snehana (oleação), abhyanga (massagem realizada com óleos medicados específicos para o dosha), swedana (banho de vapor de ervas) e Shirodhara (óleo de ervas que fica vertendo um fio sobre a testa do paciente durante alguns minutos).

Alguns dos tratamentos especiais prescritos na literatura ayurvédica antiga, como pré-tratamento ou uma preparação para o Pancha Karma, são muito populares na região do sul da Índia, no Estado de Kerala. Esses são Shirodhara, Pizichilli, Pinda Sweda, Shirobasti.

Como Faço para realizar os Pancha Karmas?

Em conformidade com nossa experiência de diversos anos e inúmeros pancha karmas realizados na cidade de São Paulo, aqui em nossa sede, resolvemos não mais realizar os Pancha Karmas na cidade, pois vimos que não conseguidos chegar ao ponto que se deve, que é o equilíbrio do Corpo, Mente e Espírito, devido à influência externa da cidade grande e a não cooperação do próprio "paciente" que não deixa do seu dia-a-dia de lado.

A partir do segundo semestre de 2006 estaremos, a cada três meses (aproximadamente), reunindo grupos num sítio bem próximo à cidade de São Paulo, onde ficarão por 10 (dez) dias realizando todos os procedimentos, longe dos problemas, do trânsito, da poluição, da televisão e de tudo o mais que possa incomodar e atrapalhar o Pancha Karma.

VEJA UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE CADA PANCHA KARMA

Vamana

Consiste em uma forma terapêutica de limpeza de toxinas, principalmente do Dosha Kapha. O pré-tratamento se faz com a ingestão de ghi medicado (preparado com ervas), de abhyanga (terapia de massagem), de Shirodhara e de Swedana; esses procedimentos são aplicados e administrados antes de induzir o Vamana (Vomito Terapêutico), para "afrouxar" e ajudar a remover as toxinas do corpo.
O Vamana começa a ser realizado cerca de 7 dias antes do procedimento de vômito. A pessoa começa com uma dieta específica para o Vamana, ingestão de Ghi com ervas, diariamente, chás, massalas e recebe massagens em dias alternados.
Este procedimento é muito eficaz para asma, alergias crônicas, febre, psoríase, congestão nasal, obesidade, edemas, desordem crônica de digestão, afecções de pele, vitiligo, desordem psicológica, hiperatividade e outros.

Virechana
Esta é uma terapia de purgação intestinal, onde através de ervas específicas para o procedimento, a pessoa tem uma diarréia intestinal direcionada, cuja principal função é a remoção de toxinas relacionadas ao Dosha Pitta. É um procedimento seguro sem nenhum efeito colateral.
O Virechana começa a ser realizado de 7 a 10 dias antes do procedimento de purgação. A pessoa recebe um kit contendo ghi medicado, chás, ervas e massalas específicas para ajudar a complementar a alimentação adequada, recebendo em dias alternados massagens - swedana e shirodhara.
É eficaz em desordem crônica de pele, vitiligo, psoríase, diabetes, asma, desordem ginecológica, elefantíase, hiperatividade, constipação, desordem digestiva, hemiplegia e outros.

Basti
Considerado, dentro do Ayurveda, como "mãe" ou principal forma de procedimento terapêutico e mais a importante de todas: limpa as toxinas e elimina o não aproveitamento de substâncias acumuladas no corpo. Indicado aos três doshas - Vata, Kapha e Pitta - especialmente equilibrando o dosha Vata.
Basti é a administração de enema retal medicado (com ervas, óleo e outros produtos) e é também altamente benéfico para tratamentos de rejuvenescimento.
Este procedimento é realizado através de enemas diários, se alternando entre enemas de limpeza e nutrição. Pode durar de 8 a 30 dias (8 a 30 procedimentos de enema), baseado na condição médica de cada indivíduo. Durante esse período uma alimentação adequada é instituída ao paciente.
Este tratamento é eficaz em desordens neurológicas, paralisias, colites, constipação, desordens digestivas, obesidade, infertilidade, dentre outros.

Nasya
Nasya é a administração de óleo medicado no nariz e inalação de fumaça de ervas. O nasya tem a intenção de limpar, remover toxinas e o acúmulo da região da cabeça e da garganta. Este procedimento é geralmente ministrado durante 7 dias e, dependendo da condição de cada indivíduo, até 30 dias.
Durante o período de tratamento é administrado óleos de limpeza, nutrição e oleação da região respiratória (nariz e garganta) e é realizada a inalação de fumaça de ervas específicas para complementar o procedimento.
É muito útil em alergias nasais, pólipo nasal, sinusite, frio crônico, disfunções neurológicas, insônia, perda do cheiro e do gosto, rigidez da garganta. Melhora também a memória.

Rakta Mokshana
Rakta Mokshana é o procedimento de limpeza do sangue com o auxílio das ervas. Esta é uma terapia muito eficaz de purificação do sangue, em que a remoção, com cuidado, de quantidades pequenas e controladas de sangue é conduzida para neutralizar as toxinas acumuladas relacionadas ao dosha Pitta.
O Rakta Mokshana é administrado durante sete dias e começa com a ingestão de GHI medicado e massagens alternadas, com alimentação adequada.
É muito útil em desordens alérgicas da pele tais como eczema, dermatite, psoríase, etc.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 54


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Erick Schulz   
Erick Schulz - Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Emissário Instrutor da Milenar Escola Iniciática Hindu Suddha Dharma Mandalam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa