DEUS CRIOU O HOMEM OU O HOMEM CRIOU DEUS?
Atualizado dia 4/12/2006 10:19:20 AM em Autoconhecimentopor Hellen Katiuscia de Sá
Então Deus criou o homem, e este relembrou da idéia da existência de um Deus, idéia ou emoção esta, inata dentro de cada ser humano. E a resposta da questão varia se formos ao pé da letra: se Deus criou o homem, e este criou uma idéia de Deus a partir da memória celular afetiva – resultado direto do momento de seu próprio nascimento como criatura de um Criador/Creador – essa idéia é fruto de algo que já existia dentro dele mesmo...
Então a resposta é como um círculo fechado... ou contínuo: Deus criou o Homem com a memória de que ele próprio é criação de Deus, e à medida que o próprio homem venha a se lembrar desse aspecto e de suas origens (que ele é parte do Criador), ele voltará para o núcleo de sua origem (Criador/Creador), então ele (o homem) voltará a ter a compreensão de que ele e o Criador são uma única coisa. E a resposta ficará sendo um círculo fechado... ou contínuo, porque o Criador é contínuo, ou melhor dizendo, Eterno! E essa lembrança virá nitidamente ao homem de boa vontade, se este adentrar no caminho de sua própria auto-realização.
A AUTO-REALIZAÇÃO
“Segundo o Evangelho do Cristo, não há "alo-redenção", mas tão somente auto-redenção. O homem não é salvo por algo ou por alguém – o homem se redime, salva, purifica e santifica ele próprio a si próprio, não pelo seu ego humano, mas pelo seu Eu divino, que é o Pai nele, o seu Cristo interno, o Reino de Deus, a Luz do Mundo, que nele está e que ele deve despertar. Esta auto-redenção é Cristo-redenção, Teo-redenção. Em termos modernos, esta auto-redenção se chama auto-realização. Quando Jesus responde ao doutor da lei que o primeiro e maior de todos os mandamentos consiste em que o homem ame o Senhor seu Deus com toda a sua alma, com toda a sua mente, com todo o seu coração e com todas as suas forças – que é isto senão auto-realização? É a purificação que vem de dentro dele, e não de fora dele. Pois assim como, segundo as palavras do Mestre, toda impureza vem de dentro do homem, também toda pureza vem do seu interior. Se do seu ego humano vem a impureza, do seu Eu divino vem a pureza. Toda purificação e santificação do homem vem do despertar do seu Eu divino, que também se chama “renascimento pelo espírito”. Parece que uma elite da humanidade cristã de hoje está começando a compreender esta verdade fundamental da mensagem do Cristo”.
*Fonte: Filósofo e educador Huberto Rohden.
Compreendendo o sentido: se cada qual voltar-se para seu próprio entendimento interior, haverá o conhecimento de si mesmo. E através desse autoconhecimento o indivíduo saberá do que ele gosta e do que não gosta. Saberá o que é melhor para si e para a coletividade com honestidade e transparência emocional, e esse exercício tende a deixar sua consciência cada vez mais clara, a ponto de deixar vir à tona o seu “Eu Divino”.
Esse “Eu Divino” está contido dentro de cada um de nós e a luta é exatamente essa, dele tomar conta de todo o nosso ser. E esse exercício – ou dança da vida – promoverá a auto-redenção de forma individual e intransferível, por se tratar de algo extremamente íntimo a cada ser.
OBS:
"CREAR é a manifestação da essência em forma de existência; CRIAR é a transição de uma existência para outra existência" (Huberto Rohden); Então Crear = Gerar e Criar = cuidar. Para uma melhor compreesão: a mãe gera o filho no útero e o cria no lar.
Hellen Katiuscia de Sá
12 de abril de 2006
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |