Menu

DEVO PEDIR UM FAVOR OU NÃO?

Atualizado dia 6/20/2006 10:29:44 AM em Autoconhecimento
por Deborah Valente B. Douglas


Facebook   E-mail   Whatsapp

A vida nos põe em situações, às vezes, em que nos sentimos inferiores às pessoas que nos cercam. Isso não é ruim, pois mostra que devemos cultivar a humildade e que ninguém é melhor que ninguém. Mas essa situação se torna um pouco conflitante quando necessitamos pedir um favor a alguém.

Não sei se são as normas da sociedade que dizem que nunca devemos nos humilhar para os outros, ou diz que pedir é feio (comparando muitas vezes com a mendicância). Só sei que quando necessitamos um favor de alguém, sempre pensamos duas vezes.

Pensamos primeiramente em não incomodar o amigo ou parente como se necessitar da outra pessoa fosse uma coisa horrível. Colocamo-nos numa condição constrangedora que verdadeiramente não tem razão de ser. Pedir um favor a alguém devia ser encarado como uma forma de confiança e amizade na outra pessoa.

O que nos faz sentir mal quando dependemos de alguém?

A resposta é simples. A desconfiança vem em primeiro lugar. O olhar para "o que os outros irão pensar de nós" se posiciona de forma implacável, mesmo que seja subconscientemente. Isso se deve a muitas histórias de pessoas de índole duvidosa que necessitaram de um amigo e na hora “H” viraram as costas para quem lhes ajudou. Dessa forma, sempre pensamos em situações ruins em primeiro lugar. Isso cria um bloqueio numa situação que poderia transcorrer de forma muito benéfica. Mesmo os muito amigos têm um certo constrangimento de pedir favor um para o outro. Como se o dever do outro fosse adivinhar e obrigatoriamente conhecer nossas necessidades. A maioria diz: “não peço para não incomodar”. Mas, no fundo, será isso mesmo?

Talvez se as pessoas fossem mais humanitárias e tornassem o ato de doar (seja lá o que for) uma forma de rotina em sua vida, não por obrigação, mas por prazer, nem precisaríamos pedir. Ou então, pediríamos de uma forma completamente natural, aplicando o verdadeiro ensinamento de dar e receber.

Enquanto essa situação não se torna realidade, acho que temos que pedir quando necessitamos de algo ou de alguém, mas com a firme convicção de que necessitarão da gente um dia, mais tarde. O reconhecimento é outra história. Alguns fazem disso sua bandeira; outros, não. Mas pedir um favor se torna mais fácil principalmente para aqueles que têm uma índole pacífica, deixando bem claro que você também poderá ajudar de alguma maneira.

O mundo começou com uma troca. Sendo a Terra uma escola, estamos aqui para aprender. E a Terra e todos os que nos cercam dão os seus ensinamentos a cada dia. Como nós também ensinamos os outros. E aprender a pedir de uma forma natural é a troca de doar de forma natural. Agindo assim o constrangimento acaba, a confiança no outro aumenta, aprendemos a estar numa posição de dependência e aprendemos, sobretudo, a ser humildes.

Pedir um favor ou se alguém pedir um favor a você, pode ser uma verdadeira troca de companheirismo, desde que haja reciprocidade do dar e receber. E a finalização de tudo são aquelas palavrinhas mágicas que sempre nos fazem abrir um sorriso: OBRIGADO POR TUDO!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Deborah Valente B. Douglas   
Comecei no Stum em 2001. Escrevia artigos como forma de desabafo, mas vi que a qualidade não estava boa. Estudei bastante e me aperfeçoei na poesia. Hoje tenho dois livros editados, O UM e ATOS REVERSOS, sob o pseudônimo de Alma Collins. Escrever é a sublimação do pensamento posto no papel. Espero que gostem
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa