Menu

Dicas de Inverno

Atualizado dia 6/29/2007 6:21:54 PM em Autoconhecimento
por Tania Resende


Facebook   E-mail   Whatsapp

Inverno! Época em que a natureza hiberna e conserva a sua energia para desenvover novos recursos. Após a caída das folhas no outono, as árvores entram em repouso, preparando a nova geração de flores e frutos para a primavera. O solo descansa para a nova semeação e os animais se encolhem, aguardando a estação dos próximos acasalamentos.

Assim como é na natureza, também é com o ser humano. No inverno costumamos nos recolher para dentro de nós mesmos, nos tornamos mais introspectivos e tendemos a ser mais silenciosos. Entramos na estação da introspecção e do recolhimento. O silêncio do inverno contrapõe-se aos ruídos do verão. Preferimos atividades mais tranquilas e em espaços fechados, levando-nos a convivências mais íntimas e aconchegantes. O corpo necessita armazenar maior quantidade de energia para manter a temperatura corporal em níveis adequados.

Para a medicina chinesa, o inverno é a estação da quietude e do armazenamento, repleto de dias curtos e noites longas, representado pela imagem da semente, que guarda em si o potencial para gerar uma grande árvore. É regido pelo elemento água e está relacionado com os rins e bexiga. A água está desgastada por seu uso intenso na primavera e verão e, ainda, pela seca do outono. A água é o elemento que gera e mantém a vida, sendo que 75% do nosso corpo é constituído de água. Água é, portanto, a essência da vida!

O inverno é, pois, o período em que fortalecemos a nossa essência. Fortalecer a essência também significa nutrir a seiva, a energia vital armazenada nos rins, cuja fluidez se dá através do elemento água, segundo conceitos orientais. Segundo a medicina chinesa, o frio, o vento e a umidade desfavorecem o equilíbrio energético do organismo, abrindo espaço para uma série de distúrbios, muito comuns no inverno. Há um ditado popular na China que diz: "Quando uma pessoa alimenta-se bem no inverno, adquire força suficiente para capturar um tigre na primavera." Isto significa principalmente respeitar o novo ritmo do corpo, que se apresenta mais lento em seu metabolismo para armazenar a energia necessária e suportar as temperaturas mais frias.

Portanto, no inverno o conselho é: dormir mais um pouquinho durante a noite, ficar mais em casa, arrumar as gavetas e economizar o gasto de energia. É hora de fortalecer o íntimo, a essência, a seiva, a energia vital. Com este estoque a matéria orgânica estará cheia de vida para renascer na primavera e ainda para abrigar o fogo do verão. É o momento de olhar para nossos projetos interiores, fortalecê-los e armazenar recursos, preparando-os para florescer na primavera.

Os alimentos líquidos não devem ser esquecidos, tais como chás, sopas e cozidos, que além de auxiliar na hidratação corporal, ainda colaboram na manutenção da temperatura corporal. Lembro ainda que ingerir grandes quantidades água é fundamental para que a energia vital adquira a fluidez necessária para percorrer todo o organismo. Desta forma os rins são também fortalecidos e purificados.

Uma das melhores formas de contribuir para o aquecimento do corpo é através de chá de casca de tangerina: raspa-se um bocadinho da casca e coloca-se em água para ferver como qualquer chá. Se acrescentar raiz de gengibre consegue-se um efeito ainda melhor.

Nesta época tendemos a preferir alimentos tais como carbohidratos, frituras, feijoadas e doces, mas eles devem ser evitados ou consumidos com moderação. Estes alimentos tendem a enfraquecer o organismo na medida em que necessitam de uma grande quantidade de energia para serem metabolizados. E isto resulta num efeito contrário ao que se busca! Lembre-se: é tempo de armazenar! Nozes, castanhas e sementes são altamente recomendadas, pois possuem os níveis exatos de gorduras facilmente metabolizadas pelo organismo, além de nutrir, aquecer e elevar a energia corporal.

As frutas cozidas (como banana com mel e canela, no forno) podem ser ótimas alternativas para os doces, pois além de aquecer, nutrir e fortalecer o organismo, ainda trazem leveza ao estômago; sendo de fácil digestão exigem menor uso de energia corporal para metabolizá-las.

Acrescentar raspas de gengibre e cravo da índia aos alimentos ajuda a aquecer o corpo. Exercícios físicos são muito recomendados, pois ao ativar a circulação, aquecem e revitalizam.

Quando seguimos em conformidade com a natureza, preservamos nossa saúde e nos tornamos pessoas mais felizes!

Tania Resende
www.animamundhy.com.br
Sobre Workshop Magnified Healing®, em 08/07: link

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Resende   
Eu Sou simplesmente Tania Resende. Maiores informações em: www.animamundhy.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa