auravide auravide

Dicas de Outono

por Tania Resende

Publicado dia 15/4/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


O outono é a estação de moderação das atividades, de colheita e preparação para o inverno. É o momento da natureza em que os alimentos são conservados e armazenados enquanto as folhas caem e a terra fértil prepara o seu recolhimento de inverno.

Assim como é na natureza, também é dentro de nós. No outono colhemos e armazenamos todos os nossos alimentos (físicos, mentais, emocionais e energéticos) para com eles termos o sustento durante o inverno. É, pois, o momento de olhar para o nosso plantio, avaliar o que está bom para armazenamento e o que deve ser descartado, por não mais servir. Assim preparamo-nos para o recolhimento que a estação de inverno nos propõe.

Ingerir alimentos e obter ar (oxigênio), assimilar e utilizar combustíveis e, então, livrar-se das coisas desnecessárias é um dos aspectos que o outono vem nos trazer, segundo a medicina chinesa. Então, no outono tendemos a comer mais que no verão e nosso corpo pede por alimentos mais nutritivos, quentes e úmidos, uma vez que é também a estação da seca e dos ventos.

Os alimentos devem ser de preferência cozidos, grelhados ou assados, evitando-se sempre que possível os crus. Os sabores doce (frutas, arroz, carnes, leite), salgado (sal e frutos do mar) e ácido (queijos, frutas cítricas) são altamente benéficos uma vez que são rapidamente transformados em energia para o corpo.

Deve-se diminuir (não eliminar) a ingestão de alimentos com sabor picante (condimentos), amargo (verduras cruas) e adstringente (tofu, feijões, ervilhas, caju, caqui). Cominho, gengibre, canela, sal, cravo, mostarda e pequena quantidade de pimenta são aceitáveis e combatem o frio. As sementes (amêndoas, nozes, castanhas) podem ser consumidas nos intervalos das refeições pois são altamente nutritivas.

Para a medicina chinesa o outono é a estação que se relaciona com o pulmão e o nariz, assim como com o intestino grosso e a pele. Portanto, são comuns as tosses, diarréia, prisão de ventre, falta de vitalidade, problemas de garganta e esôfago, fragilidade emocional, asma, bronquite, gripe, coriza, nariz entupido, choro freqüente que são sinais de desequilíbrios nesta estação. A pele tende a ressecar.

Ingerir líquidos é altamente recomendável para combater a secura da estação além de facilitar a diluição do muco que o sistema respiratório poderá estar formando. É a época em que se deve tomar muito chá, e o chá de hortelã traz um elemento especialmente positivo, sendo ao mesmo tempo de sabor picante e não produz calor em demasia. Lembrando que o outono ainda é quente, em comparação com o inverno.

Os chás - erva doce, camomila, canela, gengibre - são bem-vindos e poderão ser consumidos ao longo do dia, de preferência mornos, com mel e limão.

A emoção que o outono propicia é a melancolia e o choro e estas se manifestam quando algo está em desequilíbrio. Então, o sol entra como um forte aliado, pois além de ser fonte de calor, ainda promove alegria. Ambientes de montanha e locais de onde brote água são ótimos para recompor e reequilibrar as energias neste período.

Tania Resende
www.animamundhy.com.br

Inscrições abertas para o Grupo de Estudos e Práticas do livro "Um Curso em Milagres": um estudo maravilhoso, transformador e modificador de todos os nossos padrões! Informe-se: https://www.somostodosum.com.br/clube/eventos.asp?id=1669

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9

foto-autor
Sobre o Autor: Tania Resende   
Eu Sou simplesmente Tania Resende. Maiores informações em: www.animamundhy.com.br
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa