Menu

Dicas de Primavera

Atualizado dia 9/28/2007 10:42:29 AM em Autoconhecimento
por Tania Resende


Facebook   E-mail   Whatsapp

Após o "interminável" inverno, com aquela preguiça latente, uma vontade de não fazer absolutamente nada, comer até "pelos cotovelos", entupir-se de doces e chocolates... Finalmente, surge a primavera! E a primavera vem trazendo consigo um sentimento de renovação e renascimento! Na natureza é o momento de semear, momento em que os animais saem de suas tocas em busca de parceiros para acasalamento! A hibernação finalmente acabou!

E para nós, humanos? O que significa a estação da primavera?

Quando estamos equilibrados, a primavera vem trazendo uma nova força, um novo propósito, a vontade de renascer e finalmente agir! É o momento então de olhar para fora, de renovar, sentir o aroma das flores, encontrar pessoas, fazer novos contatos...

Lembra aquele recolhimento do inverno e toda a arrumação de armários? Pois então, muitas coisas devem ter sido revistas e desprezadas, algumas foram para o lixo mesmo! E agora a primavera traz a vontade de preencher o vazio, de renovar tudo, sair do velho e assimilar a nova vida que está chegando! Comprar roupas novas, novos livros, novos projetos, muitos dos quais ficaram engavetados por durante toda uma estação são desejos que se despertam e as tendências inerentes a primavera!

Quando estamos em harmonia com a natureza é esperado que comece a surgir uma alegria interna e um ânimo novo em relação à nossa própria realidade!

Para nós, a primavera é o momento de semear, de plantar, para podermos colher mais adiante. Então, é o momento de dar início aos novos projetos, ás novas atitudes!

Para a Medicina Chinesa, o elemento que rege a primavera é a madeira. Madeira representa a força da geração da nova vida, da criatividade e da capacidade de mudar! A madeira começa a vida com uma pequena semente plantada no interior da terra, transforma-se numa arvorezinha e desenvolve-se até tornar-se uma linda e frondosa árvore, a qual dará frutos e ainda produzirá as sementes das novas gerações! A primavera, então representa a vida que cria raízes fortes e profundas na terra.

Porém, a madeira é flexível! Já observaram uma árvore ao vento? Ela não é totalmente rígida, apesar de envergar e movimentar-se ao vento, molda-se a ele e é suficientemente forte a ponto de não quebrar-se facilmente!

Quando estamos em harmonia com a nossa própria essência, o elemento madeira se manifesta trazendo-nos a força para lidarmos com as intempéries da vida, sem nos dobrar a ponto de quebrar! Ter esse elemento equilibrado significa criarmos nossas raízes sólidas aos nossos propósitos de maneira tão perfeita que não haverá necessidade de rigidez ou fraqueza!

Flexibilidade adequada e força suficiente: esta é a mensagem que o elemento madeira nos traz! Flexibilidade e força para a geração dos novos projetos!

Uma pessoa saudável e com raízes firmes desloca-se sem esforço pelos ciclos da vida! Vai germinar e produzir frutos!

No aspecto emocional, quando o elemento madeira está em desequilíbrio, podemos ter certa dificuldade em controlar a raiva, sentindo-nos irritados com tudo e com todos, gerando um mau humor constante e fortes tendências a expressar-se agressivamente. Isto acontece porque o elemento madeira rege também o fígado, o qual por sua vez, tem como emoção associada a raiva e o julgamento. Esta é uma tendência típica da estação, ao qual devemos prestar atenção, evitando entrar em discussões desnecessárias, desenvolvendo paciência e calma em tudo e com todos! Isto passa na medida em que nos sintonizamos com nosso interior e deixamos que as novas energias entrem e assumam o comando de nossas ações.

Quando o elemento madeira está em desequilíbrio, gerando raiva e mau humor, uma boa medida no sentido de curar esta questão, é olhar um pouco para o próprio enraizamento, olhar para os projetos de vida engavetados ainda, verificar o que necessita de renovação e ainda verificar se há permissão para deixar o novo entrar. Permitir tornar-se mais flexível diante da vida e deixar a força interna se manifestar em amor pela vida!

Se você não fez a "faxina" do inverno, se não se permitiu olhar para dentro e reavaliar sua realidade, este é o momento de fazê-lo, pois ajuda a equilibrar o elemento madeira. Lembre-se: a semente se enraíza em solo propício, e isto implica em organização também! Jogar fora o que não serve mais, reorganizar velhos papéis, organizar sua rotina de maneira mais adequada, preparar a terra para receber as novas sementes, enfim, isso ajuda a recompor o equilíbrio do elemento madeira.

Para a Medicina Chinesa a primavera é a estação de cuidar do fígado, já que madeira e fígado estão associados. Fácil saber por quê!

Após longo período de sobrecarga devido aos alimentos mais "pesados" do inverno, o fígado necessita de cuidados na primavera. Portanto, é o momento de cuidar da alimentação, dando preferência por alimentos mais leves que não sobrecarreguem o fígado!

As folhas - especialmente as verde-escuras, como agrião, rúcula, almeirão e escarola - e frutas vermelhas tonificam o fígado e devem ser usadas em todas as refeições. Diminuir a ingestão de álcool, gorduras, comidas com sabores doces (açúcares, mel,) e carboidratos, já que nos fartamos deles no inverno! O momento é de desintoxicação! Um bom suco de frutas com folhas podem ser uma ótima saída! Hortelã cai muito bem com diversas frutas!

Para quem gosta de chás, o próprio chá de hortelã é uma boa pedida, uma vez que é digestivo e refrescante! Você ainda pode optar por chá verde após as refeições.

Dente de Leão pode ser considerado um bom chá da primavera, pois além de ser uma planta abundante durante a primavera, é digestivo e levemente laxativo, aumenta a produção de biles e facilita a digestão das gorduras, sendo ainda um diurético de ação leve. É considerado depurativo e é indicado após abusos alimentares. Uma a duas xícaras ao dia é suficiente.

Os tendões, ligamentos e músculos também estão relacionados com o elemento madeira, portanto a primavera é o período em que estamos mais sujeitos a contraturas musculares, estiramentos, pancadas, torcicolos, dores na coluna, pinçamentos e câimbras. Para amenizar esta tendência, é preciso se preocupar com algo que nossos avós tanto falavam: cuidado com o vento, pegue um cachecol, aqueça o corpo, não saia de cabelos molhados, cuidado com a mudança de temperatura, leve sempre um agasalho ... Eles tinham razão!

Segundo a Medicina Chinesa os ventos de primavera, assim como as mudanças bruscas de temperatura (tão comuns nesta época do ano), são nocivas ao corpo, podendo acarretar os problemas acima mencionados.

Para os que gostam de se exercitar, é necessário se preocupar um pouco mais com o aquecimento e alongamento antes dos movimentos, já que tendões e músculos estarão mais sensíveis nesta época.

De mais, aproveite a primavera e tudo o que ela traz de bom! Passeie muito ao ar livre, abra-se para as amizades, cheire flores, ouça o canto dos pássaros, busque a natureza fora e dentro de você: ela está irradiando vida!

Tania Resende
www.animamundhy.com.br

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Resende   
Eu Sou simplesmente Tania Resende. Maiores informações em: www.animamundhy.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa