Menu

Dores da alma - Quando procurar ou indicar ajuda psicológica?

Atualizado dia 5/1/2019 10:18:54 PM em Psicologia
por ANA PAULA DE JESUS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando alguém nos procura para desabafar sua dor ou confessar uma angústia, não está em busca de um julgamento. Às vezes, nem mesmo quer que você solucione o problema dela, pode ser que só precise de alguns minutos de sua atenção.

Pode ser que você não possa fazer absolutamente nada pela pessoa, mas ouvir atentamente um amigo pode ser a única coisa que esse amigo precisa no momento. Se você puder, doe um pouco do seu tempo para conversar com alguém.

Caso você que se propõe a ouvir perceba que essa pessoa precisa de uma ajuda profissional, ajude-a a encontrar um(a) Psicólogo(a) com quem se sinta bem em partilhar seus sintomas, medos, ansiedades, angústias etc.

Um bom amigo ouvinte pode ter um grande papel na vida do outro ao perceber que ele não dá conta sozinho daquela dor. É fundamental ter uma rede de amigos em quem podemos nos apoiar. São eles que nos acolhem nos momentos mais difíceis e são preciosos os dias em que nos fazem felizes.

Um abraço, um carinho, uma palavra amiga ou apenas um ouvido disposto a escutar, podem fazer toda a diferença na vida de alguém num momento de dúvidas ou dor. Embora o tratamento dessa dor precise ser acompanhada por um profissional ou uma equipe a depender do caso (psicólogo, psiquiatra), muitas vezes são os amigos que dão o ponta pé inicial para que o outro chegue a buscar essa ajuda especializada.

Nada irá substituir uma boa e acolhedora conversa com um amigo, porém, a depender de cada situação, como casos de depressão, ataques de pânico, ansiedade, pensamentos suicídas, insônia e etc, somente conversar não vai resolver o problema, embora ajude também. É por isso que é tão importante a conscientização de todos quanto a necessidade de acompanhamento psicológico e em alguns casos psiquiátrico.

Se você tem um amigo que sofre de grande angústia psicológica como uma depressão ou ansiedade extrema, indique a ele procurar um profissional especializado, um(a) psicólogo(a) possui o conhecimento e a técnica necessários para trabalhar os motivos que levam essa pessoa a sentir tais sintomas.

Pode ser que você que chegou até esse artigo seja a pessoa quem está a sofrer, nesse caso, além de compartilhar suas dores com os amigos mais chegados e acolhedores, que super ajudam nas crises, vá em busca de entender o que está acontecendo com você numa psicoterapia.

Entender os motivos que o levam a apresentar sintomas como depressão, ansiedade, pânico, estresse etc., podem ajudar você a amenizar tais dores. Ainda que esteja devidamente medicado, enquanto não tratar os motivos do adoecimento, não tem como sair do ciclo da dor.

Por isso, procure um(a) médico(a) para as dores do corpo e um(a) psicólogo (a) para as dores da alma, esse profissional irá ouvir sem julgar e aplicar técnicas direcionadas para a sua melhora. Cuide de sua saúde mental!

Se você não estiver dormindo bem, demora para pegar no sono ou acorda antes do tempo certo, não se alimenta direito, vive cansado (a), estressado (a), apresenta angústias que não consegue nomear, tudo isso são indícios/sintomas de algo que está acontecendo com você e precisa ser trabalhado adequadamente. Não espere piorar para procurar ajuda, não precisa fica insuportável para que consulte um(a) psicólogo(a).

Se a sua saúde física e mental não estiverem em dia nada mais na vida vai bem.Nosso corpo é uma máquina que precisa de manutenção, de reparos e se não o fazemos no tempo devido, seremos obrigados a parar “na marra”, cedo ou tarde. Por isso, preste atenção aos sinais que seu corpo dá. Procure ajuda antes de ter uma crise que o(a) obrigue a fazer isso.

Caso queira maiores informações sobre o assunto, entre em contato. Terei prazer em responder e ajudar naquilo que puder.

Ótima semana a todos!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ANA PAULA DE JESUS   
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica).
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa