Menu

É preciso acreditar em seus dons!

Atualizado dia 11/14/2014 7:53:40 PM em Autoajuda
por Suzy Reigado Ferreira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos artigos anteriores deste site, abordamos a existência ou não do Destino, como nos conhecer individualmente através do nosso nome de batismo e das energias a elas vinculadas, e a conspiração cósmica para a realização do propósito de cada um. Hoje, falaremos das dificuldades dessa realização.

Todos nós, a partir do momento que reencarnamos, somos influenciados pelo mundo externo a nós, a principio pela nossa família e a criação de nossos pais, pela sociedade em que vivemos, quer seja pelos dogmas impostos por religiões ou filosofias mais conservadoras, e aí incluímos também a limitação de nosso próprio Ser em assumir este novo Destino. Ao reencarnarmos, “esquecemos” de muita coisa “lá atrás” até para não nos atrapalharmos mais ainda nesta Vida, mas por alguns momentos temos alguns lampejos de maior esclarecimento a este respeito, quer seja através de insights, sonhos ou pela ajuda de nossos mentores.
Nascemos com capacidades e talentos naturais. Estes dons são presentes dados por Deus ou podemos chamar de Universo, a fim de que possamos usá-los a favor de outras pessoase em nosso meio. Estes são responsáveis pela facilidade ou prazer que encontramos para realizar certos trabalhos, é uma inclinação ou predileção por tais afazeres. Temos como exemplo: as habilidades manuais, de raciocínio lógico, o talento musical, a capacidade espacial, interpessoal, comunicação, curadora, entre outras. Eles nos vêm como dons de Deus, infundidos na pessoa, que geralmente são transmitidos pela genética/espiritual ou ao se desenvolver uma prática. São os chamados dons naturais.

Mas como descobrir quais as nossas habilidades ou talentos?

(1) Primeiramente, tenho que colocar no meu coração o desejo de usá-los, independente de vergonha, coragem (que por acaso possa existir) ou tempo. Temos que usá-los da melhor maneira possível, ou seja, naturalmente e para um bem maior.

(2) Podemos fazer uma lista de todas as nossas habilidades:
Cozinho bem? Gosto de receber visitas? Gosto de vendas?
Gosto de ajudar o necessitado? Aconselho os que estão aflitos? Gosto de cantar? Gosto de ensinar? Gosto de criar? Gosto de conversar com os idosos? Gosto de crianças? Gosto de tecnologia? Gosto de conhecer lugares e pessoas?
Eu posso estar limpando os bancos do templo da igreja, cantarolando hinos de louvor a Deus e estar fazendo de todo o coração, com toda a sinceridade. Outra pessoa pode estar cantando um hino cuja mensagem é belíssima e profunda (sua voz também é muito bonita), mas as palavras que ela está proferindo estão saindo da boca para fora e não de dentro do coração.
Nenhuma habilidade é mais importante do que outra, porque o TODO olha para o coração e sabe se há ou não sinceridade naquilo que estamos fazendo "para Ele" ou para o TODO, e todas são igualmente importantes.

Efésios 10:31 diz: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”.

O Ser humano é muito influenciado pelo seu meio, porque na maioria das vezes não se auto apoia em seus propósitos, desacredita de sua capacidade interior, da sua centelha divina e a sabedoria infinita que o acompanha em todas as suas reencarnações – na capacidade da mudança e transformação que apenas a ele lhe compete e isto vemos em todos os lugares nas mais diversas formas. Esperamos que o Governo faça por nós, mas o que fazemos em benefício da sociedade? Esperamos que o nosso companheiro nós apoie em nossos propósitos, mas será que não somos nós que devemos nos apoiar? Limitamo-nos em nossa idade nos dando desculpas pelo medo do fracasso na realização de algo novo!

A grande maioria das pessoas escolhe as suas profissões de forma errada, muitas vezes a alma ficaria imensamente feliz se fosse um músico, por exemplo, mas a família acha que isso não dá dinheiro e aí se limita em ser um advogado, que até ganha razoavelmente, mas será infeliz pelo resto de sua vida. Tem quem decide ser um administrador enquanto poderia ter sido um renomado arquiteto ou um empresário no ramo de construção, ou tem talento para as artes, mas prefere trabalhar como secretária, pois é mais seguro. E assim, a grande maioria se limita em ser o que é mais seguro ou mais simples talvez.

Mas o que significa segurança para você? Ninguém está seguro, nem mesmo em uma instituição governamental ou algo parecido. A verdadeira segurança está quando você escolhe um caminho e se sente “confortável nele”, pois que é só seu. E este conforto vem não do dinheiro que você ganha, pois este é apenas uma consequência de seu trabalho, e sim, das respostas que intuitivamente nascem e brotam de dentro de você sem nenhum esforço, pois este é um dom nato de sua alma e ninguém pode lhe tirar – apenas a sua descrença em si mesmo, o seu medo ou, quem sabe, a influência de seus pais ou de qualquer pessoa á sua volta? Precisamos ficar atentos em quem e o que realmente queremos apoiar, e no que vale a pena acreditar.
Existem também os dons do Espírito Santo que são os dons mais elevados. São, de fato, mais elevados, pois vêm de uma realidade sobrenatural que está acima das realidades terrenas. Trata-se dos dons de Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus e, ainda: Línguas, Discernimento, Fé, Cura e Milagres.

Sobre os dons do Espírito, “Deus é a fonte dos dons espirituais que transcendem toda maneira de ser das coisas”.

Contudo, estes dons espirituais “mais elevados” manifestam-se por meio de nossas características humanas, ou seja, em nossas capacidades naturais. “As perfeições invisíveis de Deus –percebidas pelo intelecto”, e qu não somente seu eterno poder, mas também a sua eterna divindade – são percebidas atraves do intelecto." Quando pedimos a intervenção dos dons do Espírito, estes perpassam nossas capacidades humanas de duas formas:


A primeira é percebida mais facilmente, uma vez que nos colocamos disponíveis à ação sobrenatural do Espírito e pedimos Sua comunicação conosco. Ele age nas faculdades humanas, geralmente na memória e nos sentidos, inspirando-nos com imagens, lembranças, trechos bíblicos, com uma palavra específica de exortação ou revelação, por uma sensação física ou a impressão-intuição acerca de algo até então desconhecido. Tudo isso para revelar o que ocorre de sobrenatural e terreno, que está oculto aos olhos humanos, mas, que nos ronda e nos cerca. Desenvolvemos o modo de Deus falar em nós, a linguagem d’Ele conosco, para a edificação do Mundo e de nossa própria.

E a segunda forma, que talvez poucas pessoas tenham percebido, é o modo como os dons espirituais ampliam os horizontes das nossas capacidades humanas. Os dons sobrenaturais depositam algo em nossos dons naturais que os capacitam ainda mais. A Sabedoria do alto potencializará o saber humano; o discernimento dos espíritos aperfeiçoará a sensibilidade de discernir humanamente; o dom da Fé, vindo da escolha de Deus por cada um, alça a pessoa a querer conhecer mais a Sabedoria, fazendo de sua fé um principio de vida, embasado também em conhecimento teológico, tecnológico e assim por diante.

 

Um cientista pode ter autoridade em tudo o que estuda e pesquisa, mas a Ciência de Deus lhe virá pela fé, numa revelação daquilo que ele não pode alcançar por esforço próprio.

Antes mesmo de ser visitado pelo Senhor e compor a famosa oração em que pediu o dom da Sabedoria, Salomão já era tido como sábio. A Sagrada Escritura cita seu pai, Davi, o aconselhando a agir com sua inteligência nata (cf. I Rs 2, 6). Somente mais  tarde é que, em sonho, Deus lhe aparece e lhe concede o direito a um desejo (cf. I Rs 3, 5-15), e então ele, que poderia ter pedido qualquer coisa ao Altíssimo, explicitou o desejo pela Sabedoria, o dom do Céu (cf. I Rs 3, 5-15).

 
 

Também o livro da Sabedoria mostra o Rei Salomão testemunhando a procura e o amor a esse dom (cf. Sb 8, 2) antes de manifestar seu pedido ao Senhor (cf. Sb 9).

A capacidade pessoal passa a ser uma predisposição para, em conjunto com o Espírito Santo, manifestar ambos: o dom natural e o sobrenatural.

 

Quanto mais usamos os dons espirituais, mais entramos em sintonia com a Energia Divina e com nós mesmos, e, dessa forma, tanto mais nos tornamos homens e mulheres com apurada sensibilidade aos dons naturais que temos.

 

Deixe os dons do Alto invadirem sua humanidade, assim como todos os seus talentos, pois essa é apenas uma forma de descobrirmos como somos e como seremos verdadeiramente na eternidade, o que viemos a Ser. 

Que você não seja rico em posses, mas rico em dons. E que esses dons se estendam a muitas pessoas á sua volta. 

E que estas pessoas cresçam através deles.

E que o Universo lhe dê a coragem em assumi-los, bem como a paciência e a perseverança para fazê-los 

crescer todos os dias de sua Vida!


Namastê

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 27


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suzy Reigado Ferreira   
I- Chácara Sementes de Luz- Itaici- Indaiatuba-(019) 9.8102-6510 Canal You Tube- suzy reigado ferreira instagram- Suzy Reigado Terapias Facebook- Suzy Reigado Terapias
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa