Menu

É preciso aprender a amar!

Atualizado dia 6/23/2023 3:28:57 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Poucos, infelizmente, conhecem a diferença entre gostar e amar. Até aquele que pensam que amam, na verdade, não amam, apenas são movidos por paixões. 

O amor, nas palavras de Paulo, não busca os seus próprios interesses. O homem que tenta possuir o objeto que supostamente ama, simplesmente não ama, apenas está dando azo aos seus desejos. Todas as vezes que tentamos possuir algo ou alguém, sob o pretexto de amá-los, estamos incorrendo no erro da posse, querendo que o outro preencha o vazio que é nosso e deve ser preenchido com a própria consciência.

Tratar o outro como uma propriedade, exigindo que ele se torne uma extensão do nosso próprio ser, é egoísmo e não há outra palavra para isso.

Uma vez perguntaram a Buda qual era a diferença entre amar e gostar. Buda deu o exemplo da flor: "Quando você gosta de uma flor, quer apenas colhê-la. Mas, quando você a ama, quer regá-la diariamente. Aquele que entender isso, compreenderá a vida".

Estamos em um nível primitivo de compreensão da dinâmica que envolve os relacionamentos, ainda tratamos o outro como um objeto, querendo possuí-lo, direcioná-lo, enquadrá-lo dentro de parâmetros que são nossos e que nos deixam confortáveis, afinal, o objetivo do outro é nos trazer algum tipo de prazer, pois é isso que esperamos dele. 

Os outros precisam interpretar o que nós, como diretores do filme, lhes demos. Não aceitaremos improviso, não toleraremos mudanças no roteiro, afinal, o filme é nosso, tudo foi idealizado por nós, para atender às nossas necessidades e não aceitaremos quaisquer transgressões. 

Percebem o tamanho dessa insensatez?

É preciso entender que amar, como no caso da flor, é cuidar, permitir que ela floresça e manifeste a sua própria natureza. Querer que o outro resolva demandas internas nossas é pura projeção. O outro não deve ter funções dentro da gente, muito menos em nossas vidas, o outro sempre vai estar envolvido com os seus próprios interesses, nada pode  ser mais legítimo do que isso!

O amor é aquilo que existe divino em nós, é a nossa essência, revela-se como a 'substância' do nosso Verdadeiro Eu: somos amor!

Se Deus é amor, como está escrito em João, somos amor também, pois o nosso DNA é divino. Como pode um jacaré parir uma girafa? Não pode! Portanto, se somos filhos de Deus, somos Deuses e pronto. Filho de peixe peixinho é, filho de Deus deusinho É. 

Nossa Verdadeira Natureza é o amor, aprender a amar é manifestá-la. Enquanto confundirmos o amor com desejos, estaremos distantes dessa compreensão. 

Existem aqueles que querem possuir e aqueles que se deixam possuir. Essa realidade doentia nas relações humanas ainda se faz presente nesse estágio em que nos encontramos. Só expandindo a consciência além do mundo das formas, através de um pensamento sistêmico, poderia mudar esse quadro. 

Ninguém é de ninguém, nunca foi e nunca será! Isso que assistimos em nossa civilização é uma forma sutil de escravidão, está muito longe de ser chamado de amor. O amor liberta, não sufoca, não manipula, ele simplesmente É.




Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa