Menu

Elogios e Críticas

Atualizado dia 8/2/2016 10:59:06 AM em Autoconhecimento
por Mônica Turolla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Elogios sugerem algo positivo e críticas algo negativo na maior parte das vezes, porém, críticas feitas por um amigo de verdade na realidade embutem um elogio... – “Você pode ser melhor do que já é!”, e um elogio pode conter um interesse oculto envolvido.

Tudo pode ser negativo, tudo pode ser positivo. A água mata a sede, muita pode afogar. O sol aquece, muito pode queimar.

Quando amamos alguém e usamos uma crítica, a crítica construtiva, o próprio nome já diz, a finalidade é construir. Construir, por assim dizer, um alguém melhor. Quando eu critico um amigo é porque confio que ele pode melhorar, que esta informação ou sugestão pode ser útil. Quando elogio um amigo, me alegro com suas conquistas.

Tudo que chega até nós pode ser usado de acordo com a nossa escolha, e a melhor escolha é usar em favor do nosso bem-estar. Ao ouvir uma crítica podemos até num primeiro momento sentir um desconforto, mas se ouvirmos com ouvidos claros, utilizando o bom senso sempre é possível aproveitar algo em nosso benefício, e é lógico que se não identificarmos uma utilidade podemos descartar, simples assim, sem nos desestabilizarmos.

Temos aprendido que é necessário alcançar a perfeição, e isso torna a crítica quase como um atestado de incompetência, de imperfeição, daí o desconforto inicial quando ela chega. A nossa perfeição reside justamente na imperfeição que nos possibilita crescer e evoluir constantemente, não há limites para ser melhor.

Por outro lado, o elogio, tão gostoso de ouvir, pode nos pôr a perder. Certa vez ouvi: “Elogio é como chiclete, mastigue, mas não engula”. Assim como a crítica pode nos soar desconfortável, porém, pode se tornar motivadora, o elogio pode soar confortável demais, como se já houvéssemos atingido a ‘’perfeição” e talvez, trazer acomodação. Um elogio pode ser sincero ou bajulador, uma crítica pode ser construtiva ou não.

O uso que será feito de cada um depende de nós, da nossa decisão de alcançar o bem estar através do que quer que chegue até nós. Assim como a crítica não é uma sentença de imperfeição, o elogio não é um decreto de perfeição.

Saber ouvir um e outro, e extrair o melhor de ambos. Isto é felicidade!

Mônica Turolla  

Visite meu site: link

Artigo escrito em 22/09/2015 para o Hora Certa - programa de notícias da Rádio Cacique 1510 AM /Santos, onde Mônica Turolla faz o quadro "Terapia da Felicidade", toda segunda-feira, às 11:30h.

Ouça ao vivo no link ou 1510AM - Rádio Local

Acesse o canal no youtube e ouça os programas gravados link


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mônica Turolla   
desbloqueio emocional - EFT e Three in One Concepts, coaching, terapia de regressão, hipnoterapia, florais, reiki, acupuntura Cursos e Atendimento presenciais e online
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa