Menu

EMOÇÕES E ESPIRITUALIDADE

Atualizado dia 4/27/2006 6:50:44 PM em Autoconhecimento
por Eda Cecíllia Marini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre que se fala em emoções, imediatamente faz-se ligação com algo passional, intempestivo, perturbador e até proibido. Devido às tradições culturais, aos credos, seitas ou religiões, emoção é sinônimo de intemperança, paixão, descontrole, perigo e, por incrível que pareça, em alguns casos, sujeira. Já chegaram a ser definidas como o lado negro do ser humano; como tal, deveriam ser reprimidas e suprimidas, elegendo-se o comportamento racional – calculista e frio – como o modelo ideal para um ser humano forte e equilibrado.

A sabedoria antiga de várias raças sempre indicou que emoções são forças energéticas próprias da essência do ser provenientes da Inteligência Universal. Ela não faz nada à toa ou errado. Por isso fazem parte do Espírito, como ferramentas próprias ao uso para sua evolução. Para aproveitar-se todo o potencial e bom uso de uma ferramenta, faz–se mister conhecê-la: sua finalidade, sua construção e modo de uso, assim como sua funcionalidade. Assim é com as emoções - ferramenta energética do espírito - que impulsionam e desencadeiam atitudes, sentimentos, sensações e comportamentos levando o indivíduo à mudança de padrão, material ou espiritual.

Em toda energia há força, ação, a qual alavanca os acontecimentos. Então, emoção é também é força e ação. O “xis” da questão está em aceitar sua existência como tal, e aprender a conhecê-la, com verdadeira modéstia e humildade, convivendo sem conflitos em todos os aspectos e condições em que se apresentam.

Quem nega a força da coragem frente a um desafio aparentemente impossível? Frente à injustiça? Quem nega a força da raiva que nos leva a nos defender quando agredidos? E também conduz ao ódio, à vingança e até à morte, inclusive à morte daquele que está sentindo a raiva? É uma força tão grande que pode ser exercida sem ao menos se levantar um dedo, somente com a força do pensamento e do desejo… do olhar… do tom de voz… Por aí constata-se como as emoções são poderosas na evolução completa do Homem, quando usadas com sabedoria.

Nada que o Pai criou foi sem razão. Tudo tem um motivo e um objetivo. É preciso entender os mecanismos de uso, sua finalidade, sua essência, não através do mental, mas sim do sensório existente na Alma, verdadeiro repositório da divindade e seu potencial.

Emoções reprimidas, recalcadas, remoídas são energias represadas, acumuladas e que, fatalmente, se exteriorizarão de modo inadequado, em momentos impróprios e com as pessoas erradas. É doloroso ver o que o indivíduo muito reprimido e controlado produz em sua vida e em seu corpo; aqui, controlado e reprimido são sinônimos de cristalizado em suas convicções e comportamentos, inflexível e irredutível em seus julgamentos, conceitos e atitudes. Criam-se inimizades, solidão; o vitimismo e a autopiedade se tornam regras de vida como saída, tornando este indivíduo uma pessoa chata e de difícil convivência. As doenças físicas se instalam confortavelmente, mostrando no corpo os núcleos das energias pesadas, condensadas e lá fixadas. A doença é a válvula que indica o nível de pressão dentro da panela, leia-se, do indivíduo. Pressão alta, dores musculares, doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes, problemas de articulação e de coluna vertebral são alguns dos sintomas de energia emocional reprimida e cristalizada.

Que potência temos ao nosso uso! Que super ferramenta o Universo nos proveu! Somos capazes de materializar a energia em nós, e sem perceber!

Por outro lado, emoções desenfreadas – resumo de vaidade, orgulho, autoritarismo, pretensão, ambição desequilibrada – são como uma manada de touros em uma plantação de flores: um arraso só. Um tirano arruina tudo e todos por onde passa, desde uma família até uma nação; usando a força de sua vaidade, da crença e confiança em sua superioridade para alcançar seus objetivos; é drástico, antiético, cheio de egocentrismo e pretensão e, do alto de seu pedestal, na plena certeza de sua soberania, humilha, destrata e derruba as instituições e ânimos.

A Inteligência Universal, em sua suprema sabedoria, deu esta energia ao Homem juntamente com a razão, inteligência e arbítrio, para que este a usasse com lucidez e equilíbrio. O Homem deixou de ser puramente instinto (animal) para ser emoção, sentimento (hominal). Nada foi criado sem finalidade e função. Confirmando o que diz a tradição - fomos criados à imagem e semelhança de Deus - o grande Jesus define com segurança: “Vós sois deuses”, reafirmando a origem cósmica da humanidade e, portanto, estabelecendo que todas as forças e energias divinas originais estão contidas na essência espiritual do Homem.

Aprender a usá-las e administrá-las é parte fundamental da evolução da raça humana. É observando impulsos, analisando sensações, refletindo sobre as reações frente à motivação, corajosamente enfrentando resistências e tabus que se aprende a conhecer a ferramenta energética cujo nome é emoção, e a fazer uso dela positivamente, a favor do aprimoramento interior, numa verdadeira e intensa expansão consciencial que leva à comunhão com o Universo Maior.

É preciso desmistificar os velhos conceitos e vencer as resistências que levam a humanidade a solapar o sentir. Sim, pois emoção tem como sinônimo a sensação. Prazer, alegria, medo, tristeza, dor, ódio, raiva, compaixão, plenitude, paz, ansiedade, impotência ou segurança: encarar tais emoções/sensações, dar-se o direito de senti-las com a finalidade de descobrir suas origens e analisá-las e assim reformulá-las maduramente, de modo a utilizar sua força em prol de um comportamento renovado. Sem culpa, sem medo ou severas autocobranças, sem sofrimento ou punição. Mas com lucidez e coragem.

Sentir prazer! Sim, prazer!!! O prazer da vida e do viver; o prazer da alegria, da descontração; da sensualidade, da sexualidade, da amizade e da fraternidade. O prazer de um morno entardecer, do canto de um pássaro, da vitória sobre um desafio; de uma comida gostosa, da leitura de um livro; da dança, da música e da arte... Sentir e viver o prazer do amor verdadeiro, da compaixão, do poder, da força, da expansão da consciência! Sentir e perceber a intensidade da força da raiva e do ódio e usar tais impulsos para construir novos comportamentos, funcionais e prósperos.

É preciso ter sempre a clareza de que através destas forças criam-se formas mentais e materiais, construtivas ou prejudiciais, de acordo com sua qualidade – é o atributo do criador divino existente em todo ser humano. Por isso emoções e sensações são espirituais. Saber usá-las é ser espiritual, é espiritualizar-se, é estar dentro do contexto da ação conjunta com as forças cósmicas.

Novamente lembramos o Grande Mestre: “Não é o que entra pela boca o que faz imundo o homem, mas o que sai da boca...”, o que equivale dizer: “O ser humano é responsável pelo que sente, pensa e expressa, pelo uso que faz do enorme potencial energético da herança divina que recebeu.” É ter coragem e humildade para praticar a divindade e estar ligado à Fonte Maior, num processo contínuo de crescimento interior.

Como dizia Jesus, é ser um com Deus. É ser deus...

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Eda Cecíllia Marini   
Tels. 11 4427-5783 e 11 98224-0280
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa