Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Emoções positivas

Emoções positivas

por Fabiana Terra de Azevedo

Como estão as suas emoções? Positivas ou negativas? Em qual delas está a sua atenção? E a sua autoestima como está?

O autoconhecimento é importante para conhecermos e identificarmos o que sentimos e descobrir como lidar melhor com o que percebemos. Saber como lidar com nossos sentimentos e pensamentos de forma que não fiquemos paradas neles, apenas passando por experiências.

Olhar para as emoções positivas não significa ignorar as negativas, mas darmos a chance de descobrimos nossas forças, nossos valores, nossas qualidades, encontrando o que temos de melhor.

Desenvolver os nossos potenciais e aprender a lidar melhor com as nossas dificuldades.

Alegria, gratidão, esperança são algumas das nossas emoções positivas e que podem nos ajudar a descobrir novos caminhos e formas de resolver nossas questões diárias.

Mudar o foco do nosso olhar e saber lidar com o que sentimos é um trabalho permanente. Podemos nos sentir tristes, desanimados, mas podemos ter nossos momentos felizes, encontrando no nosso dia a dia algo para sentir gratidão.

“Para ser uma pessoa feliz, existem seis virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência”. Mihály Csíkszentmihályi

As virtudes são características que já nascem com a gente. São qualidades que podemos desenvolver através de nossas habilidades. Podemos descobri-las através de como nos sentimos bem e fluem naturalmente durante nossas ações.

Você se considera feliz? Tem sentindo-se bem? Como está sentindo-se agora?

Nem sempre nos sentimos felizes, estamos bem e isso vai fortalecendo, vamos aprendendo e criando novos caminhos e alternativas.

Nesses momentos podemos lembrar nossas alegrias, realizações e conquistas. Assim podemos relembrar e motivar.

Aprender e desenvolver nossas habilidades, focar sempre em aceitar e respeitar nossos momentos positivos ou negativos.

Aprendemos o tempo todo, com nossos erros e acertos, aceitando e respeitando cada momento nosso ou dos outros.

A lembrança dos nossos acertos e alegrias pode nos dar força para superarmos as dificuldades.

Mesmo que não descobrirmos qual é o melhor caminho, já buscamos um caminho, uma alternativa.

A autoestima está baseada na forma como passamos por cada etapa de nossa vida. Sempre buscando nos conhecer e viver melhor.

Altos e baixos fazem parte, começamos e recomeçamos quantas vezes forem necessárias.

Podemos começar a buscar pequenas coisas diárias para agradecer. A gratidão nos ajuda a perceber que sempre temos algo para ser grata.

Pode ser um bom exercício para ser feito diariamente. Buscar sempre algo diferente para agradecer e mudar a nossa atenção para não só ficar nos problemas e erros.

“Mudar as coisas destrutivas que dizemos a nós mesmos quando experimentamos os contratempos normais da vida que todos sofremos é a habilidade central do otimismo”. Martin Seligman

A forma como nos tratamos diante de nossos erros influenciam a nossa forma de resolver os problemas. Ao invés de nos punir, descobrimos o que deu certo e mudamos o que não deu.

Ao nos tratar de forma destrutiva afetamos a autoestima e desenvolvemos mais emoções negativas do que as positivas.

Olhar para os nossos pontos fortes e habilidades nos ajuda a nos desenvolver melhor. Buscar nas nossas capacidades a ajuda para o nosso crescimento.

“A autoestima não pode ser injetada diretamente. Tem que ser o resultado de fazer bem, de trabalhar nisso”. Martin Seligman

É um treinamento diário, constante, que em  algum momento vai conseguir e em outros não. O importante é se respeitar e não se culpar, pois é tudo aprendizagem.

As emoções se equilibram, sempre vão existir as positivas e negativas, é só não parar naquele sentimento e deixar de crescer e aprender com cada situação.

Reflita um pouco: como estão as suas emoções? Como tem lidado com elas e principalmente com você?

Observe e treine a agradecer, cada dia encontre algo para ser grata. Desafie-se.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Fabiana Terra de Azevedo   
Olá, sou a psicóloga Fabiana Terra e faço orientação psicológica online. Entre na minha página e agende uma sessão e tenha mais informações. http://www.psiconectado.com.br/2018/03/psicologafabianaterra.html Psicóloga Fabiana Terra CRP 06/81403 
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 4
Atualizado em 20/02/2019

Veja também
Como podemos aguentar e superar essa grave crise?
O desafio da vontade
A verdadeira história do Coronavírus que será contada anos depois
Quando...

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
Comunicação. A energia favorece a expressão sob todas as formas. Apresente seus novos projetos e dê vazão a seus talentos. Não disperse interesses.
Faça sua numerologia


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa