Menu

ENCONTRO COM O SAGRADO

Atualizado dia 10/31/2007 12:43:30 PM em Autoconhecimento
por Martha Mendes


Facebook   E-mail   Whatsapp

“A gente, todos os dias, arruma os cabelos, por que não o coração?” -
provérbio chinês

Diuturnamente, recebemos informações sobre auto-ajuda, vindas de diversas fontes, seja por livros, TV, rádios, internet, revistas, bate-papos, etc… Entretanto, apegamo-nos a repetições que, em sua maioria, não fazem eco com aquilo que chamamos de crença.

O sistema de crenças é tão enraizado, muitas vezes estamos tão identificados com ele, que, raramente, damo-nos conta de que ele existe, e passamos a repetir frases feitas de maneira obsessiva, no intuito de mudar nossas vidas. E nada muda! Tudo continua como sempre foi.

E por que isso acontece?, perguntou um cliente. Já li todos os livros de auto-ajuda, já usei todas as técnicas, assisti a vários filmes, e acabei me tornando mais insatisfeito do que era.

Os livros de auto-ajuda são magníficas ferramentas quando se conhece o sujeito a quem se destinam. Mas como ajudar alguém a quem não conhecemos? O autoconhecimento deve anteceder a auto-ajuda. Assim, sabe-se das necessidades, habilidades, desejos, aspirações e dificuldades de quem vai ser ajudado. Só assim a auto-ajuda é efetiva.

Conhecer-se é despertar o sagrado que há dentro de si. E o sagrado independe de crenças religiosas. O despertar do sagrado é a fé que se traduz em confiança em si e no fluxo da vida. Quanto maior for a disponibilidade de olhar para dentro, mais eficazes se tornam as habilidades divinas impressas no Ser.

Pensamentos, emoções e sensações influenciam, de maneira direta, as células do corpo e, como se fossem arquivos de um computador, têm a formatação das crenças que reagem ao menor comando contrário ao que elas acreditam.

Sufocados, viciados por velhos padrões, velhas crenças, colocamos-nos como vítimas de nossas próprias armadilhas. Vivemos em guerra com as informações que temos e com o desconhecido de nós. Geralmente, vivemos nas contradições e ambigüidades, como, por exemplo: Como posso me afastar das pessoas, viver isolado, se meu maior medo é a solidão?

Quanto mais mexemos nos “arquivos” sem o devido conhecimento do que existe lá, mais travas o sistema vai criando, até que vem o abandono (desista!).

Entretanto, a consciência necessita, convida, pede para que se arrume o coração. Lá habita o conhecimento do EU. O coração é o primeiro órgão a ser formado e nele se encontram suas mensagens para esta encarnação. “Arrumar” o coração, fazer contato com o sagrado que existe lá, é aproveitar a existência, sem desperdícios. E à medida que vamos nos conhecendo, vai se tornando possível o “indivíduo” que nos coloca frente ao sagrado, onde a vida se torna plena.

O sentido do sagrado na vida desabrocha em potencialidades, possibilidades de renovação, transformação e realização. O autoconhecimento e a autotranscendência, em algum momento, chamam-nos para dentro, a conhecer o desconhecido (inconsciente), a buscar novos horizontes... É o processo de evolução espiritual.

Como iniciar um processo de autoconhecimento? Simples... Comece por se observar quando for contrariado. Como reage? Quais são os pensamentos, emoções e sensações no momento? Que impressão você tem da situação? Sua reação é proporcional ao fato?

Coloque-se como observador de si mesmo e perceberá que vários "eus" habitam dentro de você. Conhecer, harmonizar e integrar as diversas energias (subpersonalidades) favorece o autoconhecimento, o encontro com seu EU divino, o caminho para a felicidade.

O que você entende por felicidade?

Marta de Abreu Lima Moreira Mendes é pedagoga, psicoterapeuta complementar e autora dos livros Reiki - uma experiência de autolibertação e Reiki - um processo alquímico. É também autora da Psicobiosofia – uma jornada em busca do Eu.

Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: Harmonia Terapias Complementares

Texto revisado por: Cris
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 232


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Martha Mendes   
Pedagoga e Psicoterapeuta complementar, pós-graduada em psicossomática e psicobiofísica, com extensão em neuropsicologia: emoção e cognição e psicologia e religião. É também Mestre em Bioeletrografia pela IUMAB - International Union of Medical and Applied Bioelectrography e certificada pela Earth -European Association for Regression Therapy.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa