Menu

Encontro consigo mesmo

Atualizado dia 7/3/2015 8:55:14 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há uma significativa história sobre Buda. Sidarta Gautama, o Buda, após ter atingido a Iluminação espiritual voltou para casa para rever a esposa e o filho que era recém-nascido quando ele saiu do castelo. Na verdade, segundo conta a história, Buda saiu do palácio durante a madrugada para que ninguém o visse. Sua esposa achou que nunca mais o veria. Então, quando Buda entrou no palácio todos ficaram surpresos ao vê-lo. Sua esposa se aproximou dele e, com um misto de emoção e raiva reprimida, questionou: "Tenho apenas uma pergunta para fazer e quero que você me responda com sinceridade. Seja lá o que for que você foi buscar; seja lá o que for que você alcançou; você precisava ter fugido? Você não poderia ter alcançado estando aqui no palácio junto a nós?". Buda, constrangido, responde: "Sim. Isso que eu alcancei é a Iluminação e devo confessar que eu não precisava ter ido a lugar algum. Tudo o que eu precisava ter feito era viajar para dentro de mim mesmo".

A vida de Buda é verdadeiro manual de instruções de como alcançar a realização espiritual. Na minha opinião, nenhum outro mestre foi tão simples e objetivo quando o assunto é iluminação e autoconhecimento. Sua passagem sobre a Terra foi de grande valia; não é à toa que seus ensinamentos já resistem há mais de vinte e cinco séculos.

É uma característica própria do ser humano a busca pela realização. É algo tão próprio no instinto do homem que quase se compara ao instinto de sobrevivência. O homem procura a todo custo se realizar profissionalmente, afetivamente, espiritualmente. Mas por que são tão poucos aqueles que conseguem se realizar? E, além do mais, será que a realização que conhecemos é de fato uma realização plena? Será que a realização de uns não implica na derrota de outros? Se for, como pode esta "realização" trazer paz de espírito àquele que a alcança?

A verdade é que nenhuma situação terrena pode oferecer realização plena a quem quer que seja; isto não é próprio da natureza da matéria. É por isso que aqueles poucos que alcançaram a realização espiritual acabaram tornando-se mestres e seus nomes não se apagaram na história - Jesus, Buda, Lao-Tsé, Confúcio, Sócrates, apenas para citar alguns.

De alguma forma, a maioria de nós intui que a felicidade e júbilo que procuramos é algo que não pode ser alcançado através de conquistas materiais, profissionais ou acadêmicas; que a bem-aventurança, na verdade, é de outro lugar. Mas isso não significa que seja inacessível para nós. Muito pelo contrário! Ela é tão ou mais acessível que qualquer outra coisa, pois ela apenas exige que olhemos para dentro de nós mesmos, investigando e identificando carências morais e suprindo-as pela força da consciência. Esse encontro consigo mesmo é o "segredo" de todos os mestres, aquilo que tornava-os plenamente realizados. Afinal, não pode existir nada mais compensador do que tomar consciência de sua natureza eterna, pois este estado é pura graça e beatitude.

"Algum dia, torturado pela realidade exterior, desesperado por ter visto tudo e não ter encontrado nada, inevitavelmente você se voltará para dentro". Osho



Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa