Menu

ENEAGRAMA - Parte3

Atualizado dia 5/8/2008 10:47:23 AM em Autoconhecimento
por Mariane Ambrosio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tipo 5 - Observador e estrategista

As pessoas do Tipo 5 são observadoras, individualistas e não participam dos acontecimentos, fazendo planejamento de suas ações. Seu vício emocional inconsciente é a avareza, porque temem perder algo ou têm desconforto ao gastar alguma coisa.
As pessoas do tipo 5 vivem mais como observadores dos acontecimentos e preferem se manter fora deles, por isso são frias e aparentemente anti-sociais, tendendo a tornarem-se tímidas. Preferem não se envolver nos eventos, mas querendo ver melhor sem perder seu senso crítico. Preferem estar consigo mesmas, envolvidas em atividades que só dizem respeito a si próprias.
Tendem a ignorar as relações e emoções nas questões da vida. São metódicas e apáticas, dificilmente mudam seu estado emocional e ficam indiferentes com as coisas; as notícias recebidas são pensadas e não expressadas. Não expressam seus sentimentos.
Sentem necessidade de retenção, de acumulação de bens e conhecimento, tendo avareza, porque não conseguem se livrar das coisas que têm, querendo protegê-las, como se temessem que se perdessem algo resultaria em um esvaziamento catastrófico e que seria necessário posteriormente. Às vezes abrem mão de conseguir algo para não perder o que já tem.
São pessoas frias e calculistas que crêem na mente como meio de conseguir as coisas, substituindo emoções por pensamentos. São internamente perfeccionistas; precisam ficar sós para pensar, refletir e inclusive reviver sentimentos, por isso usam a estratégia de autodistanciamento. Consideram-se lógicas e prudentes.
São reservadas, objetivas, analíticas e sérias, sendo mais intelectuais, tendo uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. Preferem o racionalismo ao empirismo, nunca desejando o que não seja lógico e nunca expressando sentimentos, que para elas são inadequados. Adoram informação, podendo ter muitos interesses ou alguns em assuntos entendidos por poucos, por isso apreciam a leitura e os livros de informações.
Seu individualismo as torna auto-suficientes, são medrosas. Precisam de tempo para refletir antes de dar respostas e sentem desconforto para decidir sob pressão. Procuram minimizar suas próprias necessidades e reivindicações. Sua vida é organizada de uma maneira compartimentada; para elas as pessoas ao seu redor são divididas de acordo com as atividades. Gostam também de se preparar antecipadamente para os eventos e odeiam surpresas.
São pessoas distantes e inacessíveis que dão respostas curtas e diretas aos outros, afastando-se das pessoas e mostrando pouca ou nenhuma apreciação pela presença delas, ignorando facilmente as pessoas ao seu redor, incomodando-as. Por isso têm dificuldades para se relacionarem com os outros.
Trabalham normalmente em áreas de planejamento como, por exemplo, engenharia, pesquisa e informática, áreas de ciências exatas. São bons para fazer análises e estratégias, sendo eficientes em planejamentos.
Seu ponto de estresse é 7, incorporando o vício gula (por bens, pessoas e principalmente conhecimento); seu ponto de segurança é 8, incorporando a determinação, quando criativas.

Tipo 6 - Cuidadoso e medroso

As pessoas do Tipo 6 são desconfiadas, porque têm medo de que ocorra algo ruim e preferem preparar tudo com cuidado, mas nunca se sentem seguros. Seu vício emocional inconsciente é o medo, por isso agem com cautela.
São pessoas atentas, inseguras e intuitivas, preferem estar preparadas e evitar improvisos. Preferem o que conhecem e se preparam para o que não conhecem, como o futuro que é incerto. Procuram clareza em regras e regulamentos, são muito ansiosas e não suportam suspense.
São pessoas desconfiadas e estão sempre em alerta; sua necessidade de segurança faz com que tomem precauções contra qualquer ameaça real que perceberem. São realistas e se preocupam demais com o perigo, por isso questionam as ações que fazem e as que as outras pessoas fazem.
Elas são pessoas vigilantes que pensam que percebem sempre o que os outros estão escondendo. São sociáveis, gostam de ficar em conjunto com outras pessoas, porque sentem-se seguras quando estão entre as pessoas que conhecem. Consideram-se cautelosas e realistas. São dependentes e precisam sempre de um referencial, como um líder, para sustentação.
Não gostam de obedecer às ordens dos outros e procuram questionar intensamente as intenções dos outros, porém são muito leais, principalmente com o grupo, criando um espírito de equipe no grupo de trabalho, com muita lealdade. Para elas a melhor defesa é o ataque. Assim, elas têm desconfiança sobre as reais intenções dos outros e uma pré-disposição a interpretar os outros como ameaça.
Preferem evitar os problemas a arcar com as conseqüências. Podem variar de reservadas e tímidas a francas e confrontadoras, mas só estão seguras se o problema for de probabilidade impossível. Preferem ficar mentalmente ocupadas para não pensarem, para evitar que pensem em ameaças.
São organizadas, comprometidas e criativas. Questionam as próprias decisões, os motivos dos outros e a segurança de qualquer situação, imaginam as piores situações como uma maneira inteligente de pensar, prevendo possibilidades ruins e procurando evitá-las.
Quando estão com medo preocupam-se em escapar do problema. Geralmente não percebem que são medrosas. São contestadoras e procuram por erros e ameaças, mas são corteses e alegres. Costumam ficar irritadas com pessoas que não previnem desastres ou consideram os desastres muito improváveis.
Trabalham normalmente em áreas de gerência de pessoas e procedimentos como, por exemplo, áreas de produção, financeira e relações humanas. O que as ajuda são sua capacidade de perceber riscos e de criticar os processos, prevendo as falhas, mas o rigor por segurança é exagerado e atrapalha.
Seu ponto de estresse é 3, incorporando o vício vaidade; seu ponto de segurança é 9, incorporando a capacidade de realização, quando criativas.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mariane Ambrosio   
Mariane Ambrosio - Numeróloga e Psicoterapeuta Contato:11 3854- 6022 [email protected] outras colunas: http://misteriosantigos.com/artigos
http://marianeambrosio.multiply.com/ www.marianeambrosio.zip.net
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa