Menu

ENEAGRAMA - Parte1

Atualizado dia 5/8/2008 10:54:54 AM em Autoconhecimento
por Mariane Ambrosio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tipo 1 - Perfeccionista e exigente

As pessoas do Tipo 1 são muito perfeccionistas por serem exageradamente exigentes, tão exigentes que são considerados "frescos". Seu vício emocional inconsciente é a raiva, porque não encontra a perfeição que deseja.
Por serem muito exigentes consigo e com os outros, são muito difíceis de agradar, preocupam-se com os mínimos detalhes. Sua exigência os torna pessoas rígidas e intolerantes. Sentem que as coisas estão incompletas.
Percebem a tudo na dicotomia de certo ou errado ou de adequado ou inadequado, sem termos intermediários. Parecem autoritárias por serem reprovadoras e rígidas, seguindo firmemente regulamentos e formalismos. Consideram-se eficazes.
Essas pessoas são disciplinadas, comportam-se de maneira adequada seguindo regras e formalidades acima de tudo, tendo dificuldades para ser espontâneas. São objetivas, determinadas e comprometidas, preocupam-se demais em fazer o que tem que ser feito, dando prioridade às tarefas principais. São pessoas sérias e sinceras, levam as coisas muito a sério por menores que sejam.
São pessoas críticas e punitivas. Constantemente fazem autocrítica e esperam sempre ser criticados; consideram as críticas construtivas, que os ajudam a encontrar imperfeições para melhorar, mas ficam muito preocupados com as críticas recebidas, buscando essa melhoria. Pensando que os outros também esperam críticas, criticam-nos com o objetivo de ajudar. Dificilmente aceitam elogios, principalmente genéricos, porque dificultam o reconhecimento de suas próprias conquistas.
São cheias de regras. São esforçadas, trabalhadoras e organizadas, acreditando que isso as faz merecedoras. Consideram as coisas boas que têm como provas de suas virtudes, não como coisas para desfrutar. Buscam ser independentes dos outros e evitam que os outros sejam dependentes delas.
Trabalham normalmente em áreas em que seu esforço pode ser medido como, por exemplo, áreas de contabilidade, financeira, de organização e de métodos. Elas são base em organização e realização das tarefas, mas sua exigência excessiva atrapalha nas relações com os outros.
Seu ponto de estresse é 4, incorporando o vício inveja; seu ponto de segurança é 7, incorporando a loquacidade, quando criativas.

Tipo 2 - Amigável e orgulhoso

As pessoas do Tipo 2 são prestativas, porque gostam de ajudar os outros preocupando-se mais com eles do que consigo. Seu vício emocional inconsciente é o orgulho, pois por serem prestativos, acham-se capazes e independentes.
São amigáveis, carismáticas e atrativas, sendo o tipo de pessoa que os outros gostariam de conhecer. São boas como amigas e queridas onde vivem. Elas têm uma capacidade boa de perceber os problemas alheios. Preocupam-se cuidadosamente com as pessoas, cada uma de forma particular, com o objetivo de apenas agradá-las.
São sensíveis para perceber os estados de espírito daqueles que desejam agradar. Comportam-se de maneira diferente com cada pessoa, mas não estão sendo falsos por isso. Oferecem graciosamente seu tempo e energia para ajudar outras pessoas, e suas habilidades e recursos estão normalmente disponíveis. Dificilmente se recusam a ajudar os outros e chegam a fazer sacrifícios pelos outros.
São confiantes, consideram-se capazes e auto-suficientes, que sabem e podem fazer. Odeiam pedir algo a alguém e odeiam receber ajuda alheia. Procuram manter a imagem idealizada, para não ferir seu orgulho. Sentem-se mal quando não conseguem ajudar alguém. Costumam se considerar boas a ponto de não terem necessidade de competir. Consideram-se bem-intencionadas.
Preferem lidar com a vida cotidiana e com as relações humanas sendo sugestivas. Por serem mais centradas nos outros, tornam-se agressivas quando não atendidas. Sentem-se menosprezadas se ajudam alguém que não reconhece sua ajuda, podendo expressar uma raiva ou emoção que surpreende os outros.
Sua ingenuidade e generosidade os torna voluntariosos e úteis; são teimosos e contraditórios. Têm pouco tempo para se dedicar a uma única coisa. Por cuidarem tanto dos outros, acabam esquecendo de si mesmos e de suas necessidades e desejos.
São sedutoras; adulam os que gratificam seu orgulho,mas apenas aqueles que parecem dignos de ser seduzidos; podem desprezar os que não consideram dignos. Podem ser manipuladoras e chegam a colocar as pessoas umas contra as outras, por serem amigas de várias pessoas.
Trabalham normalmente em áreas em que há relacionamento com pessoas como, por exemplo, vendas, relações humanas e secretariado. Por adorarem envolvolver-se com pessoas, atraem pessoas para perto de si com facilidade.
Seu ponto de estresse é 8, incorporando o vício luxúria; seu ponto de segurança é 4, incorporando a estética (bom gosto), quando criativas.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mariane Ambrosio   
Mariane Ambrosio - Numeróloga e Psicoterapeuta Contato:11 3854- 6022 [email protected] outras colunas: http://misteriosantigos.com/artigos
http://marianeambrosio.multiply.com/ www.marianeambrosio.zip.net
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa