Menu

Enigmas do inconsciente

Atualizado dia 6/2/2006 12:25:42 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Enigmas são mistérios difíceis de serem decifrados. No entanto, para o psicoterapeuta que é o profissional que trabalha na análise e na interpretação do conteúdo inconsciente de seu paciente, esta dificuldade não deverá acontecer.

Como já foi comentado em artigo anterior, nem tudo o que acontece numa experiência de regressão está associado a revivências desta vida ou de vidas passadas. Costumo relacionar mais duas situações que são frequentes mas que acontecem: a mensagem espiritual e a mensagem simbólica do inconsciente. Esta última situação aconteceu recentemente em um caso clínico que apresentarei na sequência.

Julia completara 63 anos de idade e havia muito pouco tempo começara a desfrutar de sua aposentadoria. Foi com a intenção de investir no autoconhecimento avançado, pois ela já possuía uma considerável base religiosa, que a paciente procurou a Psicanálise de Orientação Reencarnacionista.

Logo, as sessões de análise do conteúdo da sua vida atual destacaram algumas características de personalidade como fazendo parte de seu padrão comportamental e que, subjetivamente, associavam-se a sua queixa principal em uma frase questionadora: "Porque a minha vida é um histórico de dificuldades?" Julia já tivera algumas minicrises de depressão, mas sempre as superou sem auxílio terapêutico. Experimentava há alguns anos, porém, um sentimento de insatisfação associado a desânimo e a acomodação, pois não conseguia ver saídas para a situação em que se encontrava. No entanto, um estímulo interno levou-a a reagir e a dar o primeiro passo no sentido de "provocar" uma mudança em sua vida.

Na experiência de regressão o inconsciente de Julia enviou-lhe o recado de que precisava: via-se presa num "buraco negro", conforme suas palavras. Fazia força para sair, mas não conseguia. Visualizava ao longe, além de uma espessa neblina cinzenta, muita luz colorida. Eram raios de luz que movimentavam-se descrevendo trajetórias distintas. Repentínamente percebeu que se deslocava, batendo asas, em direção ao horizonte iluminado e colorido. No entanto, também de repente, sentia-se em queda livre e de novo entrava naquele buraco negro. E assim passou, praticamente o restante da regressão, repetindo duas vezes a tentativa de alcançar o "seu" distante horizonte.

COMENTÁRIO

O recado ou a mensagem simbolicamente experenciada por Julia mostra a marcante presença do seu inconsciente revelando aspectos do seu padrão comportamental, ou seja, aquilo que havia sido anteriormente observado e destacado durante as sessões de análise de sua vida.

O buraco negro na experiência reproduziu simbolicamente a sua situação de insatisfação e de acomodação. A neblina cinzenta, as suas dificuldades e temores e, ao mesmo tempo, a barreira que separa o lugar escuro do lugar iluminado. O horizonte iluminado significa o novo e o desconhecido, mas também a opção de mudança e de renovação. Ou seja, Julia, à medida que inconscientemente deseja mudar a sua vida e o seu padrão comportamental (novo horizonte), ao mesmo tempo sente-se insegura em tentar transpor obstáculos que tem pela frente (o buraco e a neblina), e acaba voltando ao buraco da acomodação.

Esta foi a representação simbólica da experiência "regressiva" de Julia. O que o seu inconsciente revelou foi a sua verdade interior: suas angústias e seus condicionamentos que, definitivamente, vieram à tona para serem trabalhados no sentido de que a paciente consiga elaborar este precioso conteúdo. A partir desta elaboração, temos a certeza de que Julia terá todas as condições de atingir o seu horizonte colorido.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:


Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa