auravide auravide

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam - I



O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 aC. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas e neste artigo vamos evidenciar os conhecimentos dos seguintes sábios vedantas: Vasudeva, Srimati Kunti, Bhismadeva, Sri Devahuti e Prthu Maharajas para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Vasudeva
Explica Vasudeva que a Onipenetrante Personalidade de Deus é a verdade absoluta sendo a causa primordial de todas as causas da criação, sustentação e destruição dos universos manifestados. A Suprema Personalidade é direta e indiretamente consciente de todas as manifestações e é independente, porque não existe outra origem que não seja o Supremo. Salienta Vasudeva que medita exclusivamente em Deus porque Ele é sempre livre de todas as representações ilusórias e é a verdade absoluta.

Srimati Kunti
Kunti ressalta que oferece as suas orações à Suprema Personalidade porque Deus é a personalidade original e não é afetado pelas qualidades do mundo material. O Supremo existe tanto dentro como fora do mundo material, sendo invisível para todos, pois está além do alcance da limitada percepção sensorial humana. Diz que Deus é totalmente invisível para o observador que somente se baseia nos sentidos. Evidencia Kunti que o Onipotente pode ser facilmente alcançado apenas pelas pessoas que estão materialmente esgotadas, isto é, pelas pessoas que estão no cultivo do desapego. A pessoa que está no caminho do progresso material, tentando aprimorar-se economicamente e preocupado com o parentesco, em ter grande opulência, educação elevada e beleza corpórea não se aproxima de Deus. Kunti evidencia que a Consciência Suprema se materializa no mundo material para ensinar o conhecimento transcendental aos corações dos transcendentalistas e pensadores avançados que estão purificados pela capacidade de discriminar o que é matéria e o que é espírito.

Bhismadeva
Acentua Bhismadeva que os grandes filósofos tentam desvelar os planos da Suprema Personalidade, no entanto, ninguém pode conhecer o plano do Senhor. A Suprema Personalidade de Deus está presente no coração de todas as pessoas, mas torna-se visível para os indivíduos dedicados à devoção, meditação, cultivadores da liberdade no sentido de se livrar do cativeiro de todas as atividades materiais.

Sri Devahuti
Devahuti coloca em destaque que qualquer tipo de trabalho, religião e atividade que não conduza a alma corporificada ao desapego e à renúncia da vida material é uma pessoa considerada morta, mesmo que esteja respirando.

Prthu Maharajas
Prthu comenta que as almas corporificadas esquecem que são almas liberadas e, por ignorância, vivem no desejo ou busca de felicidade material sob a forma de sociedade, amizade e amor corporal. As almas que estão corporificadas esquecem que em essência são livres e não precisam de corpos materiais para exercerem suas atividades. As almas liberadas do mundo material sempre praticam o serviço devocional à Suprema Personalidade, pois através do serviço devocional a alma consegue se livrar de todas as ilusões da existência material.

Em síntese tomamos conhecimento através dos vedantas que a Suprema Personalidade é a única causa da criação sendo invisível para todo tipo de percepção material. Deus pode ser alcançado e ser visto pelas pessoas que meditam Nele e praticam o serviço devocional numa condição de pleno desapego. O principal ensinamento para as almas corporificadas é o livrar-se de todas as ilusões da existência finita.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 8/8/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa