auravide auravide

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam - II



O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 aC. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo vamos evidenciar os conhecimentos de dois sábios vedantas transmitidos por Sukadeva - Sanat-Kumara e Yamaraja - para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Sanat-Kumara
O apego à Suprema Personalidade é muito difícil de alcançar, mas quando alguém obtém essa fé inquebrantável no Supremo, naturalmente se limpa dos desejos luxuriosos no âmago de sua consciência. A meta última para o bem-estar dos homens e mulheres é o desapego do conceito corpóreo da vida e o crescente e inabalável apego ao Senhor Supremo que é transcendental, estando além dos modos da natureza material. É possível aumentar o apego ao Supremo praticando serviço devocional e indagando acerca da Suprema Personalidade. Devemos moldar nossa vida de tal maneira que possamos viver em paz refletindo sempre sobre o Supremo.
Quando meditamos na Suprema Personalidade atingimos um nível adverso do apego à matéria. Um candidato ao avanço espiritual deve seguir os passos dos grandes mestres, lembrar sempre de Deus, eliminar os seus desejos materiais e não ser violento. O cultivador do desapego deve levar uma vida muito simples e não se deixar perturbar pela dualidade de elementos opostos, tolerando todos os tipos de adversidades. Quando a mente e os sentidos de alguém são atraídos por objetos dos sentidos em busca de gozo, a mente fica agitada e a consciência se perde no emaranhado dos desejos da mente.
Aquele que se desvia de sua consciência original (consciência ligada à Suprema Personalidade) perde a capacidade de lembrar-se de sua posição anterior ou de reconhecer sua posição atual. Perdida a lembrança do Supremo, todo o conhecimento adquirido baseia-se num alicerce falso. Quando isto acontece a alma está perdida. Devemos saber que não há obstáculo mais forte ao nosso desenvolvimento espiritual do que pensar haver outros assuntos mais proveitosos do que nossa liberação do mundo material. Quando os homens e mulheres vivem somente em busca do ato de ganhar dinheiro e utilizá-lo para o gozo dos sentidos ocorre a destruição de todos os esforços para atingir o reino divino. Quem quer avançar na vida espiritual deve evitar a companhia de pessoas interessadas apenas no gozo dos sentidos e em fazer dinheiro.

Yamaraja
Existe um supremo mestre controlador. O mundo inteiro é controlado por Ele, assim como um touro é controlado por uma corda amarrada em seu nariz. A Suprema Personalidade de Deus é auto-suficiente e tem completa independência. Ele é o mestre de todos e de tudo. Ele tem sua forma, qualidades e características; e assim é que Seus mensageiros, os vaisnavas, que são muito belos, possuem aspectos físicos, qualidades transcendentais e uma natureza transcendental muito parecida com as de Deus. Com total independência, eles vivem percorrendo este mundo. Os mensageiros do Senhor, que são adorados até mesmo pelos semideuses, possuem maravilhosos traços corpóreos e só mui raramente alguém consegue vê-los.
Os vaisnavas protegem os devotos da Suprema Personalidade de Deus das mãos dos inimigos, das pessoas invejosas bem como das perturbações naturais. Os vaisnavas são sempre protegidos por Deus. Os vaisnavas são pessoas elevadas que não gostam do gozo material e que vivem unicamente para servirem ao Supremo.
Os verdadeiros princípios religiosos são decretados pela Suprema Personalidade de Deus. O primeiro princípio religioso transcendental é a rendição ao Senhor Supremo e quando estamos rendidos ao Supremo praticamos serviço devocional não contaminado pelos modos da natureza material. A oração ao Supremo é um serviço devocional, sendo um serviço religioso definitivo da alma. Quem pratica a oração é imediatamente salvo dos grilhões da morte. Praticando a oração a pessoa livra-se facilmente de todas as reações pecaminosas. As almas corporificadas que possuem inteligência decidem eliminar todos os problemas adotando o serviço devocional de orar à Suprema Personalidade, que está situada nos corações de todos e que é a origem da bem-aventurança e de todas as qualidades auspiciosas.
O único dever da vida humana é a oração que é o ato consciente de lembrar-se da Suprema Personalidade. O único dever da vida humana é a oração, é o lembrar de Deus. Entra na vida infernal somente a pessoa que tem aversão a Deus, que não se associa com as pessoas santas e que está apegada à vida familiar e ao gozo mundano.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 10/8/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa