auravide auravide

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam - III



O Srimad Bhagavatam é o comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 aC. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo vamos evidenciar os conhecimentos de Krsna, a Suprema Personalidade, para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Krsna
Antes da criação Eu existia e não havia nada além de Mim. O que existe agora também sou Eu e após a aniquilação o que permanecer serei Eu, a Personalidade Suprema. O que não possui relação Comigo não tem realidade. Eu existo dentro de todas as coisas criadas como Superalma e ao mesmo tempo estou fora de todas as coisas. Eu não sou constituído de nenhuma energia material e sim de energia transcendental, de minha própria energia que não é uma energia composta e sim unitária. Eu sou a Superalma de todas as almas. Eu sou o diretor supremo e o mais querido.
Sou eu quem dá as bênçãos e a bênção como resultado de todas as penitências é poder ver-Me por meio da realização espiritual. A mais elevada capacidade de perfeição é poder ver as Minhas moradas eternas. O conhecimento que a alma possui a Meu respeito, descrito nas escrituras, é muito confidencial e tem que ser compreendido em combinação com o serviço devocional puro, sem nenhum tipo de apego. Tudo de Mim, a minha real forma eterna e Minha existência transcendental são reveladas dentro das almas por Minha misericórdia sem causa.
A alma individual é pura, não material e auto-refulgente. Ela é o reservatório de todas as boas qualidades; sendo onipenetrante não possui cobertura material o que a torna distinta de todas as almas corporificadas. A alma que está concentrada em Mim, com a mente fixa em Mim, não será perturbada por nenhum tipo de apego e não se perturbará nem na devastação parcial, nem na devastação final.
Quem é avançado em inteligência e anseia realizar atividade devocional é considerado o melhor entre os seres humanos. Um ser humano avançado nunca é malvado com os outros. Aquele que é dotado de inteligência avançada é sempre consciente de que este corpo material é diferente da alma. Aquele que têm pleno conhecimento do conceito corpóreo da vida, que sabe que este corpo é composto de ignorância, desejos e atividades resultantes da ilusão, não se sente inclinado ao corpo. Mesmo dentro da natureza material a pessoa que está situada em conhecimento pleno da Superalma nunca é afetada pelos modos da natureza, pois está sempre situado em transcendental serviço devocional a Deus.
Quando alguém, situado em seu dever ocupacional, ocupa-se no serviço a Deus sem motivação de ganho material, gradualmente fica alegre interiormente. Quando a mente é purificada de todo apego a mente torna-se mais ampla e transparente e ela pode ver as coisas com igualdade. Nesta fase da vida existe paz e a pessoa situa-se igualmente junto a Deus. Todo aquele que sabe que este corpo material é composto dos cinco elementos grosseiros, dos órgãos dos sentidos, dos sentidos funcionais e da mente, sendo supervisionado interiormente pela Superalma é candidato à liberação do cativeiro material.
A alma espiritual é inteiramente diferente da combinação dos elementos grosseiros e sutis. A alma que está ligada a Deus com intensa amizade e afeição nunca é agitada por felicidade e aflição material, pois tem conhecimento pleno. Mantenha-se sempre equânime e trate as pessoas com igualdade, quer elas sejam superiores, iguais ou inferiores a si. Não fique perturbado pela aflição ou felicidade temporária. Conquiste domínio pleno sobre sua mente e sentidos.
Nessa posição transcendental procure cumprir seu dever em qualquer condição de vida que seja colocado pelo arranjo divino. Se seguir a vida sem apego, totalmente desligado de todas as invenções mentais, será capaz de ver a Suprema Personalidade de Deus. Uma pessoa altamente erudita que não tem afinidade alguma com o conceito corpóreo da vida e não é afetado pelo conceito corpóreo com relação a lar, filhos, riqueza e outros produtos corpóreos semelhantes.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 11/8/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa