auravide auravide

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam - IV



O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 aC. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo vamos evidenciar os conhecimentos dois sábios vedantas transmitidos por Sukadeva - Siva e Maitreya - para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Siva
Deus é o ser vivo supremo. Deus é a única Pessoa Suprema, a causa de todas as causas. A Suprema Personalidade de Deus é a mais elevada de todas as almas auto-realizadas sendo a Superalma no interior de cada alma individual. A Superalma está sempre dentro da alma corporificada.
Todas as almas corporificadas, neste mundo material, andam loucas a planejar coisas, e vivem atarefadas com desejo de fazer isto ou aquilo. Isto se deve à cobiça incontrolável. A cobiça por gozo material sempre existe na alma corporificada. A única maneira de não desperdiçar a vida envolvendo-se nas atividades do mundo material é adorar a Suprema Personalidade de Deus e todas as almas liberadas adoram a Deus.
O mundo material é transitório, pois tudo vai sendo destruído com o transcorrer do tempo. A força do tempo é muito poderosa e tudo está sendo destruído por alguma coisa, assim como um animal está sendo destruído por outro animal. O tempo espalha tudo, exatamente como o vento espalha as nuvens no céu. A maior conquista que podemos obter no mundo material é o conhecimento, principalmente o conhecimento sobre a superalma e a alma que é considerado o saber mais elevado. Somente é possível atravessar o oceano da ignorância no barco do conhecimento, caso contrário, o oceano não pode ser transposto.
Aqueles que desejam purificar sua existência devem ocupar-se do serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus. A meta última da vida é prestar serviço devocional a Deus. Muitas pessoas possuem dificuldade em executar serviço devocional puro a Deus, mas somente o serviço devocional pode satisfazer a Suprema Personalidade. A alma que tem sido purificada pelo serviço devocional não se confunde com as energias materiais as quais são como um poço escuro.

Maitreya
As almas no mundo material nunca podem ter nenhuma felicidade porque são oprimidas pelos três tipos de energias materiais: bondade, paixão e ignorância. As almas que estão envolvidas com o corpo temporário e atadas ao pensamento do “meu” e “eu”, não possuem a sensibilidade de sentirem Deus. As palavras, a mente e o eu não podem conhecer nada sobre Deus e sobre o universo transcendental. A alma corporificada também não conhece a sua auto-identidade e fica aflita por não conhecer a sua auto-identidade e a única causa é o apego à energia do mundo material. A manifestação material não tem substância, apesar de parecer real.
Devido ao sofrimento as almas buscam refúgio em Deus. Os locais de peregrinação são locais de refúgio do sofrimento e são materializações de Deus. Os grandes sábios sempre buscam refúgio no rio Ganges que é o principal local de peregrinação, o mais sagrado.
Ouvindo sobre Deus com devoção e meditando em Deus situado no interior de cada alma, uma pessoa se desapega de todas as coisas materiais, tranqüilizando-se. Servindo a Deus em devoção a alma se desapega das energias materiais e pode ter consciência de sua auto-identidade, do universo transcendental e de Deus. O universo transcendental é atingido quando a alma vivencia o serviço devocional imaculado e alcança a completa renúncia. O único objetivo da vida é viver no universo transcendental.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 11/8/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa