auravide auravide

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XIV



O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 a.C. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo evidenciamos os conhecimentos dos sábios vedantas Mohini-Murti, Vamana-Deva, Bali Maharaja, Srimati Vindhyavali e Satyavrata para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Mohini-Murti
As almas corporificadas, assim como os macacos, chacais e cães são instáveis em suas relações sexuais e sempre querem mudar de parceiros todos os dias. As mulheres e homens que levam vida independente buscam novos amigos e amigas diariamente. A amizade com essa classe de homens e mulheres jamais perdura por muito tempo, pois eles e elas estão buscando somente a luxúria, a satisfação dos seus corpos através da prática sexual.

Vamana-Deva
Nem mesmo a totalidade do que quer que exista dentro do universo superior, intermediário e inferior é capaz de satisfazer os sentidos descontrolados de uma alma corporificada. A alma corporificada arrastada pelos sentidos nunca está satisfeita com o que possui, nunca consegue saciar suas ambições. Todos devem satisfazer-se com aquilo que lhe é reservado por seu destino, pois o descontentamento jamais pode trazer felicidade. Aquele que não é autocontrolado não será feliz, nem mesmo que possua três mundos. A existência material produz descontentamento porque a pessoa não satisfaz seus desejos luxuriosos e sempre quer acumular cada vez mais dinheiro. É por causa disso que a alma corporificada continua na vida material, que está repleta de repetidos nascimentos e mortes. Mas aquele que se satisfaz com aquilo que lhe reserva o destino é apto à libertação desta existência material. O segredo da felicidade é estar plenamente satisfeito em receber aquilo que é imprescindível.

Bali Maharaja
A opulência material confunde tanto que faz até mesmo um homem erudito e autocontrolado esquecer-se de buscar a meta da auto-realização. Auto-realização é a alma ser envolvida pelo corpo de luz, o corpo eterno propício a viver ao lado da Suprema Personalidade.

Srimati Vindhyavali
Os homens tolos e sem inteligência reivindicam o direito de gozo material. Decerto, eles são materialistas descarados. Falsamente alegando-se proprietários, pensam que podem dar caridade e desfrutar. As almas corporificadas presas aos sentidos pensam que fazendo caridade os seus apegos ao mundo material e aos prazeres são anulados demonstrando ignorância a respeito do objetivo da vida que é justamente o desapego a toda energia material. Devido à opulência material, pessoas tolas tornam-se estúpidas e loucas.

Satyavrata
Aqueles que desde tempos imemoriais perderam o conhecimento do objetivo da alma corporificada no mundo material estão envolvidos numa vida condicionada e cheia de misérias. Na esperança de tornar-se feliz neste mundo material, a alma condicionada realiza atividades luxuriosas que resultam apenas em sofrimento. A alma condicionada que deseja livrar-se do enredamento material deve adotar o serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus e abandonar a contaminação da ignorância, que é apego ao mundo material. Assim, pode-se recuperar a identidade original, do mesmo modo que uma barra de ouro ou prata expele toda a sujeira e purifica-se quando é submetida ao fogo. Assim como um cego, incapaz de ver, aceita outro cego como seu líder, as pessoas que não conhecem a meta da vida aceitam com orientador alguém que está totalmente subjugado pelos prazeres do mundo. O orientador materialista ensina os seus discípulos sobre o desenvolvimento econômico e o gozo dos sentidos e, devido a essas instruções, os discípulos continuam presos na existência material. Apesar de Deus estar no interior de cada alma o materialista, devido aos desejos luxuriosos em seu coração, não pode ver a Suprema Personalidade dentro da alma.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 1/9/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa