Menu

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XVII

Atualizado dia 10/14/2007 1:57:15 AM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 a.C. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Evidenciamos em vários artigos os conhecimentos do próprio Sukadeva Gosvami para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Sukadeva Gosvami

Deus
Deus não possui uma forma material. As pessoas menos inteligentes implantam concepções corpóreas materiais em Deus, o que não é correto. Quem possui um pobre conhecimento não entende a natureza transcendental de Deus.

As atividades de Deus são sempre imaculadas e plenamente onipotentes. Ele cria os universos manifestos, os mantêm e os aniquila, sem ser afetado. Ele está dentro de todo ser vivo e é sempre independente. Deus no interior de cada alma é denominado de Superalma, assim sendo, Deus se manifesta no interior de cada alma individual e se personifica nos Vedas, nas escrituras religiosas e nas austeridades. Deus que é louvado como o Ser Supremo ou a Alma Suprema é a fonte suprema da Verdade Absoluta.

Universo Transcendental
Além do universo material há uma manifestação transcendental mais sutil que a forma mais sutil que o ser humano conhece denominada de universo transcendental. O universo transcendental não tem começo, não tem estágio intermediário e não tem fim; por isso está além dos limites de expressão ou da especulação mental sendo totalmente distinto da concepção material.

Para penetrar no universo transcendental é necessário o corpo espiritual que é um corpo de luz próprio para viver no referido universo. Diante da existência do universo transcendental os transcendentalistas estão interessados no corpo de luz, o corpo eterno que permite à alma viver no universo divino. A alma adquirindo o corpo eterno ou de luz possui a liberdade de se movimentar nos mundos materiais e além dos mundos materiais, não conhecendo restrições do espaço e tempo.

Pessoas Avançadas Espiritualmente
Os transcendentalistas possuem uma consciência pacífica. Eles mantêm sob controle seus sentidos e suas mentes e, sem quaisquer dificuldades, alcançam o caminho de libertação, o caminho que leva de volta ao Supremo. Os transcendentalistas possuem uma consciência pacífica e estão libertos da contaminação material.

São almas auto-realizadas que possuem a mente controlada e estão perfeitamente satisfeitos com as necessidades básicas da vida. Eles não desfrutam dos sentidos e estão em rápido avanço em direção ao encontro com Deus.

Eles sabem que este mundo material é perecível. Em transe, eles compreendem a verdadeira posição deste mundo e pregam a verdade que viram através de suas experiências transcendentais. Estão iluminados pelo conhecimento perfeito através do qual entendem a Suprema Verdade Absoluta e salientam que o caminho materialista é a fonte de onde se originam as misérias materiais que proliferam tanto nesta vida quanto na próxima.

O Ser Humano
O ser humano é uma alma corporificada que possui o corpo material grosseiro e além do corpo material grosseiro possui outros corpos sutis que são invisíveis, inaudíveis e imanifestos para os sentidos físicos. Além do corpo grosseiro e dos corpos sutis existe a alma que possui sua forma além das formas sutis. Quando a alma experimenta, através da autorealização, que o corpo grosseiro e os corpos sutis nada têm a ver com a sua própria existência ela vê a si mesma e a Deus e torna-se uma alma liberta dos modos da natureza.

Os Desejos
Os desejos nunca devem estar voltados para o gozo dos sentidos. Deve-se desejar somente uma vida saudável e a autopreservação do corpo físico.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa