Menu

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XXIII

Atualizado dia 10/21/2007 5:03:29 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 a.C. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo mostraremos os conhecimentos do sábio Narada Muni a respeito da Suprema Personalidade, da alma, nascimento, consciência de separação, o corpo grosseiro e corpos sutis.

Deus
O Senhor Supremo é ilimitado. Somente uma alma totalmente desapegada das atividades de felicidade material merece entender o conhecimento relacionado com a transcendência de Deus. O conhecimento da auto-realização desprovido de uma concepção de Deus não possui nenhum valor. As ações que o homem pratica para a gratificação dos seus sentidos não possuem nenhuma utilidade perante Deus.

Não devemos lamentar por ninguém, pois todas as almas corporificadas estão sujeitas ao controle do Senhor Supremo. É unicamente Deus que nos une e dispersa. Assim como uma vaca, amarrada pelo nariz com uma longa corda, está condicionada, da mesma forma, os seres humanos são condicionados a obedecer às ordens do Supremo. Assim como uma criança monta e dispersa seus brinquedos de acordo com sua livre vontade, da mesma forma a vontade suprema do Senhor reúne as almas corporificadas e as separa.

O Ser Supremo, a Personalidade de Deus, é a essência de todo o conhecimento, a raiz de todos os princípios religiosos e a sabedoria dos grandes sábios.

Alma
A alma espiritual não morre, pois é eterna e inexaurível. Estando livre da contaminação material, pode ir a qualquer parte do mundo material ou espiritual. A alma em si é plena de conhecimento e inteiramente diferente do corpo material, porém como se aprisiona no mundo material ela é obrigada a aceitar corpos grosseiros e sutis criados pela energia material e, assim, se sujeita às aparentes felicidades e infelicidades.

Nascimentos
A alma corporificada possui três espécies de nascimento. O primeiro nascimento é através dos pais e chama-se nascimento através do sêmen. O nascimento seguinte ocorre quando a alma corporificada é iniciada pelo mestre espiritual. O terceiro nascimento ocorre quando a alma corporificada tem a oportunidade de adorar Deus e inteiramente livre de todos os desejos materiais, liberta-se de todas as contaminações mentais. Assim, ela pode regressar à sua morada eterna e viver sempre ao lado de Deus.

Consciência de Separação
A alma corporificada, devido à sua ligação com o mundo material, possui a ilusão da existência de separação entre ela e Deus. Assim sendo, a separatividade entre alma e Deus é devida unicamente à afeição ilusória da alma ao Universo material e a nada mais.

Corpos Grosseiros e Corpos Sutis
A alma corporificada está envolvida pelo corpo grosseiro e pelos corpos sutis que possuem memória, inteligência e ego. Depois que o corpo grosseiro se perde, o corpo sutil continua a existir para desfrutar ou sofrer. Assim não existe mudança entre o viver no corpo grosseiro ou no corpo sutil. Após abandonar o corpo grosseiro a alma continua a viver através dos corpos sutis e conforme o seu carma podem utilizar um corpo grosseiro de animal, ou o corpo de semideus, neste planeta ou em outro planeta. Assim, a alma corporificada goza dos resultados das ações de suas vidas passadas.

A alma corporificada possui corpos sutis onde é desenvolvida toda espécie de pensamento e imagens devido ao seu corpo anterior, não existindo possibilidade de inventar qualquer coisa mentalmente sem que isso tenha sido percebido no corpo anterior. É a memória que faz a alma obter determinada espécie de corpo, de acordo com o contato com a natureza material. Segundo a composição da memória de cada alma corporificada podemos saber o que ela foi na vida passada, bem como que espécie de corpo terá no futuro. Logo, é a memória que indica os corpos passados e futuros.

Às vezes, quando sonhamos, vemos algo nunca experimentado ou ouvido nesta vida, mas todos esses sonhos foram experimentados em outros tempos, em outros lugares e em outras condições. As imagens contidas nos sonhos são diferentes combinações das nossas vidas passadas.

Conforme a composição da memória nesta vida a alma é forçada a assumir outro corpo depois que abandonar o corpo grosseiro. Isso porque a memória contida nos corpos sutis é a determinante das nossas vidas futuras, pois na memória existe o registro de todos os nossos desejos. Quando a alma age no campo material está satisfazendo os desejos contidos na memória, dessa maneira a alma fica presa no universo material.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa