Menu

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XXIV

Atualizado dia 10/21/2007 8:04:26 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 a.C. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo continuaremos mostrando os conhecimentos do sábio Narada Muni a respeito da Superalma e do viver uma vida espiritualizada.

Superalma
No interior de cada alma existe a Superalma que é a Suprema Personalidade de Deus, o senhor e amigo eterno da alma. A alma corporificada não percebe a Superalma e a Superalma permanece perpetuamente desconhecida para a alma corporificada. A alma, desejando desfrutar do corpo e das coisas do Universo material, não procura pela Superalma em seu interior. A alma esquecendo da Superalma se entrega aos modos da natureza material e estando influenciada pelos modos da natureza material, se identifica com o corpo, com os interesses do corpo apegando-se às atividades do plano finito.

Na mesma proporção que a alma corporificada se afasta dos desejos do corpo a Superalma se manifesta para a alma. A partir do momento em que a Superalma se manifesta para a alma ela passa a desfrutar de felicidade transcendental.

Vida Espiritual
A alma corporificada deve abandonar toda ansiedade da vida material e controlar as posturas sentadas e o processo respiratório para fixar sua consciência na Absoluta Personalidade de Deus e, desse modo, tornar-se imune às contaminações dos modos da natureza material, a saber, bondade, paixão e ignorância.

A única maneira para a alma corporificada livrar-se de um sonho incômodo é despertando do sono. Da mesma maneira a alma corporificada pode se livrar das atividades materiais tendo consciência plena de si mesma como alma e tendo consciência da Superalma em seu interior.

O verdadeiro objetivo da alma é escapar do seu envolvimento com a energia material que provoca os repetidos nascimentos e mortes e gozar da felicidade eterna junto à Suprema Personalidade de Deus.

A alma corporificada para entrar no caminho que possibilita a união entre alma e Superalma deve primar pelos seguintes aspectos: manter o corpo material limpo; veracidade; misericórdia; austeridade; tolerância; distinguir entre o certo e o errado; controle da mente; controle dos sentidos; não-violência; celibato; caridade; leitura das escrituras; simplicidade; perceber quão fúteis são as atividades desnecessárias da sociedade humana; eliminar gradualmente toda ocupação desnecessária; permanecer silencioso; evitar conversas inúteis; ver todas as almas como parte do Senhor Supremo; analisar as diferenças entre alma e corpo e distribuir alimentos para todas as entidades vivas.

A auto-realização espiritual ocorre quando a alma corporificada torna-se independente do falso conceito que a induz à identificação da alma com o corpo; quando se liberta do conceito de dualidade, o qual é sintetizado pela dualidade entre homem e mulher.

A literatura que não produz benefício espiritual é um desperdício de tempo e na auto-realização ninguém deve adotar a profissão de sacerdote só para subsistir dela, nem deve alguém absorver-se em argumentos e contra-argumentos. Tampouco deve alguém refugiar-se em alguma filosofia, ideologia e política.

Toda alma corporificada que possui uma família tem que trabalhar para o sustento da família, sendo que no lugar de desfrutar dos resultados do seu trabalho, deve oferecer esses resultados à Suprema Personalidade de Deus. O homem ou a mulher que optou pela constituição de uma família deve associar-se frequentemente com pessoas santas e, com muito respeito, deve ouvir o néctar das atividades do Senhor Supremo e de Suas encarnações conforme são descritas nos livros sagrados. Assim, pouco a pouco ocorre o desapego a tudo o que é material. Enquanto trabalha para ganhar os meios de subsistência necessários para a manutenção a alma corporificada deve viver na sociedade humana totalmente desapegada de todas as atividades materiais, deve trabalhar, mas com desapego ao trabalho e aos frutos do trabalho.

Na sociedade humana a alma corporificada deve ter uma vida muito simples, não complicando sua vida com inúmeras atividades e busca de riqueza e prazeres. Pode-se lutar para ganhar dinheiro com o objetivo de manter-se vivo com dignidade e quem excede a isso perde a oportunidade de encontrar o caminho para a auto-realização.

Os animais devem ser tratados como se fossem os próprios filhos, pois pouca é a diferença entre as crianças e esses animais inocentes.

A alma corporificada deve ficar satisfeita em manter-se no corpo grosseiro apenas com aquilo que, pela graça do Senhor, conseguir com pequeno esforço, de acordo com o tempo e o lugar. Ninguém deve sobreviver através das atividades que exijam matanças de animais, venda de bebidas, utilização de drogas, clubes noturnos e outras ocupações ligadas à gratificação dos sentidos corporais.

Não considerar a esposa ou esposo como sendo propriedade. As gratificações dos corpos tanto do esposo como da esposa devem ser abandonadas porque todos os corpos são apenas invólucros da alma e não possuem nenhum valor diante da eternidade da alma.

Todos os dias devem adorar o Ser Supremo que está situado nos corações de todos, e com base nisso devem adorar os semideuses, as pessoas santas, os seres humanos, as entidades vivas comuns, os antepassados e o próprio eu. Dessa maneira, é possível adorar o Ser Supremo presente no âmago dos corações de todos.

Determinadas almas corporificadas depois que dominaram a mente devem viver num lugar solitário, livre de qualquer associação que exija apego a qualquer manifestação existente no mundo material. Para manter o corpo, a alma corporificada deve esmolar apenas para obter as necessidades básicas da vida. Vivendo num lugar santo e sagrado a pessoa deve praticar a meditação na Suprema Personalidade. A pessoa deve permanecer estável e equilibrada e, nesse contexto, cantar os hinos védicos. Dessa maneira a pessoa afasta de sua mente os apegos materiais e abandona todos os desejos mentais. Quando a pessoa realiza regularmente essa prática, em pouco tempo sua consciência centraliza em Deus.

Quando a consciência da alma corporificada não está contaminada pelos desejos materiais, ela torna-se calma e pacífica em todas as atividades, pois se situa em vida eterna e bem-aventurança. Uma vez nessa plataforma, ele não retorna às atividades materiais.

Este processo de elevação a auto-realização é reservado àqueles que estão verdadeiramente conscientes da Verdade Absoluta e não precisam atravessar o caminho de repetidos nascimentos e mortes. Apesar da alma estar situada num corpo material, mas plenamente consciente do caminho e do conhecimento védico, jamais se confunde neste mundo material.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa