Menu

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XXV

Atualizado dia 10/21/2007 9:54:56 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5.000 a.C. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo continuaremos mostrando os conhecimentos do sábio Narada Muni a respeito do Serviço Devocional, Cerimônias Ritualísticas e Guias.

Serviço Devocional

A alma corporificada que abandona suas atividades materiais para ocupar-se no serviço devocional a Deus às vezes pode se enveredar na vida material. No entanto, ele não mais se confunde com a matéria porque não consegue esquecer do êxtase de servir a Deus.

As pessoas que estão cheias de preocupações e ansiedades originárias do apego ao mundo material podem cruzar o oceano que separa o mundo material do mundo divino pensando na Suprema Personalidade. O ato de eliminar os apegos não é suficiente para satisfazer a alma, sendo que a satisfação plena somente é conseguida através do serviço devocional a Deus. Desapego e serviço devocional são as duas atividades fundamentais que trazem felicidade verdadeira à alma.

A única atividade que a alma corporificada pode executar para desvencilhar-se do mundo material é render-se a Deus. A menos que prestemos serviço devocional que é justamente a atividade de desapego não temos nenhuma possibilidade de ficarmos livres deste mundo material.

Quando uma alma penetra no corpo material para servir a Deus no Universo finito todas as suas atividades, sua duração de vida, sua mente e suas palavras são realmente perfeitas.

Cerimônias Ritualísticas

As almas corporificadas praticam as cerimônias ritualísticas e esquecem que o propósito da vida não é o ritual e sim ter consciência da morada eterna onde vive a Suprema Personalidade de Deus.

Práticas ritualísticas que em última análise não nos ajudam a compreender a Suprema Personalidade de Deus são inúteis, quer sejam práticas de yoga, quer estudo analítico da matéria, quer rigorosas austeridades, quer aceitação da ordem renunciada da vida, quer estudo da literatura espiritualista. Todos esses aspectos podem ser muito importantes no avanço espiritual, mas a menos que compreendamos a Suprema Personalidade de Deus todos os processos ritualísticos são inúteis. Deus é a fonte original de toda a auto-realização.

Os nomes e formas materiais não são aplicáveis ao Senhor que é inteiramente espiritual e está situado além da concepção de formas grosseiras e sutis. Assim como potes feitos de terra estão situados na terra após serem criados e voltam a transformar-se em terra após serem quebrados, as manifestações materiais estão presas na terra. Nenhuma atividade material alcança a Suprema Personalidade, assim sendo, a mente, a inteligência e os sentidos não podem tocar ou conhecer o Supremo.

Natureza Material

A alma corporificada às vezes fica sob a influência do modo da ignorância, outras vezes, sob a influência do modo da paixão e, outras vezes, sob a influência do modo da bondade. Assim, a alma obtém diferentes espécies de corpos sob os modos da natureza material.

Aqueles que estão no modo da bondade agem piedosamente. Assim, eles se elevam aos sistemas planetários superiores onde vivem os semideuses. Aquelas que estão sob a influência do modo da paixão ocupam-se em várias classes de atividades produtivas nos sistemas planetários onde vivem os seres humanos. Os influenciados pelo modo da escuridão ficam sujeitos a várias classes de miséria e vivem nos planetas inferiores. A alma é controlada pelos seus desejos que possuem ligações com os modos da natureza e esses desejos ficam arquivados na memória. Conforme os seus desejos a alma divaga por diferentes espécies de vida. Às vezes, ela está no alto e, às vezes, está embaixo. Ora ela vai aos planetas celestiais, ora, aos planetas inferiores, ora, aos planetas intermediários, e assim por diante.

A alma apegada ao universo material transmigra para diferentes classes de corpos, os quais podem ser de uma perna, duas pernas, três pernas, quatro pernas, muitas pernas ou simplesmente sem perna. Transmigrando para essas várias classes de corpos, a alma fica presa no universo material. A alma coberta pela energia material transmigra às vezes para um corpo masculino, às vezes para um corpo feminino, às vezes para um corpo que habita os planetas superiores, às vezes, para um corpo de pássaro, ou corpo de um animal, e assim por diante. Dessa maneira, a alma vaga dentro do mundo material. Sua transmigração por diferentes classes de corpos é provocada por suas atividades sob a influência da natureza material.

A alma corporificada pratica vários métodos para aliviar seus sofrimentos no mundo material, mas não consegue, porque a região material é a região dos desejos provocados pela natureza.

Guias

Todo corpo material está sob controle do tempo eterno, da ação e dos três modos da natureza material (bondade, paixão e ignorância). Assim sendo, nenhuma alma corporificada presa a algum tipo de gratificação dos sentidos, presa nas mandíbulas da serpente, pode proteger outra alma corporificada.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa