Menu

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XXVII

Atualizado dia 10/23/2007 4:30:20 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 a.C. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo evidenciamos os conhecimentos do sábio Brahma.

Deus
Todos os universos materiais e tudo o que existe nos universos materiais foi gerado por Deus. Ele é onipresente, sem começo e sem fim. O reino de Deus está além do universo material e destina-se especialmente àqueles que jamais renascerão. O mundo material existe somente para as almas corporificadas que possuem algum tipo de apego.

O Senhor Supremo é pura forma espiritual, transcendental a todas as qualidades materiais. Nada no mundo material possui alguma relação com Deus, sendo que Deus é totalmente diferente de tudo o que o homem pode pensar. Deus está além da percepção dos sentidos. Deus não pode ser conhecido tal como Ele é pelos nossos sentidos materiais. A Suprema Personalidade de Deus está além de todos os nossos cálculos racionais.

Os grandes pensadores podem conhecê-Lo quando se livram completamente de todos os anseios materiais, sendo que qualquer tipo de apego Deus desaparece de nossa vista e tudo fica distorcido.

Todos os diferentes tipos de meditação ou misticismo são meios para buscar a realização em Deus. Todas as austeridades têm como objetivo alcançar Deus. O cultivo do conhecimento transcendental destina-se a conseguir um vislumbre de Deus, e a salvação é entrar no reino de Deus.

Deus é o Controlador Supremo
Tudo o que existe, seja no mundo material ou no mundo espiritual, depende da Suprema Personalidade de Deus. Ele é o controlador de tudo. Deus é o controlador de todas as energias e cria o tempo eterno e cria o destino de todas as almas individuais.

Ninguém consegue esquivar-se das ordens da Suprema Personalidade de Deus, nem a pretexto de rigorosas austeridades, de uma vida dedicada à educação védica, de bravura física ou de atividade intelectual. Por ordem da Suprema Personalidade todas as entidades vivas aceitam diferentes espécies de corpos, sujeitando-se ao nascimento, à morte, às atividades, à lamentação, à ilusão, ao meio de perigos, à felicidade, à aflição. Devemos, portanto, cumprir nossos deveres da mesma maneira que os touros são movidos de acordo com a orientação de um condutor que puxa as cordas amarradas aos seus focinhos. Dependendo do contato que estabelecemos com diferentes modos da natureza material, Deus fornece-nos corpos especiais e a felicidade e infelicidade que merecemos. É nosso dever respeitarmos nossa posição estabelecida pelo Karma, e deixarmo-nos conduzir pela Suprema Personalidade de Deus, exatamente como um cego é guiado por alguém que tem o dom da visão. Até a pessoa liberada é obrigada a aceitar o corpo decorrente de seu Karma passado.

Alma
A alma individual é não nascida e após a aniquilação do corpo material a alma continua a existir. No interior de cada alma individual a Personalidade de Deus está manifesta.

A alma encarnada favorecida especialmente por Deus, por causa de sua rendição completa ao serviço do Senhor (eliminando todo tipo de apego), pode ultrapassar o oceano insuperável da ilusão e pode entender o Senhor. A alma encarnada que está apegada ao corpo, o qual ao final está destinado a ser comido por cães e chacais, não entende Deus. As almas corporificadas que não conhecem Deus são desventuradas.

Deus é totalmente misericordioso com as almas que estão comprometidas no cultivo do desapego manifestando-Se sempre quando a alma pensa Nele. O Senhor Se manifesta na forma particular que o devoto pensa que Deus possui. Deus torna-Se assim acessível ao devoto e inacessível ao não devoto.

A alma que invoca Deus no momento em que estiver se desligando do corpo material (no momento da morte) é purificado imediatamente de todos os apegos e alcança Deus.

A alma estará situada em consciência pura a partir do momento em que estiver livre do apego ao corpo grosseiro, dos corpos sutis e de todas as influências dos modos da natureza material. A alma situada na consciência pura passa a ter consciência de sua forma pura na companhia de Deus. A alma que estiver fixa em Deus jamais se apegará a nenhuma coisa e nunca será atacada pela paixão.

A Forma Humana
A forma humana de vida é muito importante, pois nesta forma pode-se atingir o verdadeiro conhecimento que é o desapego à energia material. A forma humana é uma grande dádiva porque é o barco mais adequado para se cruzar o oceano da ignorância. Nenhuma outra forma no mundo material é tão propícia para o cultivo do desapego.

Ligações ao Mundo Material
As pessoas do mundo material estão embaraçadas por todas as ansiedades devido ao apego e estão sempre com medo, além de se ocuparem com atividades inúteis, desfrutando do gozo dos sentidos por muito pouco tempo devido à mutabilidade do mundo material. Enquanto a alma condicionada pensa que o corpo está destinado ao gozo dos sentidos ela não se pode livrar do envolvimento com as energias materiais.

As almas condicionadas ocupam todos os seus sentidos em trabalho penoso e intensivo, sofrem de insônia à noite porque seus pensamentos interrompem o sono com várias especulações mentais. Durante o dia as almas encarnadas ocupam-se em atos tolos, em trabalhos sem importância e em planos de vida sem nenhuma significação.

É digna de pena a alma corporificada, pois é torturada pela fome, pela sede, pelo frio cortante, por secreções, pelas chuvas, pelos fortes desejos sexuais, pela ira infatigável e muitos outros.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa