Entendendo o Pai Nosso

Entendendo o Pai Nosso
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Tavares de Souza

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/18/2025 3:13:44 PM


"Pai nosso que estais no céu..."

Jesus nos ensina, desde o início, a compreender Deus como um Pai - alguém que nos ama, nos protege e faz de tudo para nos salvar, assim como um pastor que sai em busca da ovelha desgarrada. Antes dele, Deus era frequentemente visto como o "Senhor", e nosso relacionamento com Ele deveria ser baseado no temor, conforme registrado nos livros do Antigo Testamento.

Ao chamá-Lo de Pai, somos convidados a amá-Lo e a confiar em Seu amor por nós. Além disso, sendo Ele o Pai de todos, isso significa que devemos nos enxergar como irmãos. Essa simples abordagem representou um verdadeiro divisor de águas na relação do homem com Deus.

Esse Pai está no céu. Mas onde fica o céu? O que é o céu? Essas questões permanecem sem uma resposta exata, e a ciência não nos oferece uma definição precisa, os astrônomos e astrofísicos são incapazes de definir o que é esse céu, uma vez que não existe um lugar delitimitado no Cosmos para chamar de céu, então é óbvio que estamos diante de uma visão que reflete o nível primitivo do conhecimento humano. No entanto, olhando de forma simbólica, podemos compreender que o céu está em tudo, assim como Deus, cuja essência permeia todo o Universo. O céu não é um lugar fixo, mas uma realidade espiritual, presente em toda parte. O céu é o Todo.

"Santificado seja o Vosso nome..."

Ao dizer "santificado seja o Vosso nome", pedimos que Deus seja reconhecido como santo, respeitado e honrado em toda a criação. Quando consideramos algo sagrado, dedicamos a isso nossa devoção, admiração e respeito. Da mesma forma, ao reverenciar a santidade de Deus, criamos em nós um reflexo desse ideal, direcionando nosso espírito ao desenvolvimento de nossas potencialidades. Assim, honrar a Deus não é apenas uma questão de palavras, mas um compromisso interno de evolução e transformação.

"Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu..."

Essa frase expressa a ideia da presença de Deus em tudo e em todos os lugares, participando do devir como um tecedor de destinos. Ele está presente nos fenômenos, em cada acontecimento, pois é Sua Vontade que está em ação. Deus, nesse sentido, manifesta-se em tudo o que acontece, e respeitar a Vontade Divina é um ato de aceitação e reverência - algo possível apenas por meio da humildade e da renúncia.

Somente assim Ele pode ser onipresente e onisciente, revelando-Se em cada parte do Universo e em cada ser. O céu, portanto, não é um local distante, mas a própria expressão da ordem divina.

Como essa ordem se manifesta? Através de princípios e leis imutáveis, que não estão sujeitas à instabilidade ou à arbitrariedade. O próprio Jesus recusou-se a pular do pináculo quando tentado pelo Diabo, pois compreendia que não devemos desafiar as leis divinas. Isso significa que não podemos moldar a realidade conforme nossa vontade egoísta, pois tudo segue um equilíbrio perfeito. Submeter-se à Vontade de Deus é alinhar-se a essa ordem universal.

"O pão nosso de cada dia nos dai hoje..."

Que pão é esse que pedimos a Deus? Certamente, não apenas o pão físico. Jesus usou essa metáfora para se referir ao alimento espiritual que nos sustenta na jornada da vida. Esse "pão" se manifesta em forma de aprendizados, intuições, inspirações e momentos de clareza interior. A voz de Deus nos nutre a partir de dentro, guiando-nos em direção ao crescimento e à compreensão do divino. Cada despertar da consciência é um alimento recebido, fortalecendo nossa conexão com o sagrado.

"Perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido..."

Para não ofender nem sentir-se ofendido, é necessário atingir um estágio de maturidade interior, onde virtudes como humildade, paciência, confiança, coragem e serenidade estejam plenamente desenvolvidas. Uma pessoa verdadeiramente humilde não se sente humilhada, uma pessoa pacífica não se abala com a agressão, e uma pessoa confiante não se deixa desanimar.

O perdão é um instrumento de libertação, tanto para os outros quanto para nós mesmos. Ele dissolve as culpas e os ressentimentos que intoxicam a alma. No entanto, melhor do que perdoar é não se ofender, alcançando a capacidade de oferecer a outra face. Esse é um ideal elevado, que exige grandeza de espírito e um profundo entendimento da vida.

"Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal..."

Este pedido reflete nossa necessidade de auxílio divino para resistir às tentações que nos afastam do caminho do bem, seja por fraqueza, desejo ou influências externas. Cada um de nós carrega tendências que precisam ser superadas ao longo da vida. No entanto, a maior batalha não é contra o mundo, mas contra nós mesmos. Cada desafio, por mais difícil que pareça, nos convida a utilizar nossos recursos emocionais, nossa inteligência e, acima de tudo, nossa fé. O entendimento das leis que regem a vida é indispensável para nosso progresso espiritual.

Além disso, pedimos proteção contra o mal-não apenas o mal externo, mas aquele que ainda reside dentro de nós, na forma da ignorância e do egoísmo. O verdadeiro inimigo não está fora, mas dentro, na escuridão que precisa ser iluminada pela Consciência.

No contexto cristão, essa parte da oração expressa a necessidade de apoio divino para permanecermos firmes na fé e na prática do bem, reconhecendo nossa fragilidade diante das provações.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Tavares de Souza   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home