Menu

Entre abraços, beijos, preces e sorrisos!

Atualizado dia 12/30/2007 11:28:57 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Diante da grandeza do universo e das possibilidades de mudanças a partir de si mesmo, um sábio desconhecido alertou-nos a respeito das potencialidades que encontram-se adormecidas no âmago de cada ser: "É necessário que confiemos que todos nós temos um Eu Divino, onde mora a saúde, a paz e principalmente o amor que tudo equilibra, dentro de um tempo que é transitório e diante da vida que é eterna".

O AFETO
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Durtham, na Inglaterra, revelou que os traços físicos do pai são fundamentais para que as mulheres escolham seus parceiros. Os estudiosos descobriram que as mulheres que foram bem tratadas pelos pais durante a infância se sentem atraídas por homens que se parecem fisicamente com ele. Esse comportamento não existe nos casos em que mulheres tiveram relações turbulentas ou experiências traumáticas ligadas à figura paterna.

O BEIJO
Denise Knowles, terapeuta e sexóloga do Instituto Terapêutico Relate, do Reino Unido, chegou à conclusão, após extensa pesquisa, de que o beijo pode ser uma das maneiras para combater a depressão. Para o psicólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo, Thiago de Almeida, a proposta de Knowles faz todo o sentido: "A endorfina é o antídoto da depressão e tudo que estimula sua produção vai ajudar a reverter quadros depressivos, porque além do efeito físico, há também um potencial positivo psicológico. O contexto do beijo na nossa cabeça, por exemplo, tem a ver com o amor e relacionamentos amorosos. Mesmo hoje em dia, quando jovens beijam sem envolvimento, ainda assim ele está ligado ao amor e esse sentimento tem o poder de recuperar o bem-estar de alguém".

O ABRAÇO
O Dr. Harold Voth, psiquiatra da Universidade de Kansas e estudioso sobre os efeitos do abraço no comportamento humano, revela-nos que o abraço é o melhor tratamento da depressão. Objetivamente ele faz com que o sistema imunológico do organismo seja ativado. Abraçar traz nova vida para um corpo cansado e faz com que nos sintamos mais jovens e vibrantes. No lar, um abraço todos os dias reforça relacionamentos e reduz significativamente os atritos. Helen Colton reforça esse pensamento: "Quando a pessoa é tocada, a quantidade de sangue aumenta consideravelmente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro. O aumento da hemoglobina ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo no caso de alguma enfermidade. O abraço é uma afirmação muito humana de ser querido e ter valor. E cada pessoa acaba por descobrir em sua capacidade de abraçar seu nível de humanização e seu grau de evolução afetiva".

O RISO
Segundo a terapeuta Selma Di Lulio, o riso e o sorriso desencadeiam a liberação e produção de endorfinas que são conhecidas como os hormonios da felicidade e da longevidade. O riso é bom para o físico, para a psique e para a alma. Procurar ser feliz é procurar cultivar qualidades, virtudes e bons pensamentos, tentando manter-se positivo e cercar-se de pessoas positivas. Já o médico clínico geral e homeopata Eduardo Lampert, autor do livro "Terapia do Riso,a Cura pela Alegria", considera o riso como um grande estimulador: "O simples esboçar de um sorriso, o riso ou uma gargalhada bem gostosa - e quanto mais intensa melhor - cria uma onda vibratória que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional. Protege ajudando a nos prevenir de várias enfermidades". O médico afirma ainda que quanto mais intenso, melhor. Mas que um simples sorriso, uma graça, situações cômicas, bons pensamentos, bons sentimentos, boas lembranças, palavras de apoio e incentivo já são fatores importantes à síntese das endorfinas. "É bom lembrar que sorrir nas adversidades é privilégio dos fortes", completa.

A PRECE
Para os espiritualistas, a prece induz à paz e produz estabilidade emocional, geradora de saúde integral. A mente que eleva o pensamento numa prece, sintoniza com as fontes da vida, enriquecendo-se de forças espirituais e lucidez. Terapia valiosa, a oração atrai as energias refazentes que reajustam moléculas orgânicas no mapa do equilíbrio físico, ao mesmo tempo que dinamiza as potencialidades psíquicas e emocionais, revigorando o indivíduo. Quando um enfermo ora, recebe valiosa transfusão de forças que vitalizam os leucócitos para a batalha da saúde e sustentação dos campos imunológicos, restaurando-lhes as defesas.

No entanto, o "medo da prece" surge até mesmo quando ela é usada de maneira caridosa como aconteceu certa vez num serviço de saúde mental da Nova Inglaterra. Uma psicoterapeuta foi chamada pelo diretor da clínica para explicar porque seus pacientes se recuperavam e tinham alta antes dos pacientes dos outros terapeutas. "Por que seus pacientes melhoram mais depressa? O que você faz de diferente?", perguntou ele. Ela revelou que rezava por seus pacientes e isso talvez explicasse as diferenças entre os resultados clínicos. Diante disso foi convocada uma reunião urgente com o pessoal da clínica para discutir a situação. Todos ficaram extremamente nervosos em relação a essa terapia altamente controversa. Assim, a terapeuta recebeu ordens para parar de rezar, porque isso dava a seus pacientes uma "vantagem injusta".

A FÉ
Segundo a fonte "Planeta na Web", atualmente, nos Estados Unidos, 11 escolas de medicina oferecem cursos que tratam da espiritualidade na clínica médica e 60 - praticamente a metade das escolas de medicina do país - têm interesse em desenvolver tais programas. Essa tendência reflete um reconhecimento crescente da importância que a prática religiosa e a prece têm em relação à saúde.

A ciência vêm comprovando através de diversos estudos desenvolvidos nos últimos anos que as doenças relacionadas ao estresse, especialmente as cardiovasculares, parecem ser as que as mais se beneficiam da espiritualidade bem desenvolvida. Conforme a revista "Einstein e Vida", muitos estudos vem comprovando essa máxima e entre as pesquisas realizadas nessa área no Brasil, destacam-se duas, voltadas para pacientes com câncer. Em tese apresentada na Universidade de Campinas (SP), ficou comprovado que a religiosidade atuou como fator de proteção contra a depressão e nos pós-operatório de mastectomia. A outra pesquisa publicada em 2004 no São Paulo medical Journal, publicação da Associação Paulista de Medicina, mostrou que a prática da prece tem relação direta com a melhora da saúde geral de pacientes com câncer, ficando provado que indivíduos com envolvimento espiritualista tendem a enfrentar situações adversas com mais sucesso. Sentimentos de esperança, amor e perdão melhoram o estado psicológico e, conseqüentemente, ajudam a equilibrar as funções orgânicas, ou seja, a fé religiosa pode vir a ser um remédio para o alívio, o retrocesso ou até mesmo a cura das mais diversas enfermidades.

Portanto, nesse novo ano do terceiro milênio que inicia, comece reforçando a sua energia bio-psico-espiritual através do abraço, do beijo, do sorriso e da fé e esperança num mundo melhor e mais humano. Comece fazendo a sua parte e tenha um feliz ano novo!

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos
ok
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 177


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa