Menu

Epitáfio

Atualizado dia 9/22/2007 12:28:58 PM em Autoconhecimento
por Claudia Gelernter


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Note que se você tem tempo para reclamar e lamentar sobre algo, então você tem tempo para fazer alguma coisa referente a isso."
Anthony DAngelo


Noutro dia recebi uma ligação de minha irmã que me deixou perturbada. Mal atendi e ela já foi logo dizendo: “Sonhei que perdi todos os meus dentes. Logo morre alguém da família!”.

Fui criada em meio a contos e crenças. Dentre elas, a do sonho com a perda da dentição causa impacto em todos, pois, segundo minha avó, os dentes representam pessoas da família e o fato de sonharmos que eles estão caindo só pode ser mau agouro: vai ser doença grave ou, então, morte súbita.

Tradição de família é coisa séria. Na minha ninguém sonha com dentes sem acordar desconfiado. O pior é que ela não parou por aí. Usando voz grave e entonação assustadora, avisou que seria alguém muito chegado nosso e que provavelmente morreria às 16hs de algum dia próximo àquela data, pois em seu ‘momento premonitório’ existia um tal relógio marcando esse horário. Curioso é que nesses sonhos nunca aparece o nome ou a pessoa que terá tal destino. Esse é o problema. Fatalmente aquele que ouve a trágica narrativa pega a profecia e coloca sobre os ombros.

Desliguei o telefone, dei um profundo suspiro e pensei: “E se fosse eu? E se eu partisse hoje ainda, às 16hs? Quais as providências urgentes a serem tomadas?”

Foi, então, que passei a folhear as páginas da minha vida. Fui percebendo histórias inacabadas, trechos confusos e muito a ser escrito, ainda. Desejei ardentemente ter mais tempo para preencher algumas lacunas e poder concretizar ao menos parte dos grandes objetivos: fazer meu mestrado, lecionar, encaminhar o filho ainda pequeno, construir uma creche...

A cada novo pensamento, um susto. “Puxa! Como não tinha percebido isso antes? Por que não falei com ela? Por que deixei de dar aquele telefonema? E aquela minha amiga ofendida? Onde estará? Preciso lhe pedir perdão!”

No meio daquela revolução mental eis que surge uma outra pergunta, menos dolorida, mais prática e, porque não dizer, mais engraçada... “O que eu gostaria que escrevessem na minha lápide? O que pediria para falarem no último discurso, em minha homenagem?”

A princípio desejei que as palavras fossem de saudade e tristeza pela separação. Mas logo rejeitei. Não seria nada original.

Bem nesse instante, recordei as palavras do compositor Sérgio Britto, na música "Epitáfio": “Eu devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer. Eu devia ter arriscado mais e até errado mais (...) queria ter aceitado as pessoas como elas são; cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração”.

O compositor estava falando do que deveria estar escrito em seu túmulo. Mas será que eu deveria descrever lamentos sobre o que não fiz? E o que foi bom? E aquilo que a gente realmente realiza? Isso não conta?

Daí imaginei algo mais ou menos assim: “Aqui jaz uma pessoa comum. Alguém que nasceu com uma programação interessante, fez muita coisa errada, acertou tantas outras e que finalmente parte para o outro lado com um saldo positivo no banco da vida: muitos amigos, familiares e alegrias na conta corrente do coração.” Estando ali, o que eu deixei de fazer já era. Só numa outra oportunidade. E vai saber quando será...

Primeira conclusão: o jeito é melhorar a qualidade da vida no agora, para então melhorar o momento da morte.

Mas surge uma outra questão: Por que será que dificilmente fazemos essas reflexões? Por que não nos preparamos para a morte, sendo que esta é a única certeza na vida?

Humberto de Campos comenta no seu texto "Treino para a morte" que é fácil nos prepararmos para uma viagem à Ásia. Basta que estudemos os costumes e as vestimentas daquele povo e já saberemos o que levar na mala. Porém, a preparação para o outro mundo não é assim tão simples. Isso porque as religiões tradicionais, que deveriam nos dar algumas explicações mais claras sobre a espiritualidade, acabam nos assustando com as possibilidades terríveis do além-túmulo.

Sim, todas as possibilidades são terríveis. Isso porque, segundo algumas crenças, se eu pequei pertinho do momento da partida – por exemplo, no dia D, às 15:45hs, segundo as previsões do sonho odontológico da minha irmã – e não tive tempo para resgatar o débito, pedir perdão ou até mesmo de me arrepender pelo feito, Belzebu muito provavelmente estará me aguardando, com todo o tempo do mundo, para juntar-me à turma dos desatentos pecadores incandescentes. A outra possibilidade seria também complicada: minutos antes de minha morte aceito Jesus, faço caridade e eis que adentro os reinos celestiais, cheio de anjos, arcanjos e serafins seresteiros, cantarolando os hinos de louvor a Deus, em eterna contemplação. Um tédio!

Não me imagino sem trabalho. Uma eternidade sem trabalhar, só aurindo os ares do paraíso, deve ser como viajar para uma ilha maravilhosa e perceber que depois de seis meses a única alegria verdadeira seria a de poder voltar para casa, retomar a rotina e ser útil ao mundo.

São explicações contraditórias. Deus seria sádico se permitisse que seus filhos queimassem eternamente no inferno ou nunca mais trabalhassem. Prefiro algo mais lógico.

Para mim, o melhor preparo para a morte deve ser o desapego àquilo que não levamos para o outro lado. Precisar de menos comida, menos dinheiro, menor quantidade de sapatos é um bom começo. Celular nem se fala. Tem gente que não vive bem se não estiver de posse do último modelo Samsung. Imaginem chegar lá e perceber que o sinal da Vivo não funciona pro morto? Que desilusão. E voltando às palavras do Sérgio Britto: "...amar mais, julgar menos..."

Minha irmã nem sabe, mas fez uma grande coisa. Aquilo que veio mascarado de notícia ruim, no final das contas, me fez enorme bem. Já dá até pra repensar o assunto. Acho melhor que no meu epitáfio escrevam: “Aqui jaz alguém que só pensou seriamente nesse momento quando os dentes da irmã caíram”.

Ninguém vai entender, mas não importa. Só espero que meus amigos dentistas não fiquem bravos comigo...

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 53


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Claudia Gelernter   
Tanatóloga e Oradora Espírita, professora e coordenadora doutrinária
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa