Menu

Equilíbrio e Transformação

Atualizado dia 12/10/2006 9:09:50 PM em Autoconhecimento
por Maria Elda


Facebook   E-mail   Whatsapp

Final de ano, tempo de avaliação e planejamento para um ano novo, uma vida nova e mesmo um novo eu. Muitas vezes as pessoas anseiam por modificarem suas vidas, mas desconhecem o que podem fazer para alcançar seus objetivos. Hoje, felizmente, há vários recursos para facilitar o processo de auto-conhecimento e auto-transformação; os meios de informação são abundantes neste sentido e pode-se, ainda, recorrer diretamente aos profissionais terapeutas; desde os graduados em psicologia e psiquiatria até os terapeutas alternativos e holísticos entre outros. Certamente, estamos em um tempo que brinda as mudanças e já se pode perceber alterações sensíveis de mentalidade e paradigmas, como é o caso de a espiritualidade encontrar-se já há algum tempo em pauta na ciência.

Bom, não pretendo entrar em discussões teóricas e para você que deseja ver resultados na prática, em sua vida, e que está disposto a arregaçar as mangas para alcançar seus sinceros propósitos de mudanças, ofereço uma contribuição para orientá-lo nesta direção. Você já ouviu falar que "o hábito faz o monge", pois é por aí que vamos iniciar nossa tarefa.

O primeiro passo é compreender que somos seres que têm várias dimensões existenciais que precisam ser atendidas para que possamos nos sentir bem e em equilíbrio conosco e com nosso meio e universo. Estas dimensões compreendem nosso ser físico, emocional, mental e espiritual. Faça uma breve e despretenciosa reflexão sobre estes aspectos em sua vida. Pensou? E então? Agora, siga as orientações que propomos abaixo:

1. Faça uma avaliação de seus hábitos que contemplam cada uma destas dimensões. Agora você vai ser mais criterioso e vai pegar lápis e papel e escrever o que você faz, anote tudo. Como são os cuidados que toma com relação ao seu ser físico - seu corpo, sua saúde física - como é sua alimentação, prática de exercícios, higiene, cuidados com a beleza, postura, respiração, modo de andar, gestos, sono. Como você está cuidando de seu ser emocional - relacionamentos, lazer, prazer, sensualidade, sexualidade. Como você se relaciona com seus familiares, seu esposo(a), namorado(a), filhos, amigos, sócios, empregados, colegas de trabalho, vizinhos, no trânsito, animais, plantas? O que você faz com suas emoções e com o seu dia-a-dia? Você se controla? Explode? Se expressa? Como é seu humor? Você relaxa? Ri? Vai ao cinema, por exemplo? Quais são os sentimentos que predominam em você? Como é o clima emocional de seu lar?

Pois é, é como disse. Há um bocado de coisa a se avaliar para melhor se conhecer e, então, mais consciente de si próprio poder fazer escolhas e gerenciar mudanças até que se obtenha a almejada transformação e equilíbrio do ser.

Prosseguindo sua avaliação: focalize agora o seu ser mental - sua capacidade intelectual, produtiva, criativa, sua memória, sua linguagem, seus gostos culturais. O que você faz para trocar conhecimentos, informações, se atualizar? O que representa o seu trabalho para você? Como exercita a sua vida mental no trabalho ou em outras ocupações? Você coloca algo de sua originalidade e criatividade em suas produções e idéias? Exercita sua memória, sua imaginação? Realiza apenas uma tarefa ou atribui-se várias tarefas e atividades? Como é sua linguagem? Você é uma pessoa curiosa? Tem o hábito da leitura? Você torna acessível a si próprio os meios culturais? O que você mais aprecia? Música? Arte? Outras alternativas?

E quanto ao ser espiritual - a dimensão da fé, da espiritualidade, do contato com o divino - como você tem cultivado a espiritualidade? Sua ligação com o cosmos com os elementos vitais presentes no universo? Sua ligação com Deus, como você a realiza? Tem uma religião, pratica meditação? E a fé e esperança estão presentes em sua vida? O que você tem feito para tornar o mundo melhor?

Estas são algumas perguntas para auxiliá-lo na sua auto-avaliação. Você pode fazer outras indagações ou mesmo ampliar as dimensões propostas; isto seria ótimo.

2. Agora que você está de posse de suas anotações, leia-as atentamente. Sugiro que passe a este segundo passo apenas quando tiver amadurecido e observado o quadro de sua situação atual. Agora que você já está de posse da avaliação de seus hábitos, assinale com a cor verde o que você considera positivo e deseja conservar e com a cor vermelha o que quer mudar. Guarde suas anotações para lançar mão delas sempre que sentir necessidade.

Analise o que você grifou com a cor vermelha, verifique os sentimentos que estão lhe guiando para considerar estes aspectos como indesejáveis. Reveja um por um e vá colocando em seu lugar uma alternativa desejável e de preferência possível, pense em como você pode tornar estes novos hábitos realizáveis; pode ser de uma forma radical ou gradual, aí é com você. Há um desgaste de energia, pois é trabalhoso sair do comodismo, daquilo que estamos acostumados, mas com paciência e perseverança você, com certeza, consegue! Visualizar-se como um novo ser melhor e mais equilibrado ajuda. Desenhar-se, fazer uma colagem, enfim, ter algum recurso visual que você pode olhar de vez em quando, é uma sugestão. Você pode encontrar outros recursos, afinal, é um ser criativo, um ser de luz, amoroso e agora sabe o que quer e o que não quer.

Muita saúde, paz, amor e prosperidade. Mil bençãos.

E.M.R.C., 2006

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria Elda   
Psicóloga e autora do blog http://www.ramosrumoselacos.blogspot.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa